Menu

Pesquisar
Close this search box.

Uma pá de cal na credibilidade da “Cidade do Povo”

Com a prisão de quatro dos principais assessores da Secretaria de Habitação, o sistema de escolha de quem vai ocupar casas na “Cidade do Povo” ganhou uma pá de cal na sua credibilidade. O sistema de seleção ficou todo sob suspeita. Não dá mais para saber quem recebeu a casa por mérito ou através da malandragem que existia de compra e venda não tão clandestina. Conheço o secretário Jamil Asfury (foto) e tenho certeza que é de uma seriedade extrema. Foi quem primeiro denunciou a fradude. Mas a sua situação no cargo ficou muito difícil e abalada, porque os presos são os auxiliares da sua mais estrita confiança, como o diretor social Marcos Huck e o diretor executivo Daniel Gomes, que já eram seus assessores desde que quando era deputado estadual. A coluna tem informação que a maracutaia envolve mais de sessenta residências. Deve ter muito mais. Todo o cadastro tem que ser revisado. Todos que ganharam casas devem ter suas condições sociais investigadas, porque ninguém está fora de suspeita de ter se beneficiado das armações. Ou se faz uma auditoria em todos os contratos ou vai permanecer a imagem de que só ganhou imóvel na “Cidade do Povo” quem comprou ou recebeu de mimo como o caso de amantes e babás. A imagem do programa habitacional, belo e bem intencionado, foi para o lixo na opinião pública.


Não tira a beleza do projeto
A bandalheira da compra e venda de casas na “Cidade do Povo” está provada. Tanto que a cúpula de assessores da Secretaria de Habitação está presa. É uma pena! Foi um programa conseguido com muito esforço e tocado com muito carinho pelo governador Tião Viana, que não podia adivinhar o festival de traquinagens na distribuição das casas


Uma imobiliária na SHEAB
O que funcionava na verdade dentro da Secretaria de Habitação era uma verdadeira imobiliária, em que quem tivesse dinheiro comprava uma casa. O esquema é de muito tempo e pode ir bem mais de 1 milhão de reais ganhos pelos corretores públicos(sic) na patuscada.


Meu camaro amarelo
A deputada Eliane Sinhasique (PMDB) defendeu ontem que se ofereça aos presos o benefício da “Delação Premiada”. Cita que o desvirtuamento do programa Cidade do Povo chegou a tal ponto de ser ver um caríssimo carro Camaro na garagem de uma casa e camionetes em outras.


Jamil Asfury fica
A secretária de Comunicação do governo, Andrea Zilio, disse ao blog que o secretário de Habitação, Jamil Asfury, não vai ser afastado, mas os seus assessores serão demitidos e os envolvidos do quadro da SEHAB, responderão processos administrativos e perderão os cargos.


 


Polícia Federal no caso
Deputados da oposição vão pedir que a PF e o MPF entrem no caso já que na construção de casas na “Cidade do Povo” foi aplicada verba federal. Ainda esta semana estarão entrando com um pedido para que a investigação aconteça também pelo âmbito federal.


Que é isso, Eliane?
A deputada Eliane Sinhasique (PMDB) defende que o prefeito de Senador Guiomard, James Gomes, contrate as candidatas aprovadas para merendeira sem apresentação de exames de saúde, que ficariam para depois. Um absurdo! E se a aprovada tiver doença transmissível?


Estava no edital
Estava no Edital que os candidatos aprovados teriam que se submeter aos exames médicos tradicionais para assumir o cargo. Ninguém pode alegar que foi surpreendido. Se a Secretaria de Saúde é morosa na realização dos exames pedidos é outra conversa. Sem coitadinho.


Calo na língua
O secretário de Saúde, Gemil Junior, deve estar com raiva do deputado Raimundinho da Saúde (PTN). Só pode ser. O parlamentar está com calo na língua de tanto pedir que compre material básico para o departamento de próteses. Isso é porque é da base do governo, avalie se ele fosse oposição! O prestígio do Raimundinho com o Gemil está lá embaixo.


Tudo nos conformes
O deputado Josa da Farmácia (PTN) diz que a situação de sua candidatura a prefeito de Cruzeiro do Sul está resolvida. Mas fique sabendo que será com a cara feia do PT do município, que nunca o quis como candidato, e ele sabe, porque é um fato público. Não é Itamar de Sá?


Fato normal e legal
Não vou bajular ninguém dizendo que o impeachment da Dilma é “golpe”. Isso fica para a turma de jornalistas da fila do gargarejo do governo. Está amparado na Constituição Federal, o processo foi normatizado pelo STF. O resto é o chamado “choro do surubim” e fantasia.


Pegando no contexto
Quando publiquei que o senador Jorge Viana (PT) aderiu ao “Fora, Dilma!” é porque defendeu a tese de novas eleições. E isso só pode acontecer com a Dilma fora do poder. Foi uma interpretação pessoal, não veio da boca do senador. Mas, minha interpretação é correta.


Mais de um trilhão de reais
A corte dos EUA pode condenar o Brasil a pagar mais de 1 trilhão de reais (é isso mesmo) aos investidores americanos que tinham ações da Petrobrás. Foi divulgado ontem. Ainda tem gente que consegue defender a presidente Dilma, com a cara mais natural do mundo?


Gastar dinheiro e não resolver nada
Até os deputados da base do governo admitem que a BR-364 pode fechar. BR não, um ramal mal conservado. O deputado Jonas Lima (PT) está propondo que uma caravana de políticos vá até Brasília ver se consegue verba para o DNIT recuperar a estrada. Não iam resolver nada.


Últimos dias
No Palácio do Planalto está tudo parado. A Dilma está contando os dias e as horas para deixar a presidência. Ministro nenhum tem autonomia para liberar nada. Enquanto a situação do impeachment não for resolvida o governo federal continuará paralisado.


Eber Machado
As opiniões dos jornalistas ontem na Assembléia Legislativa eram unânimes de que se o deputado Eber Machado (PSDC) voltar de malas e cuias para a FPA, antes encerre a carreira.


Se verdadeiro, vai se complicar
A ser verdadeira a acusação do deputado Nelson Sales (PV) que o prefeito de Sena Madureira, Mano Rufino (PSB) recebe os valores consignados em folha e não os repassa ao banco, poderá se complicar na justiça federal. Denúncia neste sentido já foi protocolada.


Vão eleger o rocha senador?
Já fizeram o Major Wherles Rocha (PSDB) deputado estadual com sua prisão, por comandar um protesto de policiais. Fizeram uma campanha de desmoralização e lhe elegeram deputado federal. E ao o promoverem com faixas com seu nome pela cidade, o PT o elegerá senador.


Que coisa mais amadora!
O PT não pode dar um presente maior ao deputado federal Werles Rocha (PSDB) do que ficar espalhando faixas de protesto contra sua posição a favor do impeachment da Dilma. Tudo que ele quer é reforçar a sua imagem de ser um dos maiores opositores do PT. Não entenderam?


Vai ganhar uma estátua
Não tinha conseguido encontrar ninguém que não situasse Rio Branco como vivendo um de seus maiores quadros de violência. Encontrei ontem, o deputado Heitor Junior (PDT), fazendo a defesa, logo ele que teve familiares vítimas dos assaltantes de residência. Na política é um erro para agradar, querer esconder algo que a população está vendo diariamente.


Pior não poderá ficar
Até a Dilma está convicta que será afastada pelo Senado por 180 dias. A torcida agora da cúpula nacional do PT é que Michel Temer fracasse. Pior do que está não poderá ficar, no máximo pode empatar. E se fizer melhor nestes 180 dias a Dilma pode arrumar a mala.


É vergonhoso
O STF acatou novas investigações contra o presidente da Câmara Federal, deputado federal Eduardo Cunha (PMDB). As suas estripulias se avolumam. É uma vergonha para o país que um cidadão como o Cunha continue no cargo e ainda apoiado por parlamentares da oposição.


São 10 anos
Uma coisa vai acontecer com a posse do Michel Temer (PMDB) na presidência da República, a queda na renda de milhares ocupantes de cargos de confiança, ocupados por petistas. Tem gente que não deve estar conseguindo dormir, perder o emprego neste mar de desemprego é de lascar.


A coisa corria frouxa
A única dedução a que se pode chegar nesta questão da “Cidade do Povo” é que a Secretaria de Habitação é uma casa de mãe Joana, tudo corria solto e sem o mínimo controle.


Não vão convencer
Podem fazer campanha, esclarecer, dar versões, mas ninguém vai convencer os milhares de inscritos no programa “Cidade do Povo” de que só não receberam suas casas porque não pagaram. Este pensamento, nesta altura do escândalo, já polarizou. Virilizou na internet.


Posição do JV
“A história ainda vai registrar que esse golpe que não se sustenta nem jurídica e nem politicamente. O fato é que estou convencido de que a narrativa deste golpe vai se materializar também no Senado, onde o Relator do impeachment é do PSDB, ou seja, relatório conhecido… Acredito que o futuro governo Michel Temer e Cunha será um desastre para democracia brasileira e penso que pode agravar a crise econômica e política que vivemos. Diante dessa verdadeira ameaça ao povo brasileiro é que entendo que uma das últimas saídas para pacificar o país seriam nova eleição. E isso só viria com um pacto ou entendimento nacional, ou com o povo na rua”. A posição acima é do senador Jorge Viana (PT), um petista que respeito. Aliás, um dos poucos por quem tenho respeito, que se registre minha posição.


 


 


 


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.