Menu

PRB de Alan Rick está indeciso sobre aliança com o PT do Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Conversei com o deputado federal Alan Rick (PRB), por telefone, nesta quinta, 19, sobre os rumos do seu partido no Acre. Vivendo um momento político positivo, Alan ponderou sobre os cargos federais que estão mão do PRB e também a respeito da continuidade ou não do partido dentro da FPA, comandada pelo PT. Vale lembrar que toda a bancada federal do PRB votou a favor do impeachment da presidente Dilma. O PRB tem atualmente o seu presidente Marcos Pereira como ministro da Indústria, Comércio e Serviço do Governo de Michel Temer (PMDB).


Cargos no Acre
O ministério de Marcos Pereira tem um importante órgão para a Amazônia e o Acre, a SUFRAMA. Alan me disse que não está preocupado com os cargos disponíveis pela instituição. “Devo ser consultado sobre os nomes que ocuparão os cargos da SUFRAMA, mas essa não é a minha prioridade. Inclusive, o Marcos já marcou uma reunião para a gente conversar sobre isso. O ministro deve indicar pessoas com perfis técnico. O importante é que a SUFRAMA, atualmente sucateada, seja reaparelhada porque se não funcionar bem trará muitos prejuízos para os acreanos,” alegou o deputado.

Publicidade

Ouvindo o sindicato
Alan também destacou que durante a greve da SUFRAMA manteve diálogo constante com os funcionários. “Parece que foi uma coisa de Deus porque antes do PRB assumir o Ministério estive muito próximo dos trabalhadores da SUFRAMA e, portanto, tenho conhecimento da situação desse órgão que é fundamental para o comércio e a indústria de todos os estados da Amazônia. Vou lutar para que a SUFRAMA cumpra o seu papel,” ponderou.


Permanência ou não na FPA
A decisão de Alan Rick votar pelo impeachment não agradou alguns setores do PT. O parlamentar tem plena consciência do fato. “O PRB elegeu um deputado federal e uma deputada estadual dentro da FPA. E isso tem que ser levado em consideração. No entanto, as nossas relações estão estremecidas com algumas pessoas do PT. Por isso, não posso garantir se vamos ou não entrar na aliança para tentar reeleger o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre (PT). Quero ouvir a posição do nosso diretório nacional, também os nossos eleitores e candidatos a vereadores. Vamos decidir de maneira que a nossa população se sinta melhor representada pelo PRB. Não vou adiantar nada porque é um debate complexo e nós temos que ter coerência na nossa decisão,” explicou Alan.


Liberdade de escolha
Apesar de garantir que ouvirá a Nacional do PRB, Alan já adiantou que o presidente Marcos Pereira aceita as decisões regionais. “O presidente entende as questões regionais. Mas vamos fazer uma leitura do atual quadro político no Acre. Mesmo porque toda a nossa preparação às próximas eleições municipais vinha sendo feita com o partido dentro da FPA. Mas politicamente a situação mudou. Inclusive, quero destacar que a minha maior preocupação é a respeito dos nossos candidatos do interior em que já tínhamos assumido alguns compromissos na formação de chapas,” salientou.


Candidato a prefeito na Capital?
Alan Rick admitiu que o diretório nacional do PRB pediu para que os deputados que estivessem bem avaliados nos seus estados concorressem às vagas de prefeitos das capitais. Mas a ideia não o atrai. “Não quero trair o meu eleitor e pretendo cumprir os quatro anos como deputado federal. Não tenho a intenção de ser candidato em Rio Branco e sei que o nosso presidente vai respeitar o meu ponto de vista. Mesmo porque sinto que a população está aprovando o meu mandato de deputado federal,” afirmou Alan.


Patinho feio do PT
O fato é que alguns setores do PT não aprovam Alan Rick por questões ideológicas. A situação piorou ainda mais depois que votou a favor do impeachment da presidente Dilma (PT). O perfil do deputado federal do PRB é de direita com viés conservador e isso irrita alguns petistas. Alan virou uma das principais lideranças políticas entre os pastores evangélicos do Acre. Desde que foi eleito Alan Rick tem enfrentado a desconfiança dos petistas e comunistas mais ideológicos. Mesmo que não haja um rompimento público do PRB com a FPA antes das eleições municipais, internamente, isso já aconteceu há muito tempo.


Um obstáculo à decisão do PRB
A deputada estadual Doutora Juliana (PRB) tem sido uma das mais fiéis defensoras do governador Tião Viana (PT). A deputada detém alguns cargos importantes dentro da atual estrutura do Governo do Acre. Acredito que se realmente o PRB acreano resolver seguir a tendência nacional de afastamento do PT, a Doutora Juliana, será uma defensora veemente da permanência. A deputada estadual declarou publicamente a sua contrariedade ao voto a favor do impeachment de Alan Rick.


Crescimento partidário
É inegável o crescimento político do PRB na cenário nacional. Foi uma das poucas bancadas que votou unida a favor do impeachment. O partido já se aliou ao Governo Temer e ganhou um importante ministério. Até mesmo por ter um deputado federal do Acre que vem se destacando na Câmara, em algum momento, as pressões para que a sigla no Acre siga os passos do PRB nacional serão grandes.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido