Menu

Costura-se uma aliança que pode dar uma estrutura à Bocalon

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Ou você tem provas e apresenta ou fica desacreditado
O deputado Luiz Gonzaga (PSDB) é um parlamentar atuante. Tem feito muitas cobranças ao governo das situações que encontra em suas visitas ao interior. Algumas verdadeiras. Mas a sua principal bandeira de críticas tem sido o suposto desvio de recursos pelos governadores petistas dos valores aplicados no asfaltamento da BR-364. Neste aspecto não se pode ficar no achismo, ouvi dizer, ou mostra as provas dos ilícitos que denuncia na tribuna da Aleac ao MPF e á PF, sob pena de ter que se acreditar que está fazendo um carnaval com bumbo furado. Nesta questão de denúncia por corrupção uso o pragmatismo: ou tem provas ou não tem. Ficar batendo na mesma tecla como faz o Gonzaguinha para mostrar que é oposição, dizendo que, dinheiro foi desviado da 364 sem uma iniciativa jurídica, só tira a sua credibilidade.Não conheço uma ação na justiça contra nenhum dos governadores por causa da obra.


Aguardar as medidas
A presidente Dilma já está de malas arrumadas para deixar a presidência por 180 dias. É esperar as medidas a serem anunciadas pelo Michel Temer (PMDB). Não estou otimista, mas prefiro esperar. Não costumo criticar aquilo que ainda não conheço. Ensina o bom jornalismo.


Pacote de maldades
Esmola grande santo desconfia. A Dilma reajustou o “Bolsa Família”, mas em compensação soltou ontem seu pacote de maldades. Cortou 315 milhões de reais do orçamento da Farmácia Popular e 210 milhões de reais do repasse aos Estados do piso da Atenção Básica de Saúde, verba usada para manter os Postos de Saúde. Deu com uma mão e tirou com duas.


Baque sem tamanho
Cortar verbas de programas de Saúde numa quebradeira em que estão Estados e Municípios, não deixa de criar problemas com sérios para os gestores no atendimento à população.


Aliança poderosa
Costura-se em Brasília uma aliança que pode dar uma estrutura à candidatura de Tião Bocalon (DEM) à PMRB, que não teve nas eleições que disputou. E vem embasada numa proposta que se faça uma pesquisa em junho e Julho e o mais votado seja o candidato único da oposição.


PMDB é a pedra
Para que a proposta seja aceita tem que ser transposta uma muralha que se chama Flaviano Melo (PMDB), que não quer nem colocar em discussão uma hipótese que não tenha a deputada Eliane Sinhasique (PMDB) como a cabeça de chapa, acha que é o nome que congrega.


Adesão de peso
Em meio a todo o burburinho, se trabalha na oposição para a vinda de um nome de peso na política acreana, que atualmente milita na FPA. O nome pode vir a ser revelado em breve.


Validade vencida
Esta Nota de Apoio do PDT ao secretário de Habitação, Jamil Asfury, veio com prazo de validade vencida, deveria ter sido emitida assim que explodiu o escândalo da venda de casas nos programas de habitação do governo. Não se requenta fato negativo, nem para apoiar.


 A coluna estava certa
Quando dei que o senador Jorge Viana (PT) aderiu ao “Fora, Dilma!”, fui contestado que, não havia nada disso. Pois bem, Viana agora é um dos signatários do documento que pede a renúncia da Dilma. Quando se pede a renúncia de alguém se pede sua saída. Ou não, Jorge?


Difícil pelo seu temperamento
Até pelo seu temperamento é muito difícil que a presidente Dilma resolva renunciar. Já disse que não o fará. E ainda porque o Michel Temer teria que também renunciar o mandato, o que, obviamente, com um pé no Planalto, não fará. Esta iniciativa de novas eleições nasceu morta.


É muita maldade com um aliado
Convidaram o deputado Josa da Farmácia (PTN), oficialmente, para ser candidato a prefeito de Cruzeiro do Sul. Convite da cúpula. Mas, por trás há um movimento que envolve o deputado federal César Messias (PSB) e o PT do Juruá para lhe queimar. Não o respeitam como aliado!


Tentativa atrás da outra
Primeiro tentaram emplacar por baixo do pano a candidatura do Rômulo Grandidier, mas este acabou por desistir. O mais novo torpedo para afundar a candidatura do Josa da Farmácia (PTN) é a desconhecida Delegada de Polícia Carla Ivana, com pouco tempo no município.


Deviam ter sinceridade
Principalmente na política a sinceridade é essencial. Deveriam ter chegado no deputado Josa e jogado aberto: repensamos e não o queremos mais como candidato. E não ficar jogando torpedo na sua costa. Eu entendo aliado como alguém por quem se nutre respeito.


É muito improvável
Nada contra a Delegada, Carla Ivana, se chegou ao cargo é por ter qualificação. O que discuto é a sua viabilidade política. Não se cria uma candidatura majoritária às vésperas de uma eleição com um nome desconhecido. E tudo isso no pior momento político do PT.


Já seria difícil, com improviso é mais difícil
Com a estrutura política que o prefeito Vagner Sales (PMDB) montou no apoio à candidatura do Iderley Cordeiro (PMDB) a prefeito de Cruzeiro do Sul, já seria difícil lhe derrotar com um candidato trabalhado ao longo prazo, quanto mais com um nome lançado de última hora.


Para se ter uma idéia
Para que se tenha uma idéia da improvisação na disputa da prefeitura de Cruzeiro do Sul, encontrei o ex-deputado Edvaldo Magalhães, cruzeirense, com várias campanhas no lombo, e perguntei: O que acha da candidatura da Delegada Carla Ivana? Resposta: “não conheço”.


Belo trabalho
Cumprir promessa de campanha é algo raro na política. Neste quesito o prefeito Marcus Alexandre não poderá ser criticado em dois pontos: creches e novas unidades de saúde. Construiu e equipou várias nos bairros. Não se pode esconder o óbvio: um belo trabalho.


Ganha em experiência
O ex-deputado federal Osmir Lima pode dar uma boa contribuição ao PTB, pela sua experiência política. Esta questão que “não tem voto” é besteira. Ninguém é dono de votos, estes se conquistam com estruturas e esquemas financeiros, o resto é papo furado.


Importante numa campanha
O PTB é hoje no Acre um partido cartorial, não tem parlamentares, mas numa coligação majoritária tem uma mercadoria mais que importante numa campanha: tempo de televisão.


Respeite seus 80 anos
O drama de dona Raimunda Silva, vítima da alagação, uma senhora com 80 anos, que foi despejada pelo atraso no pagamento do aluguel social comoveu quase todo mundo, menos o secretário de Ação Social, Gabriel Maia, que prometeu resolver o problema e não resolveu. Se não tem respeito pelo drama desta senhora, deveria pelo menos ter dos seus 80 anos.


Procurar outro partido
O vice-presidente do PTB, José Afonso, deu como perdido o partido. A lista com os novos nomes da direção já foi enviada à Brasília. Já tinha uma chapa com sessenta nomes de pré-candidatos a vereador. Só que não pode fazer nada, pois, passou o prazo de filiação.


Não há como juntar
Se a candidata à prefeita de Sena Madureira, Toinha Vieira (PSDB), fosse agradecida, por certo estaria apoiando a candidatura de Mazinho Serafim (PMDB) como o único nome da oposição. Mazinho foi o financista de campanhas suas e nunca recebeu um muito obrigado.


Data marcada
A largada para a campanha municipal será dada assim que, for cantado o voto do senador que definirá o afastamento da Dilma por 180 dias. Até porque o Michel Temer (PMDB) sentando na cadeira fica até 2018. Até aqui tudo ficou parado na FPA e oposição por conta do impasse.


Adversário do Marcus Alexandre
É a opinião de quem conversa com muita gente, até pela minha profissão. Nas conversas com os mais diversificados segmentos sociais cheguei à opinião de que o seu adversário principal na campanha não serão os seus adversários da oposição, mas o péssimo momento popular do PT.


Virou algo impressionante
Em qualquer roda que se chega e que não tenha um cargo comissionado da prefeitura ou do governo a crítica ao PT é algo unânime. É uma antítese de quando o PT estava no auge, era novidade, onde se chegava era só elogio. Mas é da política, todos sobem, todos desabam.


Aonde chega a irracionalidade humana
Atribuir a morte de crianças na Maternidade “Bárbara Helidora” a uma suposta maldição da escultura em frente à unidade mostra o quanto a religião desvirtua. Pode ter havido erro médico, má atendimento, ou não; mas debitar a uma maldição da peça é de dar dó.


Do zero à preferência, sem dinheiro público
A candidatura da publicitária Charlene Lima (PV) para a prefeitura de Sena Madureira não caiu de pára-quedas e nem foi forjada à custa de recursos públicos. Foi do zero ao nome melhor na pesquisa dentro da FPA à custa do seu próprio esforço. Não há como atacá-la, porque é algo novo e que foge da mesmice política. Por isso é altamente competitiva.


Acertos e proselitismo
O prefeito de Tarauacá, Rodrigo Damasceno, anunciou algumas medidas para conter a crise econômica que atingiu a prefeitura do município. É um misto de medidas sérias, mas nem tanto impactantes na economia municipal, e uma de proselitismo político, daquelas que só costumam ocorrer em ano eleitoral. São medidas positivas a redução dos valores pagos aos cargos de confiança, a redução do número de funcionários terceirizados e revisões de contratos de prestação de serviço. Mas, o fecho do pacote é um ato estilo Sucupira, apenas para projetor a imagem de um gestor com desprendimento: doar mensalmente 2,4 mil reais do seu salário como médico do Estado à prefeitura. Ele faz o que quer com o seu dinheiro, mas não queira com isso dizer que o valor vai colaborar para recuperar as finanças municipais. Não vai. Serve até como gozação.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.