Menu

Acre fez primeira cirurgia bariátrica em paciente tetraplégico

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O número de obesos aumenta no mundo a cada dia e a cirurgia bariátrica vem se tornando um importante aliado no tratamento de pacientes com obesidade grau 3. No Acre, não é diferente, segundo estatísticas, existem cerca 8 mil obesos. O Estado já teve em terceiro lugar do país no ranking de obesidade feminina.


Para enfrentar esse problema, o governo criou o Programa de Obesidade e Qualidade de Vida do Hospital das Clínicas de Rio Branco, grupo que entrou para a história com a realização da primeira cirurgia em um paciente tetraplégico, Ivan de Menezes, que está há 30 dias na fase pós cirúrgica – considerada a mais difícil do tratamento.

Publicidade

55b5dd7a-2a95-4782-991a-19610a43dacb

Ivan Menezes está na fase do pós-operatório

Não foi possível a reportagem falar com Ivan, e nem precisou, os colegas do grupo, Ex-obesos, que tem 900 pessoas cadastradas em uma conta de whatsapp, fizeram questão de falar sobre a cirurgia de sucesso realizada com Ivan e o novo momento que o tratamento da obesidade atravessa.


“O importante frisar é que agora tanto o Ivan como nós passamos a ter um acompanhamento pós-cirúrgico de um especialista como o Dr. Thiago Batista que, a qualquer hora do dia ou da noite, atende aos nossos questionamentos”, disse o paciente Lucas Montysuma.


Há 8 meses, Montysuma pesava 160 quilos. Com 100 quilos hoje, o paciente deixou de ser incomodado por comentários preconceituosos e desenvolve uma startup team que vai possibilitar a contratação de garçom para festa sem que o cliente saia de sua casa. Autoestima elevada? “Elevadíssima, graças ao Dr. Thiago muita gente está mudando de vida”, acrescentou.


Thiago Batista é formado em cirurgia-geral com especialidade pela Universidade Federal de Minas Gerais em aparelho digestivo. Natural de Manaus (AM), ele vem para Rio Branco uma vez por mês, especificamente para realizar a cirurgia bariátrica em pacientes que passam por uma verdadeira triagem através de uma equipe multidisciplinar na Fundação Hospitalar do Acre.


Entre 2015 e abril deste ano, segundo o especialista, 70 cirurgias bariátricas foram realizadas com sucesso pela equipe. 240 pacientes estão na fila de espera. O Acre é um dos seis estados brasileiros em que esse tipo de intervenção é oferecido pelo sistema público.


Em entrevista ao ac24horas, Thiago afirmou que o trabalho feito pela equipe do Hospital das Clinicas permite que se mantenham as condições favoráveis de um paciente até ele chegar a cirurgia, uma vez que a balança não é o único indicativo.


“A obesidade apresenta uma série de outras complicações, além do excesso de peso tem ainda doenças cardíacas, hipertensão e diabetes, é preciso controlar tudo isso, ver o lado psicológico, até que o paciente chegue ao quadro cirúrgico”, explicou.


2b97c127-33e8-4d35-9641-9103370d7d20

Dr. Thiago Martins é considerado o pai dos obesos no Acre

Ainda de acordo Thiago, a média de IMC do grupo que ele vem tratando no Acre há cerca de um ano é de 40. Esse é o índice de Massa Corporal (IMC), calculado dividindo-se o peso (em quilos) pelo quadrado da altura (em metros) fundamental para indicar o tratamento correto. A obesidade já foi considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a epidemia global do século XXI.

Publicidade

“A cirurgia é o último caso”, acrescentou o médico


O acompanhamento pós-cirúrgico e o que Thiago chamou de grupo multidisciplinar completo com todos os profissionais até nutricionista “é o que se pode caracterizar como novo nessa fase de gestão da obesidade no estado”.


89411886-508f-4fdb-a0ad-14628ae985dcSolteira, mãe de dois filhos, Cleude Bezerra é exemplo desse sucesso no tratamento bariátrico. Ela contou que chegou ao grupo sem vontade de fazer nada, desestimulada e com baixa estima, principalmente, por causa do preconceito que enfrentou durante anos trabalhando com recepcionista em uma boate.


“Um dia eu disse para um senhor que me chamou de gorda que eu poderia me tratar e emagrecer, mas ele, nunca poderia mudar a sua feiura, foi ai que criei coragem para mudar realmente de vida”, disse Cleude.


Depois de passar 17 dias em dieta líquida, ela já emagreceu 35 quilos em seis meses e está à procura de uma cara metade. “Hoje tenho outra vida”, argumentou. Ela fez parte do encontro do grupo que cresce à cada dia, mas sempre com as orientações do Dr. Thiago, visto por muitos como o pai dos obesos no Acre.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido