Menu

Acre é o oitavo estado do Brasil em incidência de dengue

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Dados do Ministério da Saúde revelam que até as três primeiras semanas de 2016, o Acre ocupava o oitavo lugar no ranking dos estados com maior incidência de dengue para cada 100 mil habitantes.


Conforme o levantamento são 53,40 casos em cada 100 mil habitantes no estado. Embora seja alta a incidência, ano passado no mesmo período, o Acre ocupava o primeiro lugar da lista com 217, 5. Hoje, o primeiro do triste ranking é o estado do Mato Grosso do Sul com 114, 80 casos da doença em cada 100 mil habitantes

Publicidade

O levantamento revela ainda que o Acre registrou 429 notificações até a terceira semana de janeiro e nesse ranking é o 18º estado do Brasil. Em janeiro de 2015, apenas nas três primeiras semanas, foram mais de 1,7 mil notificações.


Reportagem publicada pelo jornal Folha de São Paulo revelou que até a terceira semana de janeiro deste ano, o número de casos notificados de dengue disparou e já chega a 73 mil registros no país –um aumento de 48% em relação ao mesmo período do ano passado, quando havia 49 mil casos.


Ao todo, 15 Estados tiveram aumento nos casos de dengue nos primeiros 20 dias de 2016 em comparação ao mesmo período de 2015, ano em que foi registrada a pior epidemia da doença no país.


Os dados, que fazem parte de novo balanço do Ministério da Saúde, reforçam a avaliação de que a dengue têm preocupado mais cedo a cada ano.


Historicamente, o auge dos casos de dengue ocorre próximo a abril. No último ano, porém, o aumento começou a ser registrado desde outubro –e disparou nos primeiros dias deste ano. Os casos são informados ao Ministério da Saúde por municípios e Estados, após atendimento de pacientes nas unidades de saúde. A doença é diagnosticada por exames clínicos.


Na semana passada por causa do vírus zika, da chikungunya e da dengue, o governador Sebastião Viana decretou estado de emergência no Acre e espera receber ajuda federal para combater o mosquito Aedes aegypti.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido