Menu

Marcus Viana e Márcio Batista inauguram Centro de Educação Infantil no bairro Cabreúva para 220 crianças

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

“Após três anos de intenso trabalho, 2016 é o ano da educação infantil em Rio Branco. Chegou a hora de colher os resultados”. A declaração do secretário de Educação e vice-prefeito Márcio Batista durante a inauguração do Centro de Educação Infantil Maria Silvestre de França, no Residencial Cabreúva, dão o tom das ações deste ano na educação da primeira infância na capital do Acre. Desde que assumiu a gestão, o prefeito Marcus Alexandre ampliou os recursos para a educação para além do percentual obrigatório, de 25%, e imprimiu um novo ritmo na Secretaria Municipal de Educação (SEME) de modo que os principais indicadores de ensino, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) alcançasse valores que fizeram de Rio Branco referência nacional em educação infantil.


6433ac49-06ca-4a6c-9a49-575f304aa70d

Publicidade

A creche do Cabreúva foi inaugurada nesta segunda-feira, 22, em cerimônia bastante prestigiada que contou com as presenças do Líder do Governo na Assembleia Legislativa, Daniel Zen; do secretário de Estado da Educação, Marco Brandão; dos vereadores Gabriel Forneck, Líder do Prefeito na Câmara Municipal; Roselane Sports, Rose Costa, Graça da Baixada, Professor Roger, Ismael Muniz, Fernando Martins, Antônio Morais e Raimundo Vaz; lideranças comunitárias de vários bairros; os deputados Raimundinho da Saúde e Jonas Lima.


O líder do Governo na ALEAC saudou a ousadia do prefeito e do secretário de Educação de Rio Branco, lembrando que a política vigente no município contraria fortemente a tendência de cortes e contenção de despesas mesmo em áreas vitais da gestão. Semelhante raciocínio foi proposto pelo presidente da Associação de Moradores do Residencial Cabreúva, Francisco Laudemir, e pelo Professor Roger: mesmo enfrentando uma crise sem precedentes, a Prefeitura ampliou consideravelmente o repasse à educação -e, ao contrário do que ocorre em muitos municípios, em Rio Branco abrem-se cada vez mais novas escolas para oportunizar educação de qualidade a todos, mas principalmente àqueles que mais precisam.


14934033-ec49-465f-881d-1059a8e08ee0


A creche do Cabreúva é a quarta unidade educativa entregue à comunidade na gestão do prefeito Marcus Alexandre e atenderá 220 crianças com creche e pré-escola. As obras foram executadas com recursos de R$ R$ 1.824.558,03 do Tesouro Municipal e do Programa Brasil Carinhoso, do Governo Federal. O projeto segue o padrão estabelecido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e Ministério da Educação.


O secretário estadual de Educação, Marco Brandão, que representou o governador Tião Viana na cerimônia, também ressaltou o esforço do município em assegurar educação de qualidade. “Vocês tem sido incansáveis em garantir as coisas boas para Rio Branco”, disse Brandão.


Marcus Viana agradece a todos que ajudaram na obra

da2625b1-6624-43f3-b8a5-c90ff14017de


“Hoje o nosso sentimento é de gratidão a todo mundo que ajudou”, disse o prefeito ao nominar cada um dos agentes que participaram do projeto e do desafio de entregar a creche no começo do ano letivo. De outro lado, destacaram o prefeito e o secretário de Educação, tão importante quanto o espaço adequado é poder contar com bons educadores nas unidades. Com a construção das novas creches é necessário aumentar investimentos em recursos humanos. Para iniciar o ano letivo de 2016 foram contratados 243 novos professores. Antes de ir pra sala de aula, os educadores passam por capacitação que visa preparar para a atuação em conformidade com a proposta pedagógica da rede municipal. Um trabalho realizado pela equipe de Educação Infantil e diretoria de Ensino da SEME.


O Centro de Educação Infantil Maria Silvestre França conta com dez salas de aula, parquinho, sala de informática. Além da unidade do Cabreúva, outras três, a Carandá, também na Baixada, a do residencial Rosa Linda e a do Aroeira no Calafate serão entregues no mês de março, com 220 vagas cada uma. Serão ao todo 3.456 novas vagas. E outras seis unidades em construção serão entregues ao longo do ano. O objetivo é cumprir a meta estabelecida no Plano de Governo do prefeito Marcus Alexandre de criar 5 mil vagas de creche em Rio Branco.


Matrícula não para de crescer

A SEME recebeu o sistema educacional em 2013 com 19,6 mil crianças matriculadas na capital e esse número está perto dos 25.000 estudantes em 2015. Como já afirmou outras vezes, educação é prioridade para Marcus Alexandre e, nesse contexto, as escolas têm de ser de alta qualidade. A criança e os trabalhadores devem poder contar com equipamentos de primeira linha para desenvolver o estudo e trabalho. Assim é a creche do Cabreúva. O espaço contempla ambientes como berçário, fraldário, solário e sala de repouso. O local tem ainda refeitório, sala de aula, de leitura, de multiuso, de informática, anfiteatro, playground e estacionamento. O setor administrativo possui recepção, sala dos professores, secretaria com almoxarifado e diretoria; haverá também banheiros adaptados para os alunos com deficiência, com chuveiros e escovódromo e banheiros só para funcionários, com chuveiro e vestiário. Na área de serviços a creche possui lavanderia, despensas e cozinha com buffet.


Priorizando o conforto das crianças

Em todas as unidades educativas da rede municipal os referenciais são criteriosamente observados. A construção do espaço físico obedece a projeto padrão que prioriza conforto e segurança das crianças a serem atendidas. Todo o trabalho, da obra à montagem e funcionamento do espaço é acompanhado pela Prefeitura e equipes de gestão e recursos da Secretaria Municipal de Educação.

Publicidade

A Educação Infantil deve obedecer critérios previstos nos Referenciais Curriculares propostos pelo Ministério da Educação e Cultura para a primeira infância. O ambiente deve respeitar e atender as necessidades da criança. A proposta pedagógica para a faixa etária dos 2 aos 5 anos também é diferenciada. “Eu moro aqui perto e acompanhei com ansiedade a obra, não via a hora que fosse inaugurada. Ficou muito boa mesmo”, disse dona Arlene da Silva Gomes, que conseguiu vaga para seus três filhos: Jonas, de cinco anos; Isaías, de 2; e Isabela (2).


O programa Brasil Carinhoso, principal financiador das creches, foi lançado pela presidente Dilma Rousseff em maio de 2012. A creche do Residencial Cabreúva é mais uma das unidades que a Prefeitura construiu ou está construindo em Rio Branco para as crianças de 2 a 3 e de 4 a 5 anos.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido