Menu

Pesquisar
Close this search box.

Médico urologista do Distrito Federal realiza cirurgias gratuitas em crianças do Acre

Mãe e filha esperaram cirurgia urológica por quase dois anos | Foto: Arison Jardim/Secom
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Um médico do Distrito Federal está no Acre, onde realiza, no Hospital das Clínicas, desde a última quinta-feira, dia 24, mutirão de cirurgias, gratuitamente. Hélio Filho é urologista do Hospital de Base do DF desde 1988, e foi convidado para vir ao Acre por uma das médicas urologistas de Rio Branco (AC). A ação segue até o sábado, dia 26.


Mãe e filha esperaram cirurgia urológica por quase dois anos | Foto: Arison Jardim/Secom

Mãe e filha esperaram cirurgia urológica por quase dois anos | Foto: Arison Jardim/Secom

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), o profissional deve prover mais de 10 procedimentos cirúrgicos em crianças, formadores de demanda reprimida ainda existente no HC da capital acreana. “Essas crianças, se não forem atendidas, iriam perder o rim ou ir para o transplante renal, correndo risco de vida”, explica Fernanda Lage, cirurgiã pediátrica do Hospital da Criança da capital.

Anúncios


Deucimar Menezes, de Cruzeiro do Sul (AC), mostrou-se feliz com a ação do governo do Acre. A filha dela, Antônia Clara, nasceu com má formação do trato urinário, há um ano e quatro meses. Elas são exemplos claros da demorada espera a que pacientes são expostos no sistema público de saúde do Acre.


A história da criança foi contada numa reportagem da Agência de Notícias. Segundo o portal, foram quase dois anos de espera até que, nesta quinta-feira, a mãe desabafou dizendo: “Minha filha é tudo! Quero que ela tenha uma vida feliz, e isso vai acontecer com a ajuda dos médicos”. Antes, ao falar com o pai da criança ao telefone, ela comentou que a filha estaria “renascendo”.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido