Menu

Creche Top em Xapuri passa dificuldades por falta de parceiros

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Fátima Almeida


Quase ninguém sabe que em Xapuri, terra de Chico Mendes,existe uma creche top implantada por um casal de italianos, na década passada e que funciona muito bem, ainda hoje, sob os cuidados da Congregação Servas de Maria e com apoio da pessoa do Governador Tião Vianna.

Publicidade

e670d255-b351-4e03-94d6-8a97932fa005


A Creche, Centro de Educação Infantil, atende 186 crianças entre um ano e oito meses a quatro anos numa antiga escola que passou por reforma e adaptações. Ali, as crianças não ficam simplesmente reunidas num espaço para passar o dia com atividades lúdicas e merenda escolar. Através de metodologias e teorias pedagógicas como a de Montessori, as crianças são estimuladas a desenvolver suas habilidades, através de rodízio nas salas destinadas à psicomotricidade, à manipulação, sala de vídeo, etc… existindo ainda aquela destinada a descanso, ou dormitório.


A peculiaridade dos artefatos utilizados para a aprendizagem é que foram trazidos da Itália, parte e outros fabricados por jovens marceneiros sob orientação de Arialdo Dominiani, tipógrafo. As cadeirinhas e carteirinhas são constituídas por um mesmo módulo que pode ser mudado de posição para uma função e outra, uma idade e outra.


Para compreendermos esse caráter inovador, precisamos voltar ao tempo, quando o um jovem casal de italianos, da cidade de Como, Norte da Itália, Clara Debiasi e Arialdo Dominiani, realizaram uma viagem ao Camboja, retornando da mesma impactadoscom o modo como as crianças são maltratadas naquele país. Os dois, quando jovens, fizeram uma viagem de motocicleta, por toda Itália, vivenciando a experiência similar de Che Guevara, pela América Latina, alinhados com o pensamento de esquerda. Donde, o desejo de fazer algo, ou seja, realizar um trabalho que concretizasse seus sonhos para construção de um mundo mais justo socialmente. E escolheram o Brasil.


6a82288a-e023-4ba9-86cb-80e85ff749b1


O casal Clara e Arialdo procuraram informações sobre projetos apoiados pela Itália no Brasil,viajando em seguida, para conhecê-los, na periferia de Curitiba e em Xapuri, escolhendo este município porque observaram que nesta cidade já existia um galpão e uma escola, com máquinas e equipamentos trazidos por uma associação da Itália mas que não estavam funcionando. Arialdo Domininani, além de tipógrafo, era também marceneiro.


Por outro lado, contataram com a irmã Ignês Gambin, da congregação Servas de Maria, ativista social, há décadas atuando junto às pessoas carentes do Município de Xapuri, e que sonhava com uma creche. Voltaram à Itália para organizar tudo e vieram para Xapuri, onde passaram no ano de 2002, aprendendo a falar o nosso idioma em meio aos preparativos.


f0ba0311-c4ef-4d65-9a25-4f6bf6744627


Ajudaram a formar a Cooperativa de jovens marceneiros, mesmo porque era necessário existir uma pessoa jurídica para captação de recursos junto à agencia italiana. “Região Lombardia”. Desse modo, fizeram reforma da escola, capacitaram professoras indicadas pela irmã Ignês Gambin,e também as auxiliares de limpeza consideradas educadoras indiretas. Ao todo, as 12 pessoas que passaram a trabalhar na creche receberam pagamento em forma de bolsas, pelo projeto.


Todo esse processo de preparação durou seis meses. Em junho de 2003 a creche começou a funcionar com 70 crianças, a princípio oriundas dos bairros mais carentes, sendo que hoje em dia, são de famílias de todas as camadas sociais.

Publicidade

Passados alguns anos, um clima de fofoca e maus juízos rodearam os italianos, Em declaração feita a esta repórter, Clara Debiase( está no facebook) disse que ela e seu marido, Arialdo, ficaram muito indignados porque trabalharam quatro anos de trabalho sem receber salário, vivendo de suas próprias economias, já que receberam apenas as passagens, pelo projeto, enquanto “fofocavam” que eles estariam “roubando” dinheiro do projeto. Na verdade eles apenas impediam que a associação de marceneiros desviasse recursos de uma finalidade para outra. Um ex-prefeito de Xapuri, Júlio Barbosa, por trás dessa trama de fofocas para afetar o casal, os ameaçou de conseguir junto ao Governador Binho Marques que os expulsasse do país. Ela disse que foram tratados como se fossem terroristas. E que voltaram para a Itália muito indignados. Na época, nervosos, não conseguiram falar com o governador.


Em seguida, os aliados de Júlio Barbosa expulsaram também a irmã Ignês Gambin, colaboradora do casal de italianos no projeto, da diretoria da Associação de Marceneiros, hoje Pólo Moveleiro. Mas passaram a responsabilidade da creche para ela, alegando não terem interesse.


Clara Debiasi e Arialdo Dominiani retornaram à Itália, ela ao seu emprego na prefeitura de Como, de onde estava afastada sem ônus e ele, a sua nova firma de publicações. Em fins de 2011 estiveram em Xapuri para visitar a irmã Ignes, a creche, professoras e amigas. Na ocasião, Arialdo deu assessoria a uma OnG peruana, na cidade de Cimbote, ensinando jovens a usar máquinas de impressão tipográfica. Mas ArialdoDominiani adoeceu de súbito e veio afalecer dois meses depois, em sua casa, no dia 31 de janeiro de 2012.


Atualmente, a creche permanece em funcionamento graçasao empenho das irmãs Servas de Maria, com apoio pessoal do Governador Tião Vianna, que envia recursos para pagamento das funcionárias da creche, afora Merenda Escolar e material de consumo, isso porque a educação na primeira infância não é competência do Estado e sim do Município, neste caso, ausente.Uma horta, no local, contribui para acrescentar a alimentação das crianças, porque as irmãs vendem hortaliças, além de inseri-las no cardápio.


A creche poderá enfrentar sérias dificuldades, ao final do mandato do Governador Tião Vianna, caso o próximo governador não possuasensibilidade como ele. O atual Prefeito, do PSDB, não demonstra interesse em ajudar, e nenhum vereador visitou o local, que é um marco histórico em matéria de aprendizagem na primeira infância, em todo o Acre!


É comum, em noventa por cento dos casos, políticos exercerem seus mandatos voltados para seus próprios fins, desinteressados do que se passa em outros planos da sociedade, como a educação, a cultura, a segurança e até mesmo a saúde pública.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido