Menu

Pesquisar
Close this search box.

Pedala, Roubinho

Por Luiz Calixto
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A constituição é uma mãe para presidentes e governadores.


Como não são ordenadores de despesas, ou seja, como não assinam autorizações  de pagamentos e nem  homologam licitações, é quase impossível  flagrá-los em  atos de improbidade administrativa, nome técnico e bonito  daquilo  que  povo chama singelamente de roubo.

Anúncios


Presidente e governadores  só respondem pessoalmente  por crimes contra a lei orçamentária, que se configura  quando gastam além do valor previsto sem a devida autorização legislativa. Por essa razão podem até roubar um galinheiro inteiro, mas dificilmente a justiça os pegará com uma penosa debaixo do braço para provar o delito.


Aqui no Acre não faltam exemplos  de governadores que enriqueceram  no poder e, no entanto,  sãos fichas limpas.


As pedaladas atribuídas a Dilma são apenas o meio de enquadrá-la no crime pelo qual a constituição permite que ela seja indiciada.


De fato, o que motiva o apoio popular ao impeachment é  corrupção, a degradação moral e ética do governo petista e  a crise decorrente dos desmandos que levou o Brasil pro brejo.


Estivesse  o pais crescendo, com preços controlados e boas taxas de emprego, toda essa  roubalheira passaria despercebida.


A cidadania só leva multidões  para manifestações  quando o sapato aperta, o emprego some e o arroz e o feijão encarecem.


Em épocas de vacas gordas qualquer  presidente ou governador pode transformar o orçamento numa Caloi e pedalar à vontade.


Tanto isso é verdadeiro que se contará nos dedos de uma mão  quantos deles  já  responderam por essa infração. Pedalada fiscal é crime de menor potencial ofensivo  diante do estrago que a quadrilha fez no Brasil.


Apenas os petistas e os abirobados da cabeça acreditam que Lula e Dilma Rousssef, para alegarem inocência,  não sentiam o cheiro da podridão que exalava dos subterrâneos de seus governos.


E  muita grana envolvida.  Não se trata de casos isolados entre um agente público corrupto e um corruptor.  A ladroagem petista virou um caso de estado, uma forma de financiamento para se perpetuar no poder.


A saída do PT  humilhado pela porta dos fundos é ruim para a política, pois a maioria da população  povo passará a medir todos pela mesma régua e a porta para o surgimento dos falsos salvadores da pátria ficará escancarada.


*Calixto é servidor público e ex-deputado estadual.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido