Menu

Anibal Diniz abre mão de cargo na Anatel por causa de Dilma Rousseff

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

 Relendo dante
Vamos abrir a coluna com uma frase de um dos mais prestigiados escritores italianos, Dante Alighieri: “Os lugares mais quentes do inferno são destinados aos que, em tempo de grandes crises, mantêm-se neutros”. A política não costuma perdoar os que não têm lado.


O foco é na manutenção do vice
O dirigente do PCdoB, Edvaldo Magalhães descartou qualquer possibilidade da ex-deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB), ocupar uma secretaria no Estado, após sua saída do cargo federal que ocupava no Ministério da Defesa. “Não ficava bem marido e mulher como secretários de um governo”, comentou. Magalhães negou também o PCdoB ter aberto discussão para indicar Perpétua Almeida para compor como vice a chapa do prefeito Marcus Alexandre. “Temos o professor Márcio Batista como vice-prefeito”, lembrou. Com a definição da fase inicial do impeachment, Edvaldo Magalhães acredita que serão abertas as discussões para definir a questão do vice. O PCdoB vai manter o foco na manutenção do atual espaço na chapa do prefeito Marcus Alexandre, de indicar novamente o nome para ser o vice.


Tremenda bobagem
É uma tremenda bobagem a crítica que no ministério do presidente Michel Temer não tem uma mulher. A qualificação não se mede pelo sexo. O que interessa é o resultado que virá.


Não é do PT
Não formo com os críticos ao fato do governador Tião Viana ter ido à Brasília levar a sua solidariedade à presidente Dilma, ambos são do mesmo partido, nada mais natural. Mesmo para participar de uma espécie de extra-unção política. Estranho seria aplaudir.


Começou bem
O presidente Michel Temer (PMDB) começou bem, cortando ministérios e parte dos milhares de cargos de confiança na máquina federal, que só serviam para abrigar militantes petistas. Sobre como será no grosso dos resultados da sua gestão, o tempo será o senhor da razão.


 Caravana do choro
Quem bancou o transporte das militantes petistas, não me perguntem; não sei, apenas sei que partiu do Acre uma “caravana do choro”, para dar solidariedade à Dilma na sua saída do Palácio do Planalto. É mais uma espécie de consolo, mas sem resultado prático algum.


Número expressivo
Não foi uma manifestação inexpressiva, 2/3 dos senadores, que votaram a favor do afastamento da presidente Dilma, número que dificilmente será modificado quando vier a votação para o afastamento final, com todo o rito sendo o que foi definido pelo STF.


O anibal vai trair o PT?
Ninguém é um petista mais radical e convicto que o ex-senador Anibal Diniz, mesmo tendo direito de permanecer, não continuará na função que exerce no Ministério das Comunicações. Seria constrangedor, um estranho no ninho, além de que seria uma “traição branca” ao PT.


Mão inchada
O senador Jorge Viana (PT) deve ter saído da sessão do Senado Federal que afastou a presidente Dilma de mão inchada. Postou-se na fila da frente do plenário batendo palmas calorosas para todo orador que se pronunciava contra o impeachment. Não resolveu.


Corte linear
Não entendo ainda por qual razão o governador Tião Viana não dá um corte linear em alguns cargos de confiança inertes, como os existentes nas empresas da administração indireta em extinção. Não há tendência de melhora econômica, então tem de cortar na própria carne.


Burburinho da ausência
Gerou um burburinho grande entre os secretários o fato de ninguém do comando do sistema de comunicação estar presente ontem ao ato em que foi apresentada a nova diretriz de gestão do governo.


Políticos mais próximos
O deputado federal Flaviano Melo (PMDB) e o prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales (PMDB), são as figuras do partido, no Acre, mais próximas do presidente Michel Temer.


Marolinhas do Juruá
O deputado Josa da Farmácia (PTN) parece não estar disposto a abrir mão de ser o candidato da FPA a prefeito de Cruzeiro do Sul. Considera os que querem atravessar outro nome é um “grupinho” de descontentes, que não terá força para evitar a sua candidatura.


Tudo pela recuperação
Torcemos pela recuperação do nosso amigo Zezé Gouveia, internado no Hospital “Santa Juliana”. Trabalhamos em vários governos, uma pessoa extremamente competente e amiga. Oremos todos pelo seu pleno restabelecimento.


Legitimidade jurídica
Ministros do STF deram declarações ontem dizendo ser “legítimo” o governo Michel Temer. Como a minha formação é jurídica e não especialista em picuinhas políticas, assino embaixo.


Volto a insistir
O presidente da Aleac, deputado Ney Amorim (PT), que faz uma bela gestão tem que acabar com esta brincadeira de alguns deputados de todas as quintas-feiras fazer sessões solenes para encher egos de homenageados. A Casa é feita para debates e não para salamaleques. O deputado Jenilson Lopes (PCdoB), por exemplo, acha que foi eleito para fazer sessão solene.


Tico e teco não brigaram
Os dirigentes do PSDB e do PR têm deixado claro que defendem uma candidatura única da oposição à PMRB e que o método tem que ser o das pesquisas de opinião pública. Até que enfim o Teco e o Tico – os dois neurônios da oposição – não brigaram.


Sorte de Rio Branco
A sorte da Capital é que o prefeito Marcus Alexandre gerencia cada centavo aplicado e vai contornando a grave crise financeira pela qual passam as prefeituras, e sem parar as ações municipais. Se fosse um gestor mequetrefe, por certo nem os salários seriam pagos em dias.


Por tudo o que aconteceu
Por tudo o que aconteceu na Câmara Federal e está acontecendo no Senado, com o PCdoB sendo o mais leal, na defesa do mandato da presidente Dilma, acho difícil conseguirem um argumento para sacar o espaço comunista na chapa do Marcus Alexandre.


Vamos deixar as abobrinhas
Os defensores não procurem encontrar outro argumento para justificar o impeachment da Dilma, que não seja a causa política. Poderia ter cem impeachments que soterraria todos ainda na sua gestação na Câmara Federal. Caiu porque não tinha uma base sólida. Não entenderam isso ainda? O resto é apenas componentes periféricos.


Pode esquecer
Um membro da equipe econômica do governo me disse ontem que será quase impossível este ano baixar o teto constitucional de gastos para encaixar o percentual de reajuste salarial para os professores. É assunto para deixar ao próximo ano e se a economia melhorar.


Brincando de fazer política
Em Brasiléia é a oposição que brinca de fazer política, não se sabe até agora quem será o candidato a prefeito. Quem toca a brincadeira em Cruzeiro do Sul são os dirigentes da FPA, que num empurra-empurra de egos, também, não definiu seu nome para prefeito.


Chapa definida
A FPA já definiu a sua chapa para disputar a prefeitura de Brasiléia: vereadora Fernanda Hassem (PT) e Carlinhos do Pelado (PSB). O ex-vereador Zemar era outro postulante. Aliás, a escolha do Pelado para compor na chapa foi da própria candidata Fernanda.


Improvável, mas não impossível
Fica muito difícil e desgastante para o deputado federal Major Rocha (PSDB) simplesmente tirar a candidatura do PSDB a prefeito de Cruzeiro do Sul, como defende a direção do PMDB. O ideal seria a candidatura única. No caso não acho impossível, mas altamente improvável.


Jóia da coroa
A prefeitura de Rio Branco será a jóia da coroa do PT na eleição municipal. É aqui que será travada a mãe de todas as batalhas. Se o PT perder a prefeitura pode dar adeus ao governo em 2018, pois, o senador Gladson Cameli (PP) não virá como menos de 70% a favor no Juruá.


Antítese política
Volto sempre a afirmar que, na Capital temos um bom prefeito no pior momento do seu partido, o PT. É este o seu calvário. Isso deixa a disputa a mais imprevisível, pelo contexto da crise econômica e o baque da saída da Dilma. Não fosse o Marcus o candidato, o destino certo da vaca era o brejo.


Conseguiu se viabilizar
Sendo o método para a escolha do candidato único a prefeito de Rio Branco a pesquisa, será muito difícil que a vencedora não seja a deputada Eliane Sinhasique (PMDB). Dentro da oposição é quem melhor se viabilizou como candidata à PMRB.


Novo dirigente
O novo dirigente do DNIT no Acre poderá ser surpresa para muita gente, menos para a coluna. Por enquanto só o milagre, o nome do santo vem depois.


O poder não tem dono
Vejo com a maior naturalidade, porque muitos presidentes, prefeitos e governadores já entraram e saíram do cargo. E nem por isso o mundo acabou. A presidente Dilma é apenas mais uma. Por isso não vejo o motivo de tanta celeuma, quando a nossa maior corte de justiça, STF, diz que o processo vem correndo dentro da legalidade. O que mais deve andar incomodando é que no novo governo, a torneira para financiar movimentos sociais de rua, ONGs, entidades estudantis, que são a tropa de choque do PT, será fechada e os deixará muito fragilizados, porque sem grana não há grandes mobilizações. E também incomoda milhares de militantes que a partir de hoje perderam as suas rendas. E viram que, o poder é passageiro. O carro do PT terá que se acostumar a funcionar com pouco combustível. Terá que voltar aos velhos tempos. Tempos duros!


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.