Menu

Disputa da eleição em Rio Branco será a mais apertada da história

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Vento a favor, mas nem tanto
O prefeito Marcus Alexandre terá dois pontos importantes para explorar na sua campanha à reeleição: não se conhece um ato de bandalheira na sua administração e dentro de um contexto econômico de recessão tem cumprido boa parte das promessas de campanha. Podem dizer que ser honesto é obrigação do gestor. E é! Só que, nestes tempos de “Lava-Jato” virou mercadoria rara. Volto a repetir que o grande adversário do Marcus, além de naturalmente o fato da oposição puder vir com uma candidatura única à PMRB, será a imagem destroçada do PT, seu partido, na opinião pública. Dentro deste contexto não será demais prever que a disputa pela prefeitura de Rio Branco será decidida por detalhes, por quem errar menos. Será a eleição mais apertada de todas as que já foram disputadas pela PMRB. Anotem.


Recuso ao debate hipócrita
Neste debate hipócrita de que houve um “golpe” contra a Dilma, me recuso a entrar, por minha formação jurídica. “Golpe” cujo rito foi normatizado pelo STF, que rejeitou todos pedidos de anulação do impeachment, em que foi garantido o direito de defesa?Chega de abobrinhas! Vão ficar até quando como as carpideiras? Poder nunca foi e nem será eterno.


Contra ninguém
Quando faço crítica a um parlamentar não faço à pessoa do parlamentar, mas às suas ações, já que como pessoas públicas têm que ter sim os seus atos questionados ou elogiados, quando preciso. Este não é um espaço de bajulação, existem alguns por aí, que façam bom proveito.


Márcio Bittar: “PMDB é intransigente”
Márcio Bittar: “O PMDB tem que fazer gestos de desprendimento político se quiser formar uma aliança com o PSDB para a PMRB”. A afirmação é do ex-deputado federal Márcio Bittar (PSDB), em relação ao processo de discussão de uma candidatura única em Rio Branco.


Gulodice política
Bittar cita dois casos de intransigência do PMDB, em Cruzeiro do Sul o PMDB não admite nem discutir a chapa a prefeito. E, em Sena Madureira, o PMDB lançou um candidato que prejudica a candidata Toinha Vieira (PSDB). Não é sinal de quem quer aliança à PMRB, protesta.


Goela abaixo, não!
Márcio Bittar (PSDB) defende que a oposição tenha um só candidato a prefeito em Rio Branco, mas ressalva que dentro de um contexto de negociações, na marra, ninguém tem como impedir que o Francineudo Costa (PSDB) permaneça na disputa, avisa.


Mirando o Senado
Márcio Bittar descarta qualquer possibilidade de disputar o governo em 2018. “O candidato natural é o senador Gladson Cameli; se não for ele será outro, menos eu. Estou me preparando para uma candidatura ao Senado. E como são duas vagas, nada vai impedir que isso ocorra, disse numa clara resposta ao deputado federal Werles Rocha (PSDB).


Virou espelho
O PMDB precisa ir se acostumando com a nova regra do jogo, agora não é mais baladeira, mas  vidraça, desde a posse de Michel Temer (PMDB) como presidente. Muito embora qualquer cobrança hoje seja extemporânea, os peemedebistas não vão escapar do papel de situação.


Ruim de cara
O fato de Michel Temer (PMDB) colocar no seu ministério sete políticos investigados na “Lava-Jato” o deixa numa situação vulnerável: se algum deles for transformado em réu pelo STF, não há como não exonerar, porque se manter ficará exposto às críticas dos que o PMDB criticava.


Enganados com a cor da chita
No PMDB já falam em Pádua Bruzugu, Serjão, Mauri Sérgio, Adalberto Ferreira para a superintendência do INCRA. Só que estão enganados com a cor da chita. O ministério da Agricultura,ao qual o INCRA se integra, é da cota do PP do senador Gladson Cameli (PP).


Alhos por bugalhos
A vice-governadora Nazaré Araújo comparou a cassação pela ditadura do seu pai, o ex-governador José Augusto, com o impeachment da Dilma. Que coisa mais tosca! Trocou alhos por bugalhos. José Augusto foi tirado do governo de forma arbitrária pela ditadura, Dilma passou por todo um processo democrático, com direito à defesa e dentro da lei.


Artêmio diz estar blefado
Sobre comentário da coluna da sua candidatura à reeleição, o vereador Artêmio Costa (PSB),  explica: “Não estamos buiados. Vivemos hoje uma crise nacional, estadual e municipal. Além disso, desde o início da minha vida pública, quem anda comigo sabe que faço uma campanha limpa, com apoio de amigos”.


Santinho em preto e branco
Depois das explicações do vereador Artêmio Costa (PSB) à coluna, de que fará uma campanha espartana para a reeleição, ninguém se admire se for visto com santinhos em preto e branco e vendendo camisetas para bancar a campanha. Mas, as suas explicações estão registradas.


Apertem o cinto, o piloto sumiu
Não sei de quem foi a idéia de jerico de fazer pesquisa para indicar o vice da chapa da candidata a prefeita de Brasiléia, Fernanda Hassem (PT), porque vice tem de sair de uma composição, de empatia com a candidata. O caso em pauta, lembra o filme de comédia: “Apertem o cinto, o piloto sumiu”.


Voto vencido
Perguntada ontem se era a autora da pérola de uma pesquisa para apontar o vice na chapa do PT, em Brasiléia, a deputada Leila Galvão (PT) diz que “não”, e que foi “voto vencido”.


Ajudando o esporte
O deputado federal Léo de Brito (PT) conseguiu recursos para a construção da Praça da Juventude, no município de Acrelândia. O que tem sido um ponto a favor do seu mandato é que destina emendas às prefeituras sem olhar o partido. No caso de Acrelândia, cabe dobrar a fiscalização na aplicação dos recursos!


É investimento, não é gasto
O governo Tião Viana marca um ponto ao capacitar 250 educadores para atuar na erradicação do analfabetismo. Só se avança através da Educação. E quando se fala de Educação, tudo que for aplicado na área não é gasto, mas investimento para um futuro melhor.


Continuar na recessão, Jorge Viana?
O senador Jorge Viana (PT) diz não crer na nova equipe econômica do governo Michel Temer. Direito seu. Acreditava na equipe da Dilma que levou o Brasil à recessão econômica? Contra fatos não há argumentos, a equipe econômica da Dilma implodiu o Brasil, só desempregou.


Política de inclusão
O presidente da Aleac, deputado Ney Amorim (PT), lançou ontem o Programa em Educação Inclusiva e Políticas de Inclusão e Autismo do Estado. São atitudes como está que vão diferenciando positivamente a gestão do Ney, como essa de apoiar ações a favor dos autistas.


Que fria, né jucá?
O vereador Marcelo Jucá (PSD) entrou numa fria política. Saiu do PSB para não apoiar a reeleição do prefeito Marcus Alexandre e o PSDC, seu novo partido, pode voltar para a FPA.


Os mais jovens
Entre os candidatos a vereador de Rio Branco os mais jovens são o João Paulo (PSDB) e Jeferson Barroso (PHS). João Paulo é filho do casal Márcia e Márcio Bittar.


Não sei se seria o melhor
Adalberto Ferreira, ex-secretário de Fazenda do ex-governador Nabor Junior, é um expert em finanças, é talhado para ocupar qualquer posto nesta área. A se confirmar os boatos de sua ida para o INCRA, não sei se ele seria o ideal, o órgão exige alguém mais presente nas áreas rurais.


Não creio em retaliação
Não creio em retaliação ao Acre pelo governo Temer. Até porque seria inaceitável. O que pode ocorrer é o Tião Viana e o Marcus Alexandre não terem acesso direto e sem marcar agenda aos ministérios como tinham no governo Dilma. O que será natural, o poder mudou de mãos.


Opinião generalizada
Virou comum ouvir que como disputará a eleição pelo PT, o prefeito Marcus Alexandre terá mais dificuldade na sua reeleição que em sua eleição, pelo atual momento político. E sempre ouço também que se fosse disputar por um partido fora da FPA ganharia no primeiro turno.


Não é mais mero adereço
É cristalino que o prefeito Marcus Alexandre criou uma marca própria de governo, não é mais um simples adereço petista, daí a interpretação de que ganharia fácil em outro partido. Mas, como isso é impossível, e seria oportunismo, terá que carregar o peso do PT na eleição.


Desde que não seja ele
Os partidos da oposição que acataram a tese de pesquisas para escolher o candidato único à PMRB vão colocar um condicionamento: que o instituto não seja o DELTA, que faz as pesquisas para o PMDB e defenderão que venha um instituto de fora, sem ligações com o Acre.


Uma ação mais forte
Vez por outra voltam à tona as denúncias de que triplicaram nos últimos anos o número de portadores de carteiras de pescadores profissionais, com direito a receber um salário no período de defeso. Caba uma ação mais forte do MPF, PF, para investigar este derrame.


Complô internacional
Por o Acre não aparecer num simples esboço do logotipo do presidente Michel Temer, alguns petistas “cuecas apertadas” andaram ensaiando que se trata de um complô contra o Estado. O Tião Viana não entrou na bobagem (ainda bem) e considerou um simples lapso, já corrigido


Não tão normais
As relações entre o PMDB e o PSDB não são tão normais como parecem. É só ler as declarações do deputado federal Major Rocha (PSDB) e do ex-deputado federal Márcio Bittar (PSDB) à coluna. Acham que com a posse de Michel Temer o PMDB subiu nas tamancas e que coligação se consegue pelo beiço. Não se espere qualquer ato de boa vontade dos dirigentes peemedebistas de retirar a candidatura de Mazinho Serafim (PMDB) em Sena Madureira para beneficiar Toinha Vieira (PSDB) e, pior ainda, o prefeito Vagner Sales retirar a candidatura favorita do Iderley Cordeiro (PMDB) para deixar apenas Henrique Afonso (PSDB) como único candidato da oposição ao PT, em Cruzeiro do Sul. Se o PSDB vier apoiar a candidatura da deputada Eliane Sinhasique (PMDB), na Capital, será por força da circunstância, jamais por liberalidade do PMDB nos dois casos. Mas, o que impede é a falta de humildade do PMDB.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.