Menu

Não caiu a ainda a ficha no PT de que perdeu o poder por força de erros

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Jorge Viana, a canarana e o afogado
Não caiu a ainda a ficha no PT de que perdeu o poder por força de erros, escândalos, por não terem a competência de manter uma base coesa de apoio na Câmara Federal e no Senado, por pisarem nos aliados e caírem no descrédito popular. É a dedução que se tira do bate-papo que o senador Jorge Viana (PT) promoveu ontem pela manhã no seu gabinete na Capital com os colunistas políticos. Fez uma veemente defesa da “tese jurídica da canarana” – aquela que quem está se afogando vê passar uma canarana, se atraca com a rama pensando se salvar, e afundam os dois juntos. Virou um defensor de que os atos praticados por Eduardo Cunha (PMDB) são nulos e como tal o impeachment votado na Câmara. O argumento não tem sustentação. Quando presidiu a sessão que admitiu o impeachment, Cunha não tinha tido o seu mandato suspenso. Nem os antigos rábulas (que advogavam sem diploma) embarcariam neste fundamento, que de jurídico não tem nada. E mais o choro do surubim. E ademais porque o voto que fulminou a Dilma no foi só o voto do Cunha, mas da maioria dos deputados federais. O seu voto não foi decisivo. Vejo mais esta a iniciativa como uma chicana. Só e só.


Um petista lúcido
É salutar este tipo de bate-papo com o senador Jorge Viana (PT) porque é lúcido e do diálogo, defende seus pontos de vista, mas não amarra a cara para quem discorda. Reconhece erros como o PT não ter feito a Reforma Política e não ter conseguido montar uma base política.


Não soube se contrapor
Jorge Viana faz críticas à passagem do advogado Jorge Eduardo Cardozo pelo Ministério da Justiça, por ter permitido que a PF sobre a sua direção permitisse vazamentos seletivos de depoimentos acontecidos durante a Operação “Lava-Jato”.


Não concorda que o PT é raiz do mal
Para o senador Jorge Viana, o PT está sendo vitimado pelo atual sistema político. Defende uma Constituinte exclusiva para fazer uma ampla reforma política. Ninguém conseguirá governar com tantos partidos, é preciso se colocar uma barreira para reduzir este número, defende.


Temer será beneficiado
Jorge Viana acha que Michel Temer será beneficiado pela melhoria que já começa a acontecer na economia e não tem dúvida que o próximo Ministro da Fazenda vai usar parte da reserva cambial para melhorar a economia. Entende que a Dilma errou ao não fazer este uso.


Eleição equilibrada
Sobre a eleição para a prefeitura de Rio Branco diz que será como sempre foi, muito equilibrada. Não forma entre os que acham que o prefeito Marcus Alexandre está reeleito. Temos um bom prefeito, num momento econômico ruim, enfatiza sempre Viana.


Escapando bem
Jorge defende que o governo do irmão Tião Viana tem conseguido “escapar bem”, se for levada em conta a situação econômica do país, tem superado as dificuldades e não está como Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, Estados ricos, que não conseguem pagar os servidores.


Eleição se ganha na urna
Conversando ontem com um influente político da oposição este me dizia que, alguns dirigentes dão com certa arrogância a derrota do prefeito Marcus Alexandre, por causa da derrocada do PT. “Luiz Carlos, em qualquer situação, o Marcus é forte. O PT foi arrogante e deu no que deu”, completou. E aproveito para incluir a reflexão: eleição só se ganha na urna.


Flaviano Melo vai comandar os debates
O deputado federal Wherles Rocha (PSDB) anunciou para a próxima semana um novo ciclo na oposição, quando serão abertos os debates com todos os partidos, agora sob o comando do deputado federal Flaviano Melo (PMDB), para se buscar uma candidatura única à PMRB.


Mais otimista
Rocha se diz “mais otimista” de que, afinal, a oposição consiga atingir o que até pouco parecia difícil, que é ter uma só candidatura para a prefeitura da Capital. “O próprio Flaviano me disse que aceita que a decisão saia de pesquisas e que se o PMDB não liderar, não terá problema em apoiar o melhor colocado”, revelou Wherles Rocha, que já considera isso um avanço.


Informações privilegiadas
Sempre estive entre os céticos de que a oposição poderia se unir na disputa da PMRB. Pelas informações privilegiadas que tenho de quem realmente dá as cartas na oposição, acabou o meu ceticismo e pode descambar numa chapa formada por Eliane Sinhasique (PMDB) para prefeita e Tião Bocalon (DEM) na vice, com o apoio de todos os partidos tradicionais da oposição.


O que significará?
Uma chapa Eliane-Bocalon, com toda a oposição unida, mesmo prefeito Marcus Alexandre sendo um bom prefeito, a sua dificuldade para a reeleição seria bem maior, do que se a oposição entrasse desunida como em eleições anteriores. A chance da oposição ter um nome único para a PMRB é hoje de 80%. Podem aguardar e conferir o que estamos colocando.


Candidatura mantida
O deputado federal Wherles Rocha pediu correção em nota da coluna sobre a eleição para a prefeitura de Senador Guiomard, de que a candidata Branca Menezes (PSDB) poderia fazer uma aliança com o candidato André Maia (PSD). “A Branca é candidata a prefeita”, avisa.


Questão de estilo
Questão de estilo não se discute. Mas foi unânime ontem entre os colunistas políticos no bate-papo com o senador Jorge Viana (PT), que é este tipo de conversa aberta que o sistema de Comunicação do governador Tião Viana deveria promover, saindo dos tradicionais releases.


Sorte do acre
Não tivesse o governador Tião Viana tido a visão de conseguir os empréstimos via bancos internacionais que conseguiu, não tenho o menor temor de afirmar que o Acre estava repetindo Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, atrasando os salários dos servidores.


Muito difícil
Ainda assim o governo do Acre vai enfrentar uma crise grande, tendo que frear investimentos para pagar os servidores em dias. A crise econômica caiu no colo do governo do Tião Viana, não há muito o que ele fazer; além do que, já está fazendo. Terá que apertar mais o cinto.


Sopa no mel
Trazendo para o regional, o impeachment da Dilma foi a sopa no mel para o PCdoB, o partido aliado mais leal nos debates contra a oposição na Câmara Federal e Senado. É um tipo de conduta que sem dúvida o fortaleceu na sua luta para manter o espaço da vice na PMRB.


Caminhando para o consenso
O nome da publicitária Charlene Lima (PV) pode acabar sendo consenso dentro da FPA para a prefeitura de Sena Madureira. Setores importantes da direção do PT já defendem abertamente a sua candidatura.


Eleição diferente
Esta eleição será diferente. São apenas 45 dias de campanha e não correrá o rio de dinheiro que sempre correu nas campanhas passadas. É exatamente por isso que o PT deverá jogar o peso que lhe resta para eleger prefeitos e formar uma base sólida de vereadores.


Aspecto positivo
A pré-candidatura da Delegada Carla Ivani (PSB) para a prefeitura de Cruzeiro do Sul poderá ser visto dentro de um ângulo positivo, desde que seja para preparar um quadro partidário novo para embates políticos futuros. Para a atual eleição acho ser uma aposta difícil.


Aparece mal
Na pesquisa que o senador Sérgio Petecão (PSD) mandou fazer em Epitaciolândia o prefeito André Hassem (PR) não aparece nada bem. Terá pouco tempo para recuperar o desgaste.


Uma reclamação justa
Envio a queixa ao secretário de Saúde, Gemil Junior: recebi e-mail de um paciente da ala de saúde mental do PS (não é dependente), Wiliam Freitas, que passou 6 dias internado e quando saiu não pegou uma cópia do prontuário porque a copiadora estava quebrada. Não pode fazer a perícia e promete acionar o Estado. Algo tão simples de resolver, não é Gemil?


Continua prestigiado
O escândalo da venda de casas na “Cidade do Povo” não atingiu no âmbito do governo o secretário Jamil Asfury, em que pese a prisão de dois assessores da sua confiança. Jamil, segundo uma fonte da coluna, aparentemente, continua prestigiado na Casa Rosada.


Um problema para o PT
O Regimento Interno do PT estabelece que, aonde tiver prefeito do partido este terá prioridade para disputar a reeleição. Este é o caso do prefeito de Acrelândia, Jonas da Farmácia. Depois que deu uma melhorada na sua gestão se firmou ainda mais.


Pagando pelo erro
O a ex-deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB) pode não ter mandado um centavo para a prefeitura de Capixaba. Foi um erro. Erro maior, entretanto, foi do PCdo B em filiar o prefeito Vareda, hoje no PR, que não tem nada a ver com as idéias socialistas.


Mínimo de afinidade
O PCdoB tem errado muito e pagado carro nas urnas. Vez por outro se vê declaração de político do partido dizendo que filiou cem, duzentas pessoas, e tudo isso sem o mínimo critério. O PCdoB de outrora já foi bem mais seletivo nas filiações aos seus quadros.


Acha que haverá dificuldades
Perguntado se achava que no governo Michel Temer (PMDB) o governador Tião Viana não terá as facilidades que tem nos ministérios do governo Dilma, o senador Jorge Viana (PT) acha que isso é natural que aconteça em toda troca de governo.


Agenda positiva
O senador Gladson Cameli (PP) se reuniu com o senador Sérgio Petecão (PSD) e os deputados federais Flaviano Melo (PMDB), Major Rocha (PSDB) e Jéssica Sales (PMDB), para discutirem uma agenda positiva de reivindicações ao futuro presidente Michel Temer para o Acre.


Contingenciamento preocupa
O que preocupa a bancada federal da oposição é o contingenciamento de recursos decretados pela presidente Dilma, que podem prejudicar obras na BR-364, a ponte do Rio Madeira e o Anel Viário de Brasiléia. A partir do dia 12 estarão no poder, lembrem-se bem disso.


Meio de arrumar votos
O vereador Artêmio Costa (PSB) arrumou um meio de arrumar votos: a promoção da Copa Gospel de Futsal, que reúne times de quase todas as igrejas evangélicas. Aproveita para fazer campanha.


Independente de quem assumir
Independente de quem assumir o Ministério dos Transportes, a bancada federal da oposição, formada pelos parlamentares Flaviano Melo, Sérgio Petecão, Gladson Cameli, Jéssica Sales, Major Rocha devem pressionar para liberar os mais de 300 milhões prometidos pelo DNIT ao governo, para recuperar o trecho entre Sena Madureira-Manuel Urbano, que lembra mais um ramal abandonado, menos uma rodovia federal. Este não é um jogo político, mas é uma medida que vai beneficiar milhares de pessoas que usam a rodovia para chegar ao Juruá. Existem questões que a politicagem tem que passar bem longe e essa é uma delas.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.