Menu

Após denuncia do ac24horas, TFD transfere criança que pode morrer com doença no coração

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

20160421064512-768x1024A criança de quatro meses que corre risco de morte após ter sido diagnosticada com a cardiopatia, uma doença que causa má formação do coração, foi transferida para Rio Branco, na madrugada desta terça-feira, 03. Ela vive em Cruzeiro do Sul, com os pais, onde não há especialistas na área e o Tratamento Fora de Domicílio (TFD) estava demorando para emitir as passagens aéreas.


Na últimas semanas, ac24horas relatou, ao menos duas vezes, o caso da criança. O caso era tão complicado que nem o Ministério Público Estadual (MPE), que foi acionado pelos familiares, conseguiu resolver o problema e viabilizar a transferência da criança. A família procurou a reportagem preocupada e temendo a morte da menina.

Publicidade

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) chegou a confirmar um agendamento marcado para esta quarta-feira, dia 04, mas na semana seguinte foi desmentida pela mãe da criança, que procurou o TFD e foi informada que as informações de agendamento eram falsas e que não havia nenhum documento que comprovasse a marcação, nem data prevista para a consulta na Capital.


No MPE, conta a tia, “ligaram na Sesacre e disseram que não tinha nem previsão de quando a gente ia poder ver essa criança viajando. Que talvez em maio isso seria resolvido, mas não podiam confirmar nada, não podiam dar nenhuma esperança desse tipo, porque não dependia deles. A gente só fica apreensivo, só isso”, completa Zilma.


Contudo, uma ligação na noite desta terça-feira garantiu a transferência da criança que, já em Rio Branco, deve ser atendida por especialista do Hospital das Clínicas (HC). A reportagem do portal vai seguir acompanhando o caso.


CASO SEMELHANTE
No última sexta-feira, 16, o pequeno Davi Campos de Souza, de dois meses, morreu na Unidade de Terapia intensiva (UTI) do Hospital da Criança de Goiás. O menino, que estava internado na Maternidade Bárbara Heliodora, esperou por mais de dois meses pela transferência via Tratamento Fora de Domicílio (TFD), da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre). Os pais da criança ficaram desolados com a situação.


No início de abril, após pedido do governo do Acre à Força Aérea Brasileira (FAB), foi possível que o bebê Davi fosse transferido da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal da Maternidade Bárbara Heliodora, via UTI aérea, para Goiânia (GO), onde esteve internado até o dia em que morreu. Davi, que fora diagnosticado com cardiopatia, estava num estado de saúde bastante delicado.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido