Menu

Pesquisar
Close this search box.

Empresário que forneceu os peixes do sítio de Lula é o mesmo que criou o Complexo Peixes da Amazônia no Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Ray Melo, com informações de O Antagonista e Agência de Notícias do Acre


brum_02O idealizador do projeto de piscicultura implantado no Acre pelo governador Sebastião Viana (PT), fundador Projeto Pacu em nível nacional e fornecedor dos peixes para o lago da Granja do Torto, o sul-mato-grossense Jaime André Brum, que teria morado pelo perídio de dois anos no Estado para instalar o Complexo Industrial Peixes da Amazônia SA, é apontado pelo portal O Antagonista – como o doador dos peixes do lago do sítio de Atibaia, que vem sendo investigado por supostamente pertencer ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT.


Segundo o portal de notícias, Brum também teve participação direta na escolha da propriedade. Em entrevista exclusiva a O Antagonista, o piscicultor confirmou a doação de exemplares de “dourados” para o lago do sítio Santa Bárbara. “Eu fiz doação de dourados, coisa pequena, de mil reais.” Brum disse que a doação foi para Fernando Bittar e repetiu a versão de que a propriedade pertence ao sócio de Lulinha. “Conheço o Fernando há anos. Falou que estava comprando o sítio e queria minha opinião. Ele queria um sítio para lazer.”

Anúncios


Fontes de O Antagonista dizem, porém, que Brum foi quem encontrou o imóvel para Lula, a pedido de Marisa Letícia. O piscicultor é velho amigo de ambas as famílias e também doou os peixes dos lagos do Palácio da Alvorada e da Granja do Torto – onde Lula costumava pescar. Brum também é muito ligado a Sebastião Viana e desenvolveu no Acre o complexo de piscicultura administrado pela empresa Peixes da Amazônia, que recebeu investimento do BNDES, destaca uma matéria publicada em O Antagonista, nesta terça-feira (8).


Brum_01


Segundo reportagem publicada na Agência de Notícias do Acre, órgão de notícias estatal, o governador Sebastião Viana acatou o aconselhamento técnico de Jaime Brum, “que resultou no formato de um complexo industrial que têm essas três unidades que são as mais importantes. O Estado nunca fugiu da recomendação técnica e nunca fugiu do planejamento que não foi feito só pela nossa empresa, mas, também, pela Fundação Getúlio Vargas. O Acre é um dos poucos estados do Brasil que tem uma piscicultura realmente ordenada hoje”, diz Brum.


As ligações de empresários contratados pelo governo do Acre com políticos em nível nacional, pode revelar que os projetos desenvolvidos pelos governos petistas estariam conectados em diversos pontos, inclusive na questão do suposto lobby do ex-presidente Lula, que também indicou o empresário Paulo Santoyo, para instalar a Dom Porquito no Alto Acre. Lula participou da inauguração de todas as etapas do projeto de piscicultura e implantação do complexo e abate o industrialização de carne de porco no Estado.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido