Menu

Pesquisar
Close this search box.

Irailton Lima explica sobre desligamento da Secretaria de Saúde

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O desligamento do secretário-adjunto de Gestão e Planejamento da Saúde do Acre, Irailton Lima, que estava no cargo há mais de quatro anos, foi esclarecido pelo gestor nesta terça-feira, 05. Detentor de uma das funções mais cobiçadas do governo estadual, Lima deve conduzir, a partir de agora, apenas a articulação com as entidades ligadas à pasta, como sindicatos e conselhos de classe.


Na manhã de terça, o ac24horas noticiou, com detalhes, como seria feita a mudança na pasta. No lugar dele entrará Rui Arruda, que até a semana passada rubricava como gerente regional da operadora Vivo no Acre. Segundo Irailton, o desligamento não ocorrerá por falta de competência para gerir o setor, mas por uma questão politico-administrativa já conversada desde o ano passado com o governador Sebastião Viana, e o então secretário Armando Melo.

Anúncios


LEIA MAIS: Irailton Lima perde o comando da Secretaria-Adjunta de Saúde


“A Sesacre precisa de alguém que se dedique exclusivamente ao trabalho técnico. Estamos hoje em fase de orientação do Plano Estadual de Saúde, além de outros projetos, como a programação anual, ou mesmo os relatórios quadrimestrais. Isso tudo requer uma dedicação muito grande. Aliar isso à articulação que eu vinha fazendo é uma responsabilidade muito grande”, justifica o secretário.


A entrada de Rui para o comando da secretaria-adjunta é para viabilizar melhor o planejamento técnico. Irailton acredita que assim será possível manter de forma mais contínua as articulações que a Sesacre vem fazendo junto às entidades de classe, fortalecendo inclusive as negociações.


Segundo Irailton, “não dá para conduzir as duas coisas [política e gestão]. Eu preciso me dedicar a uma delas, e nesse momento minha maior atribuição será com essas instituição políticas”, comenta ao dizer que hoje, após sua passagem pela Saúde, é possível ver uma “melhor gestão de serviços”, o que deve aparecer “nos próximos anos de forma mais efetiva à população”, completa.


CONTEXTO


Há alguns dias, a Assessoria do órgão negou as informações, destacando que esse tipo de mudança só ocorre por determinação do governador Sebastião Viana. Já nesta terça-feira, confirmou as mudanças. Mas alterações de comando vão desde altos cargos até setores estratégicos das unidades de saúde, geridas pela Sesacre.


Tudo começou com no Centro de Hemoterapia (Hemoacre), com alterações na área de Administração. Logo depois vieram mudanças no Hospital de Urgência e Emergência (Huerb) [por duas vezes], modificando setores como as diretorias Geral e de Assistência, chegando ainda no Laboratório Central (Lacen), com a alteração da gerência de Assistência à Saúde. Tudo isso, aliás, no mesmo dia, ainda em fevereiro.


Naquele mês, quando a poeira ainda nem havia baixado, mais mudanças: Sebastião nomeou Gemil de Abreu Júnior para o posto que até então era ocupado por Armando Melo, a época secretário de Estado de Saúde. Abreu era diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Após deixar a função, Armando voltou a atuar como procurador de Estado. Atualmente está em Brasília (DF), colaborando com o Escritório da PGE na Capital Federal.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido