Menu

Catedral Nossa Senhora de Nazaré fica lotada na missa de corpo presente

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Foi com muita emoção que centenas de fiéis se despediram neste sábado, 09, do padre Paolino Baldassari. A missa de corpo presente aconteceu na Catedral Nossa Senhora de Nazaré, em Rio Branco (AC), e contou com a presença de membros do clero, além de amigos e fiéis. Diversas autoridades também prestigiaram a cerimonia fúnebre do líder religioso.


90e316b5-8809-401a-8d29-2adbfef90262

Foto: Sergio Vale/Secom

Publicidade

No momento destinado à meditação da palavra, o Frei Charliêr, fez um breve relato sobre a vida de Paolino, destacando a importância das ações dele em vida. “Ele era um homem consagrado a Deus e a Nossa Senhora. Um presbítero que acolheu o comando do ministério. Se tornou filho de nossa província. Sentiremos falta, tanta falta do seu afeto. Sentiremos falta do seu sorriso e do seu consolo”, disse o padre.


Ainda segundo o religioso, “para nós, hoje, é um dia de separação, de profunda tristeza. Foram noventa anos de vida consumada com amor, misericórdia e caridade. Foram 66 anos de vida missionária, 60 anos de caminhada na Amazônia. Ele foi um bom pastor que deu a vida pelas ovelhas. Ele se tornou um referencia. Ele não tinha fingimentos, mas era sincero ao Senhor”, completou Frei Charliêr, emocionado.


5a00dbe7-f0cb-46de-bd5f-37f4c9b9b683

Foto: João Renato Jácome

Para Tarcilene Brana, que trabalhou com o padre Paolino nos últimos anos, o líder religioso “é o nosso exemplo de vida. Ele nos deixa, mas mantem em nos um exemplo de vida a ser seguido. Ele vai permanecer vivo em nossas mentes, em nossos corações por toda a vida”, diz a colaboradora da Paróquia de Sena Madureira (AC), cidade onde residia o padre.


Em entrevista à imprensa, após a missa, o governador Sebastião Viana, um dos políticos mais próximos de Baldassari, afirmou que Paolino era “um grande amigo de todas as horas” e que “Paulino traduz o sentimento de cristão pleno”. Ainda segundo o chefe do Executivo, “a madre Teresa de Calcutá uma vez disse que ‘mais valem as mãos que ajudam do que os lábios que rezam’, e o padre Paolino não só exercia a misericórdia todos os dias com suas mãos, como era um homem de profundas orações”, falou o governador.


O corpo do padre segue neste sábado para Vale do Iaco, onde, em Sena Madureira, um novo velório seguirá até a segunda-feira, 11, quando ocorrerá o enterro. Baldassari estava internado há 11 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Huerb, onde inicialmente apresentou problemas cardíacos. Ele passou por uma cirurgia, mas devido ao quadro, acabou morrendo.


Paolino dedicou 60 anos de vida à obra missionaria cristã no estado. Inicialmente, o líder religioso atuou em Brasileia (AC), passando tempos depois a ministrar o Evangelho de Cristo aos ribeirinhos e moradores da zona urbana de Sena Madureira (AC).


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido