Menu

Pesquisar
Close this search box.

Gemil mal assumiu e já prometeu zerar as filas de atendimento

Para um grumete na política, não está decepcionando
O deputado federal Léo de Brito (PT), para um novato na política e num clima de efervescência na Câmara Federal, tem ficado acima da média de seus colegas da FPA. Pelo que se vê do noticiário nacional sempre está presente nos debates sobre o impeachment, da cassação do presidente Eduardo Cunha, só para citar dois fatos relevantes em discussão. Além de que passou o recesso se reunindo com segmentos sociais para colher demandas. Sobre suas posições na defesa do PT é mais do que natural, estranho seria estar em coro com a oposição. Na política tem que se ter lado.


Quem não tem tamareiras não promete tâmaras
O ditado acima é libanês. Mas, não deve ser de conhecimento do novo secretário de Saúde, Gemil Junior, de descendência libanesa. Chegou na pasta prometendo o que não poderá cumprir: acabar com as filas de atendimento nos hospitais e PS. No máximo, pode minorar. Quem não tem tamareiras não promete tâmaras.


Não conheço um
Com mais de quatro décadas de jornalismo vi todos os governos prometerem zerar as filas de exames, de cirurgias, de atendimento nos hospitais, e todos fracassaram. Isso não passa unicamente pela decisão do gestor, mas pela estrutura do sistema e de profissionais. O Gemil vai aprender isso.


Não foi por falta de gestão
A Saúde não atingiu o ideal com o secretário de Saúde, Armando Melo, mas não foi por falta de uma boa gestão, mas porque a crise econômica que é nacional e regional não lhe permitiu. Tanto é que foi elogiado ontem na Aleac, por deputados da oposição e da base do governo.


Até faria sentido
Até endossaria o coro com o deputado Ghelen Diniz (PP) que o secretário de Habitação, Jamil Asfury, deveria ser afastado do cargo até a apuração das denúncias de vendas de casas da “Cidade do Povo”, se o esquema tivesse surgido na sua gestão, mas remonta ao ano de 2013.


Vamos aguardar o tiroteio
O deputado Ghelen Diniz (PP) promete um tiroteio feroz com denúncias que diz possuir sobre a venda de casas da “Cidade do Povo”, para questionar o secretário Jamil Asfury na próxima semana, quando será inquirido na Aleac. Será interessante aguardar a promessa de tiroteio.


O jogo é político
O deputado Jenilson Lopes (PCdoB) parece viver de utopia. Defende que as eleições municipais não sejam “partidarizadas” em cima da crise econômica, porque a dificuldade será também de quem se eleger. A eleição não é para a vaga do Dalai-Lama, mas para prefeitos e vereadores.


O sistema é bruto, deputado jenilson
Os atuais prefeitos têm sim que ser cobrados, criticados, questionados, inclusive se apontar os responsáveis pela recessão econômica em que se encontram o Brasil, os Estados e Municípios. Quem está no poder tem que apanhar para comer sabão e para saber que sabão não se come.


Não se estabelece
Os prefeitos que rebatam as críticas dos adversários, que mostrem suas realizações, o que  pretendem realizar se reeleitos: campanha política é para esclarecimentos ao eleitor. E sem o debate duro e claro não se justifica ter campanha. Quem não tem competência não se estabelece. Uma máxima popular que também se aplica à política.


Tem tudo para se sair bem
O novo diretor do DETRAN, Pedro Longo, tem tudo para fazer um bom trabalho, até pelo seu conhecimento das leis, por ser um ex-Juiz de Direito, e ajudado pelo seu modo afável no tratar com as pessoas. Considero-me bem informado. Não ouço ninguém falando mal do seu caráter.


Satélite do PT
O PDT virou hoje um satélite do PT. Um exemplo: a nomeação para a presidência do diretório municipal do Chicão Brígido. O Chicão é hoje uma espécie de eminência parda do petismo, não tem identidade pedetista, sendo um assessor de confiança do prefeito Marcus Alexandre.


Um carão que funcionou
O presidente regional do PDT, Luiz Tchê, depois que ouviu de própria voz do governador Tião Viana que não confiava nele, tem feito de tudo para mostrar fidelidade extrema ao PT, aposentou aquela figura aguerrida e independente que sempre mostrou ao longo da carreira.


A esposa, a concubina de luxo e a amante pobre
Ao ver o PSB emplacar mais uma secretaria com a nomeação do Gemil Junior para a Saúde, o presidente do PHS, Manoel Roque, não resistiu e ligou para fazer o comentário: “o PCdoB é a esposa do PT, o PSB a concubina de luxo e os partidos nanicos são as putas ralés”.


Cena da pindaíba
No tocante do PHS, o presidente Manoel Roque parece ter razão. A foto estampada ontem do café da manhã do partido mostrava duas caixinhas com leite e três com suco, nem café com leite, mortadela e tampouco pães. É de fato um café oferecido por uma puta ralé do PT.


Conversas avançadas
Quem tem nova conversa programada com os dirigentes do PR é o candidato a prefeito Eber Machado (PSDC). O presidente municipal do PR, Carlos Beirute, também candidato à PMRB, achou boa a primeira conversa. Se o PSDC se aliar ao PR, a coligação fica com cinco partidos.


Boatos ao vento
O ex-deputado federal Márcio Bittar (PSDB) considerou como um boato sem fundamento, a notícia de que a sua mulher Márcia Bittar poderia ser candidata a vereadora de Rio Branco.


Fora da PMRB e perto do bocalon
Sobre a sucessão municipal, Márcio Bittar diz que foi novamente procurado pela direção do PSDB para que fosse candidato a prefeito de Rio Branco, mas descartou. Bittar defende que os tucanos façam uma aliança com o DEM para apoiar a candidatura de Tião Bocalon (DEM).


Uma previsão
Acha que o fato do Tião Bocalon ter sido candidato várias vezes e não se eleger pode acabar motivando o eleitor votar nele para a prefeitura de Rio Branco, prevê Márcio Bittar (PSDB).


Hipótese que não acredita
Pincelando sobre a eleição de 2018, Márcio Bittar (PSDB) disse não crer que o senador Gladson Cameli (PP) dispute o governo. Ressaltou que, a permanecer a candidatura de Aécio Neves como favorito para a Presidência da República, ele disputará o governo independente de tudo.


Não esperou o convite
O senador Jorge Viana não esperou o convite do seu partido e abriu a série de reuniões com os partidos da Frente Popular. Jorge se preocupa com a situação de desconforto popular do PT.


Ninguém colocou a faca no pescoço
O presidente do PDT, Luiz Tchê, anda reclamando que o senador Gladson Cameli (PP) está cooptando o candidato a prefeito de Tarauacá pelo PDT, Chico Batista. Se a cooptação for aceita deve-se culpar o próprio Chico, ninguém lhe colocou a faca no pescoço para mudar.


Direito assegurado
Não entra em discussão se está ou não fazendo um bom mandato. O fato é que a sucessão em Brasiléia passa pelo prefeito Everaldo Gomes, só abre de disputar a reeleição se quiser. O Everaldo pode até não ter votos para se reeleger, mas tem a máquina da prefeitura.


Voltando às origens
O ex-deputado Walter Prado deve filiar-se ao PP, onde começou a carreira política, para disputar uma vaga de vereador de Rio Branco. Prado acha que como vereador pode dar uma contribuição para a cidade.


Primeiro o hospital, Antonio Pedro!
O deputado Antonio Pedro (DEM) cobra da Secretaria de Saúde a contratação urgente de um fonoaudiólogo para atender em Xapuri. Só se for debaixo das mangueiras, a alagação levou o hospital e os atendimentos médicos são feitos hoje num Posto de Saúde.


Experiência profissional
O deputado Jenilson Lopes (PCdoB), que é médico, considera que o novo secretário de Saúde, Gemil Junior, não terá vida fácil no cargo, devido á crise econômica. O Jenilson é um aliado que não varre as dificuldades para debaixo do tapete. Não adianta escamotear a crise.


Nunca vai zerar
Outro deputado da base do governo que usou da sinceridade na tribuna da Aleac, ao dizer que mesmo o governador Tião Viana já tendo entregado 10 mil casas, ainda assim não vai conseguir zerar as inscrições para novas unidades. Nem o Tião e nem outro governador, poderá o deputado Daniel Zen (PT).


Balsa para que te quero balsa
Os deputados Antonio Pedro (DEM) e Manoel Moraes (PSB) parece que desistiram de clamar pela ponte sobre o rio Acre unindo o bairro Sibéria ao centro de Xapuri. Andam defendendo que a balsa que faz a travessia dos moradores seja mantida e em regime de plantão.


Nome em alta
A candidata a prefeita do Bujari, Zilmar Rocha (PP), aparece sempre na ponta em todas as pesquisas. Terá uma bela bandeira para a sua campanha: a péssima gestão do prefeito Tonheiro (PT).


Todas estão indicando
As últimas pesquisas internas de partidos que disputam a eleição de prefeito de Senador Guiomard continuam a indicar André Maia (PSD) bem na frente e distante em segundo lugar, o vereador Ney do Miltão (PRB). É bom sempre lembrar que a campanha nem começou.


Bela homenagem
Foi uma bela e comovente a homenagem do bloco “Urubu Cheiroso” ao Abelardo Bebel, o eterno mestre de bateria da agremiação, que partiu para o outro plano sem avisar ninguém. O samba tendo como tema a sua figura brincalhona, foi outra peça belíssima. Bebel deve ter assistido tudo de cima ao lado de Deus, comandando a bateria do céu com sua batuta.


A crise como protagonista
Nesta eleição para eleger prefeitos e vereadores não só estará na pauta dos debates a plataforma dos candidatos, mas também um novo protagonista: a crise econômica que tomou conta dos governos estaduais e municipais. A crise começa afetando o custo da campanha, que deverá baixar, os empresários acreanos em sua esmagadora maioria estão em dificuldade financeira e deles não esperem doações polpudas. Doações por empresas estão proibidas. Em suma: a crise será protagonista dos debates. Em tese favorece os candidatos da oposição, com menos recursos e com um tema forte para atacar os que estão no poder. No Acre, o PT deverá enfrentar uma das eleições mais duras desde a fundação da FPA, fato reconhecido publicamente por suas lideranças. Será uma campanha curta, pé no chão, e mais interessante.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.