Menu

As visões do além de mãe e deputada Leila Galvão de Oxum

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

As visões do além de mãe Leila de Oxum
Conhecia a Leila Galvão (PT) como uma boa prefeita de Brasiléia, agora como uma boa parlamentar, mas desconhecia até ontem as suas relações paranormais com as forças do além. É vivendo e aprendendo. A descoberta foi no seu discurso na Aleac, onde responsabilizou “as forças obscuras da ditadura” pelo afastamento da presidente Dilma. Como a Leila não vai à tribuna para falsear a verdade, a única dedução é ser ela uma Babalorixá secreta, que nas suas comunicações com as forças do além, deve ter descoberto em uma sessão que a trama do impeachment foi moldada pelos espíritos dos ditadores militares Carlos Castelo Branco, Garrastazu Médici, Costa e Silva e Ernesto Geisel, que se juntaram para se vingar do PT. Já tinha lido muitas teses esquisitas sobre o impeachment, como a do deputado federal Sibá Machado (PT) atribuindo a um “golpe da CIA”. Mas a da Mãe Leila Galvão de Oxum (foto) de debitar o impeachment a um golpe paranormal é imbatível. Vou até lhe procurar para jogar uns búzios quando eu for apostar na Mega-Sena. Saravá! Saravá! Eparrei!  Mãe Leila!


Socorro, bostal!
A bizarrice de ontem na sessão do impeachment ficou por conta do senador Sérgio Petecão (PSD) ao pedir uma questão de ordem ao presidente do Senado, Ranan Calheiros (PMDB), para saber a hora do almoço: “que horas vamos comer, presidente Renan?”. Socorro, Bostal!


Tem que parar a brincadeira
Toda quinta-feira um deputado inventa uma sessão solene para homenagear uma categoria. Não pensem que é uma homenagem por reconhecimento, visa somente tentar assegurar a simpatia para conseguir votos na reeleição. O presidente Ney Amorim (PT) tem que mandar cessar. Para se ter idéia, em nenhuma quinta-feira deste mês, haverá sessão ordinária.


Restam duas sessões
Com sessão solene toda quinta-feira restam apenas duas sessões ordinárias para os debates dos deputados, as terças e quartas. A Assembléia Legislativa não tem a sua essência na homenagem a instituições, mas sim no debate de idéias dentro do parlamento.


Fecho com a tese do zen
Sobre esta questão das estranhas mortes de bebes na Maternidade “Bárbara Heliodora” fecho com a posição do deputado Daniel Zen (PT) de que se deve fazer uma apuração rigorosa para saber se houve culpados, sem jamais fazer pré-julgamentos. Fora disso vira linchamento.


Pegou mal, muito mal
Não ouvi ontem entre os deputados, os colegas de imprensa, nenhuma palavra de aval ao ato do deputado Jenilson Lopes (PCdoB) de se comportar como leitor de notas de organizações médicas para enxovalhar colegas da Aleac. Pegou mal. Muito mal. Isso não o engrandece.


Debate é na tribuna
Os argumentos, as convicções, as críticas, contestações aos deputados de oposição, o que é legítimo, deve ser travado pelo deputado Jenilson Lopes (PCdoB) num debate no plenário, no que tem condições de fazê-lo por ser qualificado. Fora isso só lhe apequena.


Nada de golpe
Só um tapado em política não sabe que a presidente Dilma só está saindo do poder porque não conseguiu montar no Congresso uma base política confiável. O Lula atravessou incólume o Petrolão por ter apoio parlamentar. Ninguém governa isolado neste presidencialismo.


Nunca gostou
Quem não gosta de políticos e da política não pode ocupar um posto de governante.


Pedra cantada
Há duas semanas dei em primeira mão na coluna sobre as tratativas do deputado federal Wherles Rocha (PSDB) com o presidente do SOLIDARIEDADE, Paulinho da Força, para tirar o partido da aliança com o PT. E se confirmou. Ou o presidente Junior Betão entrega a sigla ou vai para a oposição. Não há outro caminho a ser tomado para permanecer na presidência.


Duas pedras cantadas
E vou cantar mais duas pedras que vão mudar no tabuleiro da sucessão municipal: estão adiantadas as conversas com dirigentes nacionais de dois partidos nanicos com representação no Acre, para deixar a FPA e formar na oposição. O poder tem atrativos irresistíveis.


O Itamar endoidou?
O coordenador político do PT, em Cruzeiro do Sul, Itamar de Sá, em conversa com um amigo revelou a sua convicção de que com a Delegada Carla Ivani (PSB) como candidata a prefeita pela FPA, há condições de dar uma surra nas urnas no prefeito Vagner Sales. Ele endoidou?


Puro jogo de cena
Se esta análise surreal fosse feita por um neófito em política, um desconhecedor do quadro eleitoral de Cruzeiro do Sul, até se aceitava. Mas pelo Itamar de Sá? A única explicação que vejo para a previsão tresloucada é que estava de brincadeira. Não encontro outra razão.


Sérias dúvidas
O ex-deputado federal Márcio Bittar (PSDB) é contra o PSDB participar do governo do Michel Temer (PMDB). Das duas umas, o Márcio até agora não foi convidado para nada ou quer aparecer para ser convidado. Não acredito em uma letra da sua afirmação.


Agora o impeachment será derrubado, com certeza!
O presidente do diretório municipal do PT, vereador Gabriel Forneck, promete lutar até o fim contra o impeachment da Dilma. O Gabriel falou? Com certeza o impeachment será derrubado! Não tenho nenhuma dúvida, até pela sua importância no cenário nacional.


Futebol deprimente
A qualidade técnica do futebol acreano é deprimente. Fui ver Galvez x Santos e sai decepcionado. O time do Galvez é muito ruim. Um bando em campo. E é o campeão acreano!.


Não conheço
Tenho muita experiência no jornalismo político. Confesso que não conheço um governante que tenha como lema a arrogância, a mania de pisar em aliados, que terminou bem. Todos, quando saíram foram ignorados pela população e aí descobrem que são simples mortais.


O tempo ensina
O PT vai se lembrar a partir de hoje que nada é eterno na política. Quando os milhares de ocupantes de cargos federais acordarem hoje e descobrirem que acabou o que era doce, vão começar a sentir na pele que a realidade é outra, acabarão as facilidades e terão que pegar no pesado.


Preocupação com sentido
Tem muito sentido a preocupação do deputado Antonio Pedro (DEM) com um possível fechamento da NATEX – Fábrica de Camisinhas – que não tem conseguido pagar seus servidores em dias. É porque pode seguir o caminho da Fábrica de Pisos, que fechou.


Virou um mantra
Não tem um dia que um deputado não suba na tribuna para falar da violência que domina a capital, que virou uma espécie de propriedade da bandidagem. Os parlamentares estão cobertos de razão, não há como fazer um elogio. Sinceramente? Os bandidos ganharam.


Bela contribuição
O Tião Bocalon (DEM) tem que colocar na cabeça que com uma candidatura própria isolada, sem unidade, não ganhará a eleição para a PMRB. Não aprendeu ainda que candidatura majoritária é coletivo? Pelo que se ouve de alguns assessores, ainda não aprendeu.


Tem que ter provas, Gehlen!
O deputado Gehelen Diniz (PP) deveria antes se cercar de provas periciais para chamar e reiterar que o médico que atendeu a paciente que teve o filho perdido sob suposto erro ou omissão é um “criminoso”. Pode até se chegar à conclusão, mas não com pré-julgamento.


Não apostaria nisso
Algumas figuras carimbadas do PT acreano afirmam que a saída do poder não terá reflexos na política acreana. Eu não diria isso. Quando os aliados vêm o partido principal de uma coligação desmoronar e há expectativa de poder, costuma haver um vendaval de debandada.


Michel temer é um exemplo
A recente votação na Câmara Federal do impeachment da presidente Dilma mostrou que muitos dos seus aliados, quando sentiram que ela perderia a votação na Câmara Federal, simplesmente a abandonaram. É errado? É condenável? É. Mais é assim que as coisas funcionam.


Uma aula
Recebi do Cirurgião-Dentista Paulo Pires uma explicação técnica e detalhada que não é uma simples “dor de dente” que interna um paciente na UPA, como protestou o secretário de Saúde, Gemil Junior, um leigo. O quadro pode evoluir para uma infecção que obrigue a uma internação, sob pena de evoluir para maior gravidade, se não tratada de forma correta. É um e-mail longo, por isso não publico na íntegra, mas basicamente é isso. Por isso, Dr. Pires, é que na minha nota considerei “estranho”, que a dita internação foi por simples dor de dente. Serve para o Gemil se policiar antes de emitir uma opinião sobre um caso clínico


Torcida pelo bem do Brasil
Não tenho nenhuma simpatia pelo presidente Michel Temer (PMDB). Até porque muitos que o cercam eram até ontem ministros da presidente afastada Dilma. Mas não entro na onda do quanto pior melhor. E também  não se pode julgar o que ainda não se conhece. A minha torcida é somente pelo bem do Brasil, para que consiga tirar o país do atoleiro em que foi metido pela Dilma. O governo da Dilma foi tão ruim, tão ruim, que fico com a séria dúvida que a administração do Temer será pior. Se conseguir ser pior entrará para história política do Brasil. No mais a vida continuará e não acontecerá nada deste desastre que alguns estão prevendo.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.