Menu

Pesquisar
Close this search box.

Jovens adventistas promovem feira de saúde na capital

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Nos últimos anos houve um aumento significativo no número de pessoas portadoras de doenças crônicas, como hipertensão arterial, obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, doenças osteomusculares, câncer e transtornos mentais. O principal fator que contribui para o surgimento dessas doenças é o estilo de vida inadequado. Com o objetivo de alertar a sociedade sobre esses problemas os jovens da Igreja Adventista do Sétimo Dia promoverão no dia 19 de março uma Feira de Saúde. O evento acontecerá na Praça Plácido de Castro as 8h30.


“Nossa proposta é beneficiar a população e ajudá-la a adotar um estilo de vida saudável, melhorando a saúde e reduzindo a demanda de consultas médicas, medicamentos, internações e outros gastos com saúde”, comenta o pastor responsável pelo jovens adventistas no Acre e Rondônia, Marcello Cutrim.

Anúncios


A feira de saúde surgiu para estimular e ajudar as pessoas a terem mais saúde adotando hábitos saudáveis. “Estamos nos baseando em oito princípios básicos que podem ajudar pessoas de todas as idades. São eles: nutrição saudável, exercício físico, água, luz solar, qualidade de vida, ar puro, descanso e confiança em Deus”, explica a coordenadora do evento no Acre e enfermeira, Ortência Oliveira.


O evento será organizado por uma equipe multidisciplinar de profissionais de saúde e leigos, todos voluntários, sem fins lucrativos. Em cada estande, os participantes terão a oportunidade de realizar testes simples de saúde totalmente gratuito, como: teste de glicemia, pressão arterial, fluxo pulmonar, aptidão física e um cálculo computadorizado da idade biológica. O circuito de testes termina com um breve aconselhamento individual com um profissional de saúde.


Vida por Vidas


A partir de uma iniciativa voluntária promovida pelos Jovens Adventistas, em 2005, nasceu o Projeto com a proposta de contribuir com os hemocentros através do incentivo à doação de sangue durante o período da Páscoa. Este teria sido apenas mais um movimento de compromisso social, no entanto o Projeto atraiu a atenção da mídia em diversas regiões por onde ocorreram as doações, inclusive pelo fato de os bancos de sangue terem atingido seus limites de estoque. Tudo isso contribuiu para que o Projeto fosse conhecido e reconhecido, através da capacidade de mobilização. Desde então, o Projeto Vida por Vidas acontece anualmente.


Como parte das ações da feira de saúde o ônibus do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) estará presente também para coletar sangue de antigos e novos doadores. Para ser doador, a pessoa deve estar saudável, ter idade entre 16 e 69 anos e peso acima de 50 quilos. Para ser doador a pessoa precisa apresentar documento com foto durante a doação.


O doador não pode está em jejum, ter ingerido alimentos gordurosos antes da doação e precisa fazer repouso mínimo de seis horas na noite anterior à doação.


Data: 19 de Março de 2015


Horário: 8h30 às13h


Local: Praça do Palácio, av. Getúlio Vargas em Rio Branco-AC


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido