Menu

Major Rocha dá um chega para lá em Márcio Bittar sobre o Senado

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

“Troféu piranambu”
Quem é que leva o “Troféu Piranambu” do mês? Quem? Quem? Ora, ora dona Aurora, só podia ter sido ele, o nosso imbatível piauiense, o nosso contador de piadas, o deputado federal Sibá Machado (PT), que acusou o presidente Michel Temer de ser um “Agente da CIA”. Sibá, meu bom Sibá, você é imbatível quando se trata de histórias mirabolantes de complôs internacionais.  O Sibá é uma figura que, definitivamente, entrou para o folclore cômico da política.


Major Rocha dá um chega para lá em Márcio Bittar sobre o Senado
“Não decidi, vou avaliar, mas se decidir eu serei o único candidato ao Senado do PSDB, no Acre, em 2018”. A afirmação do deputado federal Major Rocha (PSDB) à coluna foi uma espécie de recado ao ex-deputado federal Márcio Bittar (PSDB), que almeja ser o candidato tucano. Rocha dá como argumentos a seu favor ser declaradamente contra o PT, se relacionar bem com a direção nacional do partido e o trunfo maior: ter um mandato. Deixou um recado ao PMDB de que o PSDB não ocupará nenhum cargo federal no Acre, diz que não votará a favor da CPMF, e que em hipótese alguma retira as candidaturas de Toinha Vieira (PSDB), candidata a prefeita de Sena Madureira e de Henrique Afonso (PMDB), em Cruzeiro do Sul. Rocha descarta qualquer acordo neste sentido com o PMDB. Também manterá a candidatura de Branca Menezes (PSDB) à prefeitura de Senador Guiomard. “Isso é irreversível”, diz Rocha  Em Rio Branco é a favor de uma candidatura única à PMRB, mas deixa esta decisão nas mãos do diretório municipal, que é quem conduzirá qualquer conversa neste sentido. Por tudo que disse, será uma pedra na aspiração de Márcio Bittar em ser o nome do PSDB ao Senado.


Não será assim
As declarações do ex-deputado federal Márcio Bittar (PSDB) que pelas circunstâncias o seu partido e o PMDB teriam de caminhar juntos na eleição municipal, em todo o Acre, pelas declarações do Major Rocha (PSDB), não haverá a afinação. O Rocha é o presidente do PSDB.


Nada mais natural
É como dizia o saudoso peemedebista, João Borborema: “quando a vaca nega o peito, o bezerro berra”. A gritaria toda contra a posse de Michel Temer tem fundamentação em um ponto primordial: é o protesto dos 4 mil que ocupavam cargos de confiança no governo Dilma.


Associando ao desgaste
O senador Jorge Viana (PT) está colando muito o seu nome ao desgaste da presidente Dilma. Pode fazer o seu protesto, ser solidário, mas sem o exagero como está fazendo. Não é recomendável em política defender o indefensável. Há uma eleição para o Senado em 2018.


Péssimo exemplo
A convocação feita pelo DEM para discutir a “repartição” dos cargos de confiança do governo federal, no Acre, foi um péssimo exemplo, não só porque mal os ministros assumiram, mas porque ao invés de nomes deveriam estar discutindo critérios. Muita boca e pouco pirão.


Assunto em discussão
Não será surpresa para esta coluna se o deputado federal Alan Rick (PRB), em breve, vir a ser guindado a presidente regional do PRB. A conversa acontece em Brasília. Pelo fato de ser o único nome com mandato federal do PRB, não é nada ilógico que venha presidir o partido.


Bem menos público
Com a não participação de alguns Pastores de igrejas evangélicas importantes deu para se notar claramente que, a “Marcha para Jesus”, deste ano, teve muito menos participantes do que em atos passados. O fato era comentário entre a comunidade evangélica.


Pesar e medir
A direção regional do INCRA exonerada com o afastamento da presidente Dilma tinha um contato muito próximo com a comunidade rural. Exatamente por isso, o PMDB deve pesar e medir quem vai indicar para o cargo, se indicar um burocrata de gabinete, dará um tiro no pé.


Ou demite ou se lambuza
A operação “Lava-Jato” está a todo vapor e muita coisa ainda deve explodir. O recente envolvimento do senador Eduardo Braga (PMDB) e Omar Aziz (PSD) mostra isso. E seu um ministro seu virar réu, o que pode ocorrer facilmente, ou o Temer demite ou se lambuza.


Quem mancada eu dei!
Quem observou as feições do ex-presidente Lula, durante o discurso de despedida de Dilma no Planalto viu o seu abatimento. Não é fácil ver o seu legado ser destruído por quem ele criou.


Correm o sério risco
Com a maioria do empresariado acreano quebrada, a construção civil parada, os candidatos que baterem nas suas portas para pedir a tradicional “ajuda de campanha”, podem ter a surpresa de receberem um pedido idêntico. Não há grana no setor. Atentem para isso.


Virou gozação
O secretário da SEAPROF, Nil Figueiredo, é alvo de comentários jocosos. Um jornalista oficial dizia ontem que “é o Tião Viana marcar uma visita à zona rural, para ele por coco, mandioca, mamão, cheiro verde, numa mesa com os produtos, para encenar uma grande produção da área. “O Nil pode não ser um grande gestor, mas é jeitoso”, completou o observador.


Chutando a crise
Quem estará chutando para a crise econômica na eleição municipal será o presidente da Câmara Municipal, Artêmio Costa (PSB), que deve jogar na rua uma estrutura de quem disputa uma vaga de deputado federal. É o que comentam os seus próprios aliados. Está buiado?


Nanando o Neném
O candidato a vereador que é a menina dos olhos do presidente do PHS, Manoel Roque, é o Raimundo Neném (PHS), que teve boa votação em candidaturas passadas. “Será o mais votado do nosso partido”, jacta-se um exultante Roque. Só falta colocar o Neném no colo.


Estrutura pesa muito
O prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales (PMDB), tem uma gestão bem avaliada. Isso, por si já pesa a favor do seu candidato a prefeito, Iderley Cordeiro (PMDB), e pesará ainda o fato de ter uma chapa com cerca de 150 candidatos a vereadores, um exército pedindo votos


Disputa desnivelada
O ex-deputado federal Henrique Afonso (PSDB), que sempre aparece em segundo lugar nas pesquisas, não terá na sua campanha um grande número de candidatos a vereadores e tampouco a estrutura do Iderley Cordeiro (PRB), o que tornará a disputa desnivelada.


Devem decidir no jogo da porrinha
Sobre o candidato a prefeito de Cruzeiro do Sul pela FPA, não pode nem se tecer algum comentário, já que está uma confusão grande e não se sabe se será o deputado Josa da Farmácia (PTN) ou a Delegada Carla Ivani (PSB) o candidato. Devem decidir na porrinha.


Vai para a pesquisa
O ex-prefeito Tião Bocalon (DEM) não retirou a sua candidatura como foi propalado. Deve levar o seu nome às ruas, com toda a dificuldade de ter a mulher com grave doença fora do Estado, mas não se furtará a embarcar numa candidatura única, se não liderar as pesquisas.


Setor que funciona
Um setor que continua funcionando muito bem na prefeitura de Rio Branco é o sistema municipal de saúde, o que pode ser avaliado pelas raras queixas que chegam à imprensa.


Não agüento mais
Virou uma paranóia esta história de “golpe”, com o impeachment da Dilma. É um “golpe” estranho: é previsto na Constituição Federal, todas as fases do processo foram normatizadas pelo STF, e o STF derrubou todos os recursos contra o seu andamento. Cessem a paranóia.


Não acredito em milagres
Não acredito que as coisas podem mudar da noite para o dia. Mas, quem esteve durante duas décadas no poder e não mudou é quem menos pode cobrar. O que me leva a ser cético com o presidente Temer e ter ao seu lado como ministros, boa parte dos que serviram a Dilma.


Tese meio furada
 Se o presidente Temer fracassar na sua tentativa de tirar o Brasil do fundo do poço, com uma recessão econômica, não será por falta de mulheres ou negros no seu governo. O general é que dá o tom da batalha. O governo Dilma não era repleto de mulheres e negros e fracassou?


Não é o tom da pele
Não é ser negro, branco, pardo, mulato, que pode definir se uma administração será boa ou ruim, mas a capacidade de gestão dos que forem escolhidos. Isso sim é o essencial num mandato público.


Não sei se faria melhor
Estava ontem numa comemoração em que o assunto era política. E veio à tona o governo Tião Viana neste segundo mandato, com a unanimidade que é pior que o primeiro. Não se pode fazer a análise num mesmo contexto. No segundo mandato a crise econômica caiu com todo peso no colo do Tião Viana e tenho minhas dúvidas que nesta situação outro faria melhor.


Como é que terá coragem?
A cidade de Manuel Urbano parece que saiu de um grande bombardeio aéreo – ruas esburacadas – e com lixo por todo canto nas ruas, enfim, lembra uma cidade fantasma. Eu pergunto: como é que o prefeito Ale (PR) terá a coragem de pedir votos para a reeleição?


Porque é masoquista
O eleitor que votar pela reeleição do prefeito de Assis Brasil, Betinho (PR); e, também do prefeito de Manuel Urbano, Ale Anute, é porque é masoquista, não tem outra explicação.


Pacote fechado
Após almoço semana passada na  Capital com o candidato a prefeito de Cruzeiro do Sul, Iderley Cordeiro (PMDB), o presidente do PHS, Manoel Roque, fechou o apoio do PHS ao peemedebista.


Não dá para avaliar
Não dá ainda para avaliar nada da gestão do presidente Michel Temer (PMDB). Num ponto me parece mais lúcido do que a Dilma, montou um ministério não só no quesito capacidade, mas também de olho em ter uma base sólida na Câmara Federal e no Senado da República. Como político experiente sabe que, neste regime presidencialista manco, ninguém consegue aprovar nada e assim não governará, sem um forte apoio do Congresso. Há também uma diferença que favorece o Temer, o de ser um político habilidoso e é do ramo. Dilma era uma técnica sem nenhuma habilidade política, meio bronca. Agora é esperar ara ver se aprovará reformas necessárias, mas antipáticas. Cobrar algo agora é extemporâneo.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.