Menu

Pesquisar
Close this search box.

​Xapuri: casa de Chico Mendes é restaurada

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Casa de Chico Mendes, em Xapuri (AC), único bem tombado como patrimônio cultural nacional no estado, está recebendo reforço na sua preservação e conservação. A casa representa o local onde o líder seringueiro viveu os últimos anos de sua vida e foi assassinado em retaliação à sua luta em favor do modo de vida das populações da floresta. A obra, aprovada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), deve ser concluída no final do mês de maio.


A casa foi tomada pelas águas durante a maior enchente registrada no Acre entre fevereiro e março do ano passado e devastou Xapuri. Todos os objetos tanto da Casa de Chico Mendes quanto do Centro de Memória Chico Mendes foram retirados e não sofreram danificações. O projeto já havia sido contratado pelo Iphan há dois anos, mas teve que ser adiado por causa da enchente.

Anúncios


Com as obras, a Casa de Chico Mendes recebe reforço estrutural dos pilares e amarrações nas junções da estrutura, para que no caso de eventuais novas enchentes sua estabilidade esteja garantida. Também será feita a microdrenagem ao redor da edificação para minimizar os efeitos da umidade sobre os pilares de madeira. As partes da edificação que estão com danos irreversíveis terão a madeira substituída ou complementada com enxerto ou preenchimento.


Quanto à proteção da área, o perímetro de entorno compreende parte das ruas Dr. Batista de Morais, Pio Nazário, Deocleciano Lago, Benjamin Constant e Major Salinas, com alguns de seus lotes adjacentes. Os critérios que passam a valer dependem da localização específica de cada intervenção. As regras podem incluir manutenção da pavimentação característica das vias carroçáveis em tijolos cerâmicos, controle para a colocação de elementos de infraestrutura, paisagismo, sinalização ou equipamentos diversos, controle na supressão da arborização, limite de altura máximo para edificações variando entre 4,30m ou 8m, dependendo do setor, e recuos obrigatórios, além de restrições específicas para equipamentos publicitários.


O restauro visa garantir a preservação da visibilidade da casa de Chico Mendes, desobstruindo as visadas preferenciais. Transformada em “museu”, a Casa de Chico Mendes, como é conhecida, guarda acervo de seus objetos pessoais, entre eles a cadeira onde ele morreu por um tiro de espingarda.​


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido