Menu

O candidato a vice do PT em Rio Branco deverá ser indicado pelo PSB

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

julinho_01A tendência é o PC do B perder o posto de vice na disputa de Rio Branco. As minhas fontes garantem que tem um nome que já desponta como provável companheiro de Marcus Alexandre (PT) na chapa majoritária que tentará a reeleição. Trata-se do Dr. Julinho (PSB), marido da chefe de gabinete do governador Tião Viana (PT), Márcia Regina (PV). A informação tem lógica. Primeiro que no momento o PSB é o segundo partido da FPA com maior representatividade parlamentar. A própria secretária Márcia Regina sempre foi cogitada nas recentes disputas eleitorais. Dr. Julinho, que tem uma ligação política forte com a ex-senadora Marina Silva (Rede), não imigrou para o novo partido. Ele, inclusive, era suplente da ex-senadora acreana no seu primeiro mandato entre 1994 a 2002. Dr. Julinho chegou a assumir o cargo de senador por cinco meses no ano 2000. É um nome leve que não deverá provocar resistências entre os outros partidos da FPA da Capital.


Confirmação 

Publicidade

Uma outra fonte fidedigna me confirmou a tendência do Dr. Julinho ser o candidato a vice. Segundo essa fonte, há pouco caiu a ficha que o momento politico brasileiro não é adequado para uma chapa pura, PT/PT. Os cardeais do PT nem mesmo levavam em conta as eleições municipais da Capital de 2016. Consideravam a fatura ganha e só estavam preocupados com 2018. Isso mudou.


Resta saber…


O PC do B que sempre foi muito fiel ao PT e não deverá entregar o lugar na chapa majoritária sem resistência. Muitas manobras para manter o atual vice, Márcio Batista (PC do B), ainda deverão ocorrer nos bastidores. Mas a fatura parece perdida.


Reação


Em 2012, quando a então deputada federal Perpétua Almeida (PC do B) queria ser a candidata a prefeita de Rio Branco, os comunistas se conformaram logo. Não houve retaliações e o partido entrou na campanha de Marcus Alexandre. Será que a história se repetirá?


Toma lá, dá cá


Se a tendência do PSB assumir o lugar de vice na chapa de Rio Branco se confirmar o partido poderá abrir mão de candidaturas no interior. Mas a tentativa de reeleição do atual prefeito de Sena Madureira, Mano Rufino (PSB), será mantida, mesmo com outras candidaturas da FPA.


A esperança é a última que morre


Segundo um importante interlocutor do PSB, Mano tem conseguido recuperar espaço político com mudanças na sua administração. A direção do PSB acredita que pelo fato de estar no cargo é um forte candidato. Apostam na divisão entre as candidaturas de oposição.


Mudando de time

Publicidade

O ex-vereador Erivélton Soares que seria o nome do deputado estadual Manoel Moraes (PSB) na disputa da prefeitura de Xapuri já se bandeou para o PMDB. O ex-prefeito Bira Vasconcelos (PT) deverá ser o candidato da FPA no município.


Apoio luxuoso


Segundo as minhas fontes, Érivelton poderá ter o apoio, inclusive, do atual prefeito Marcinho Miranda (PSDB) que não deverá tentar a reeleição. Resta saber se esse apoio soma ou atrapalha já que a gestão de Marcinho “não anda bem das pernas”.


Volta à estaca zero


Também me chegam informações de que o senador Sérgio Petecão (PSD) poderá voltar atrás e apoiar a candidatura de Eliane Sinhasique (PMDB), em Rio Branco. O candidato ideal de Petecão era Márcio Bittar (PSDB) que reafirmou não desejar entrar na disputa. Isso muda tudo.


Contra- ataque


O PSDB de Cruzeiro do Sul tem conseguido tirar alguns filiados do PP do senador Gladson Cameli (PP). Inclusive, o atual vereador Aldemar, irá se filiar com os tucanos. Ele vai entrar na campanha de Henrique Afonso (PSDB) para a prefeitura do município.


Missão árdua 


Mesmo tirando oito pré-candidatos do PP a vereadores o PSDB não terá uma missão fácil em Cruzeiro do Sul. Quem já viu o atual prefeito Vagner Sales (PMDB) numa campanha eleitoral sabe que ele não entra para brincar.


Acordo “bichado” 


Havia um acordo político, em Feijó, para que Pelé Campos (PMDB) apoiasse a tentativa de Kiefer (PP) se tornar deputado estadual. Em troca, Kiefer apoiaria Pelé para a prefeitura do município em 2016. Apesar de várias testemunhas terem presenciado a negociação, em 2014, Kiefer deverá ser candidato em 2016.


Amigos e “adversários”


Kiefer e Pelé Campos sempre foram amigos. Mas com a decisão de Kiefer entrar no jogo Pelé já avisou que também será candidato. O perigo é os dois “morrerem abraçados” com uma derrota para o candidato do PT, que deverá ser o atual prefeito Merla Albuquerque (PT).


Fora do páreo


Mais um prefeito do Acre que não tentará a reeleição será Everaldo Gomes (PMDB) de Brasiléia. O partido, leia-se Aldemir Lopes (PMDB), o convenceu a abrir mão da disputa e apoiar outro nome indicado pelo partido. O que não significa que esse nome será necessariamente do PMDB.


Votos acreanos pelo desembarque do PMDB


Se depender dos dois membros acreanos do Diretório Nacional, o PMDB irá desembarcar da aliança no plano federal com o PT. O deputado federal Flaviano Melo (PMDB) e a estadual Eliane Sinhasique já declararam que votarão pelo fim da aliança.


Saída do PMDB poderá decretar o fim do Governo de Dilma Rousseff 


O assunto político da semana que começa é a reunião do Diretório Nacional do PMDB, na próxima terça-feira, 29, em Brasília. Os votos dos 161 peemedebistas representantes de 27 estados brasileiros deverá decidir pelo desembarque do partido do Governo da presidente Dilma do PT. Essa decisão, que parece cristalizada, praticamente decretará o fim dos 13 anos de reinado do PT no plano federal. A saída do PMDB deverá arrastar outros partidos da base governista, entre eles o PSD e o PP. Dilma ficará isolada. Sem uma base consistente para apoiar os projetos do seu governo no Congresso Nacional. Pior ainda é a perspectiva de não ter os 171 votos de deputados federais para escapar do impeachment no plenário da Câmara. A não ser que aconteça uma reviravolta ou um fato político surpreendente, o que estamos assistindo são os últimos estertores da gestão do PT. O roteiro estará traçado a partir dessa reunião do PMDB.


 


 


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido