Menu

Pesquisar
Close this search box.

PRB poderá romper com a FPA e lançar candidato em Rio Branco

Existem conversas e conversas acontecendo com a alta cúpula nacional do PRB, em Brasília, que podem trazer modificações no PRB acreano. É a velha história que a política é mutável. A fonte que me passou informação adiantou ainda que, virá uma ordem de cima. Não duvido.


É bom lembrar


Para avivar algumas memórias: o PRB foi na Câmara Federal e está sendo no Senado, importante aliado de Michel Temer no impeachment da Dilma, tanto é que ganhou um ministério. E com a benção do manda-chuva da Universal e dono da RECORD, Edir Macedo.


Notícia da sucessão


A se concretizar o que me foi dito e sair a arrumação política em andamento, o fato poderá se tornar uma notícia que vai dar uma boa sacudida na eleição municipal. Não vou além, porque me foi pedido reserva e costumo cumprir acordos. Só que em política, não duvido de nada.


As razões do Jorge Viana


Posso não concordar com algumas opiniões, mas o espaço da coluna não fecho. Recebi alguns comentários do senador Jorge Viana (PT), uma das poucas cabeças lúcidas do PT acreano, e transcrevo a parte mais importante: “lamento que alguns tenham comprometido suas biografias apoiando um impeachment que está mais para golpe de república de banana do que para o uso do instrumento seríssimo previsto na Constituição. É da maior gravidade 55 senadores cassarem o voto de 54 milhões de eleitores e colocarem no poder quem nunca se candidatou para presidente. É a segunda vez que o PMDB chega à presidência sem ter sido eleito para tal. A primeira foi um desastre, o governo Sarney. A segunda pode não ser diferente. O leilão de cargos, o ministério que, com as honrosas exceções, mais parecem o empoderamento do fisiologismo. Acho gravíssimo tirar a presidente e montar o ministério sem uma única mulher. Sem representantes dos movimentos livres da sociedade brasileira, inclusive das minorias.Tenho pena do nosso país. Esse impeachment, para mim, só vai agravar ainda mais a situação dos brasileiros e do nosso país”.


Dialogando com o jorge viana


Fisiologismo no toma lá e dá cá também foi a marca registrada do governo Dilma. E assim será enquanto tivermos este regime presidencialista capenga, com qualquer presidente. Sem loteamento dos cargos, não governa. O segundo mandato da Dilma foi um desastre. Você sabe disso, não pode falar por partidarismo. Jorge Viana, convenhamos: quem não conseguiu 171 votos para impedir o impeachment não pode reclamar de ninguém, mas somente da sua inabilidade. A Dilma derrubou a Dilma. Tivesse mantido uma base política nada a derrubaria. O Lula não se manteve no foco do Mensalão? O resto é desculpa para encobrir o seu fracasso.


Comentei o desconforto


Que o Anibal Diniz teve o nome aprovado pelo Senado para o cargo que ocupa dei na coluna. Não é desinformação alguma. O que comentei é que, sendo um petista no âmago, não seria confortável ficar no cargo. Seria um estranho no ninho. Mas, isso é problema pessoal dele.


Pesquisa para vice


Ao contrário do que foi passado para a coluna, o vereador Carlinhos do Pelado (PSB) não foi definido como vice da candidata a prefeita de Brasiléia, Fernanda Hassem (PT). Foi combinada a realização de pesquisas para saber qual dos nomes colocados como opções para entrar na chapa como candidato a vice-prefeito é o preferido da população. São eles: o ex-vereador Zemar (PRB), Raimundo Lacerda (PCdoB) e Carlinhos do Pelado (PSB). Em ligação ontem à coluna, a vereadora Fernanda (foto) disse não ter preferência e caberá à população decidir quem será o vice da sua chapa. Sou rodado em política, mas não me lembro ter existido uma situação em campanhas para prefeituras, no Acre, que o vice tenha se decidido por pesquisas. É algo novo. Pode ser um tiro no pé. Não sei ser o melhor caminho. Vice tem de sair de composição e ter empatia com a candidata á prefeita. Se a pesquisa apontar um nome sem afinação com a candidata e ela vencer serão quatro anos de discórdia, e isso liquida qualquer administração. Mas, vocês que se entendam.


Busca de composição


O presidente do PT, Ermício Sena, defende uma aliança entre PSB e PT, em Epítaciolândia, para o lançamento de um candidato único à prefeitura. Acha que, se os líderes das pesquisas Marcos Fernandes (PT) e Tião Flores (PSB) manterem candidaturas separadas, favorecem a oposição. Resta saber quem abrirá para quem.


Sem qualquer chance


Liguei para um dos aliados do candidato Tião Flores (PSB) e falei da intenção do presidente do PT, Ermício Sena. A resposta veio em tom de ironia: “se o Marcos Fernandes for o nosso vice, será uma boa aliança”. O problema é que o PT quer a cabeça da chapa.


Nem tão leais


Com os aliados já se sabia que não são leais. Mas não são nem com os seus. Leio na UOL que o PT vai usar o presidente Lula para tentar se soerguer e “exilar” a desgastada figura da Dilma. Rei morto, Rei posto. Ou traduzindo para o popular: chupou a laranja, o bagaço joga fora.


Problemas na Lava-Jato


A questão é que o Lula, que fez um bom governo e a Dilma liquidou com seu legado, tem hoje 60% de rejeição, o que é fatal a qualquer candidato e não se sabe como ficará a sua situação na “Lava-Jato”. Por tudo isso, o futuro para o PT é muito sombrio.


Opinião isenta


Perguntei ontem a um petista de Senador Guiomard, quem achava que seriam os candidatos que polarizariam na disputa da prefeitura, e a resposta foi curiosa: “eu apoio o Ney do Miltão, mas acho que a disputa será entre James Catalan (PP) e André Maia (PSD)”. Ouvi e publico.


O povo tem memória curta


O ex-prefeito de Plácido de Castro, Paulinho (PT), foi um desastre na sua administração, permeada de problemas de fraca gestão e encrencas jurídicas, mas pelo que tenho visto, se candidato for não estará fora do baralho. O povo de Plácido de Castro tem memória curta.


Sob nenhuma ótica


Nada justifica a falta de papel e tinta para as impressoras no HUERB, secretário Gemil Junior, é uma coisa tão pequena que a direção da unidade poderia resolver. Não tem dinheiro? Não creio que as dificuldades do Estado cheguem a este ponto, me parece mais falta de gestão.


Vão ter que se acostumar


É difícil porque duas décadas no poder acomodam, mas o PT terá que reaprender a fazer política sem dinheiro e na oposição, os tempos das vacas gordas passaram, a realidade é outra.


Quadro pulverizado


A disputa na oposição das duas vagas para o Senado em 2018, será pulverizada em três candidaturas: a natural do senador Sérgio Petecão (PSD), do prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales (PMDB) e a do ex-deputado federal Márcio Bittar (PSDB). São poucas as hipóteses de algum desistir.


Tendência é candidatura única


A tendência no PT é sair com a candidatura única do senador Jorge Viana (PT), que buscará a reeleição. O Jorge tem os seus equívocos políticos, mas é uma das figuras petistas que deixou um grande legado de obras quando foi prefeito, governador e está sendo um bom senador.


Tudo condicionado à candidatura ao governo


A única válvula de escape para que a oposição não tenha três candidatos a senador é o senador Gladson Cameli (PP) não disputar o governo. Porque neste caso ou Márcio Bittar (PSDB), Vagner Sales (PMDB) ou Sérgio Petecão (PSD) teriam que assumir esta missão.


Relação institucional deve ser preservada


Não creio no que andou sendo publicado que o governador Tião Viana não comparecerá a nenhuma reunião dos governadores com o presidente Michel Temer, e mandará no seu lugar a vice Nazaré Araújo. Há que se separar a relação institucional, a liturgia, da posição política.


Ministério com dois focos


O presidente Michel Temer montou um ministério centrado em dois focos políticos: aprovar as matérias que mandará para a Câmara Federal e garantir na votação final do impeachment no Senado, os votos necessários para se efetivar. Temer é do ramo e habilidoso, difere da Dilma.


Questão de gestão


Muito do fracasso da maioria dos prefeitos acreanos não é somente a crise econômica, que tem papel relevante, mas some-se a isso a má gestão. Um exemplo de que com competência se resiste à crise é o prefeito de Senador Guiomard, James Gomes, que não fracassou.


Está muito bem


A informação sobre a eleição para a prefeitura de Epitaciolândia é a de que o ex-prefeito Tião Flores (PSB) está bem posicionado na disputa. Tião tem ao seu favor, ser bem articulado. Colabora ainda mais o fato do prefeito André Hassem estar numa fase de grande desgaste.


É o que se espera


Os dirigentes da oposição devem observar o bom senso e não colocar na direção de unidades de órgãos federais sediadas no Acre pessoas desqualificadas, e não fazer o aparelhamento com figuras inexpressivas só por serem do partido. Têm que ser antes de tudo, qualificadas.


Qualquer julgamento é emocional


Qualquer julgamento do governo do presidente Michel Temer, num momento que mal começou, é emocional e de ranço partidário. Terá que ser criticado pelos erros que a sua equipe venha a cometer. Simplesmente sair atirando agora é dor política de cotovelo.


Peças que justifiquem


O MPE vai abrir licitação para a contratação de uma empresa de publicidade, que vai gerir as campanhas do órgão. Espera-se que a empresa a ser contratada apresente peças publicitárias criativas e que justifiquem a contratação. E que a divisão do bolo publicitário não privilegie.


Apenas um alerta


Conheço o Procurador Osvaldo Albuquerque e sei que, pela sua lisura, não deixará o bolo publicitário se transformar em uma ação entre amigos. Tem que ter o critério do público a ser alcançado, o jornal com maior tiragem, o site mais lido, tem que ser por esta via.


É o que gira ainda


Os recursos dos empréstimos internacionais é o que gira ainda dentro do governo, não fosse estava tudo paralisado, obras nem pensar. E com um adversário na presidência acabaram as facilidades nos ministérios. O Tião Viana foi previdente sem saber.


Candidatura de consenso


O presidente do PR, Carlos Beirute, está entre os dirigentes da oposição que defendem uma candidatura única para a prefeitura de Rio Branco, sem o que entende que favorece o PT.


Quero ver para crer


De fato o entendimento para uma candidatura única à PMRB já esteve mais longe, mas pelo que tenho observado, aos poucos vai virando consenso dentro da oposição. Ainda assim quero ver para crer.


Ou exonera ou prevarica


O governo acreano já fez o que tinha de fazer na área judicial na questão dos servidores que foram contratados de forma irregular para as mais diversas secretarias. A secretaria de Administração, no passado, chegou a um tempo que se formavam filas para estas contratações. O critério era do compadrio. Agora explodiu. O STF já declarou que por serem irregulares todos os contratos terão que ser cancelados pelo governo. Não são e nunca foram 11 mil servidores nesta situação. É pouquinho mais de 3 mil. O TCE deu agora a machadada final de que o Estado não lhes poderá conceder aposentadoria. O abacaxi caiu no colo do governador Tião Viana, que não restará outro caminho a não ser exonerar a todos. Ou prevarica. São pessoas idosas, poucas qualificadas, e enganadas na sua boa fé por políticos.


 


 


 


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.