Menu

Acusações contra lutador de MMA serão processadas e julgadas na Vara de Proteção à Mulher

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O lutador de MMA, Doraci Barbosa, 25, preso em flagrante na noite do último domingo (8), por ter praticado em tese as condutas descritas nos artigos 147 (ameaça), 150 (violação de domicilio) e 163 (dano), todos do Código Penal Brasileiro (CPB), vai responder as acusações em liberdade.


Na tarde desta segunda-feira (9), ele teve a prisão revogada mediante o pagamento de fiança, arbitrada em R$ 880, e o compromisso de manter distancia mínima de 200 metros das vítimas e testemunhas do caso, dentre outras medidas cautelares.

Publicidade

A audiência de custódia foi presidida pelo juiz de Direito Raimundo Nonato, titular da 3ª Vara Criminal, mas o inquérito distribuído sob o nº 0005187-26.2016.01.8.01.0001 deve ser redistribuído ainda nesta terça-feira (10) para a Vara de Violência Domestica de Rio Branco, onde terá prosseguimento.


O magistrado seguiu estritamente os termos da Lei (CPB), cumprindo o deve de aplicá-la indistintamente (independentemente de quem estivesse sendo acusado). Nesse caso, o direito assume conotação objetiva e não subjetiva, de maneira que cabe ao juiz julgar somente com base o que está contido nos autos do processo, apenas os fatos descritos, não podendo, portanto, apreciar elementos externos que não tenham sido anexados ao processo.


No processo não havia nem ao menos as fotos (possível elemento comprobatório das agressões), as quais foram, inclusive, cedidas por familiares das vítimas à imprensa. Também não houve referência alguma de lesões corporais, mas apenas dos crimes de ameaça e violação de domicílio. É preciso esclarecer também que Doraci é réu primário e que a Promotoria Criminal, a qual integra as funções essenciais da Justiça, também foi ouvida e concordou com o relaxamento de prisão.


Ele continuará respondendo ao processo criminal, e deverá cumprir as imposições penais previstas em Lei.


Entenda o caso

Segundo o Boletim de Ocorrência registrado pela Polícia Militar e entregue na Delegacia Especializada de Proteção a Mulher, para onde o acusado foi conduzido após ser preso em flagrante, o lutador teria invadido a casa da ex-mulher na noite do ultimo domingo e praticado os crimes de ameaça, violação de domicilio e dano.


Além da ex-companheira, também teriam sido alvo das agressões um casal de amigos dela. Acompanhado de advogado particular, durante a audiência de custódia, Doraci refutou as acusações e exerceu seu direito de defesa, alegando que foi vitima de uma trama da mãe de seu filho. A criança, segundo ele, teria sido o motivo da visita.


O processo

Em virtude da relação família de vitima e acusado, que apesar do rompimento resultou num filho, o processo mesmo tendo sido iniciado na 3ª Vara Criminal de Rio Branco será redistribuído para a Vara de Proteção à Mulher, onde são processados e julgados crimes desta natureza.


Nos termos do Código Penal, onde estão previstas as condutas que teriam sido praticadas por D.C.B, a soma de todas as penas, mesmo sendo estabelecidas no seu patamar máximo, não ultrapassariam os dois anos de detenção.


Audiência de Custódia

A audiência de custódia, projeto do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), tem por objetivo garantir a rápida apresentação do preso a um juiz nos casos de prisão em flagrante, para que seja feita uma primeira análise sobre o cabimento e a necessidade da prisão preventiva ou a adoção de medidas alternativas ao cárcere, como a monitoração eletrônica.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido