Menu

Prefeito do Bujari, Tonheiro é o único a não prestar contas ao TCE

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Cada coisa ao seu tempo
O presidente do PT, Ermício Sena, negou ontem à coluna que exista um desprestígio ao senador Jorge Viana (PT), no tocante à sua não participação nos debates iniciais para as escolhas dos candidatos a prefeito. Uma reunião está acertada com o senador para adequar a sua agenda no Senado com a agenda política das sucessões municipais, citou. Sena vê como sendo da maior importância a participação de Jorge Viana e considerou natural que a direção petista tenha dado carta branca ao governador Tião Viana para ser o comandante do processo sucessório. As relações do Jorge com o partido são as mais afinadas possíveis, garantiu o presidente à coluna.


Um lado muito positivo
O presidente do PT, Ermício Sena, tem um lado positivo que não se pode deixar de reconhecer, sabe dialogar. Recebe críticas sem ficar trombudo, contesta, enfim, sabe jogar o jogo democrático. O Ermício é um petista do bem. E cumpre o papel que é para cumprir.


Deu mais tempero
A possível escolha do médico Jean Aléssio como o nome do PT para disputar a prefeitura de Xapuri deu mais tempero no debate. O deputado Manoel Moraes (PSB) acha que a escolha petista fortalece o candidato do PSB, Elivelton Soares, já que Jean começará do zero.


Pesquisa tem de decidir
Manoel Moraes (PSB), que praticamente tinha recolhido a candidatura de Elivelton Soares (PSB) para a prefeitura de Xapuri, considera que o candidato petista Jean Aléssio, por não ser político não terá tempo para projetar seu nome, e por isso o PSB entrou de novo na disputa.


Melhor situado
O PSDB, que resolveu ter candidato próprio para a prefeitura de Rio Branco, entre os nomes postos até o momento como postulantes, o mais encorpado politicamente é o de Francineudo Costa (PSDB). A não ser que apareça um novo nome, é provável que venha ser o candidato.


Tião bocalon encolhe
Com a decisão do PSDB de ter um nome próprio para a prefeitura da Capital, quem encolhe com isso é o candidato Tião Bocalon (DEM), que via na aliança uma chance de ter mais tempo na televisão e um maior número de candidatos a vereador. Fica numa situação incômoda.


Ou se une ou perde
O deputado Ghelen Diniz (PP) é muito pragmático sobre a eleição para prefeito de Sena Madureira: “ou a oposição entra com uma única candidatura ou não elege o prefeito”.


Candidatura murcha
Na avaliação do deputado Ghelen Diniz (PP), a ex-deputada Toinha Vieira (PSDB) não levará avante a sua candidatura a prefeita por não ter uma chapa completa de candidatos a vereador. “Como é que vai disputar a eleição, com três candidatos? Não elegerá nenhum”, prevê.


Cada dia mais complicado
O prefeito do Bujari, Tonheiro (PT), consegue se enredar na própria teia, foi o único a não apresentar a sua prestação de contas no TCE, o que deixa ainda mais grave a sua situação. Além disso, dificilmente, deixará de ser cassado pela Câmara Municipal, onde corre uma CPI.


Longo e tedioso
Exatas 2 horas e 10 minutos demorou a leitura da peça de prestação de contas do governo, lida ontem na Aleac pela Procuradora Maria Lídia. Longa e tedioso, a leitura só conseguiu despertar bocejos e impaciência dos presentes. Saiu todo mundo reclamando. Faltou concisão.


Cientificamente provado
Foi provado que, um discurso ou a leitura de um documento que passe dos 7 minutos, a platéia perde o interesse do que está sendo exposto. Quando mais uma leitura de mais de 2 horas. Não tem quem não boceje. Ontem, se tivesse uma rede todo mundo dormiria.


Alta tecnologia
A mesa diretora da Aleac contratou uma aparelhagem de ponta para a retransmissão das sessões pelo canal do Legislativo. Ao ponto da empresa contratada fazer questão de gerir.


 Muito folclore e tolice
Em que o Poder Legislativo foi diminuído sem a presença do governador Tião Viana, na leitura da mensagem do governo, ontem na Aleac? A leitura é um ato puramente mecânico, que acontece todos os anos, não necessariamente tem que ter a sua presença. O resto é tolice.


A preocupação deve ser essa
O que alguns deputados da oposição têm que se preocupar é em melhorar a qualidade dos debates para esta segunda legislatura. Há temas muito mais interessantes para merecer a atenção do que o governador Tião Viana estar ou não estar presente numa sessão da Aleac.


Sempre bato na tecla
O que é do homem o bicho não come. Diz o ditado. Sobre um e-mail que chegou defendendo a renúncia da candidatura do Tião Bocalon (PSDB) à PMRB. Ninguém na oposição tem moral para lhe pressionar. É oposição na medula e colocou a cara a tapas com o PT no seu auge.


Questão de fórum pessoal
Não existe argumento para lhe pressionar, ser ou não candidato é questão de fórum pessoal.


Consenso difícil
Uma liderança que conhece a política de Brasiléia comentava ontem que dificilmente o ex-prefeito Aldemir Lopes (PMDB) apoiará a candidatura do vereador Joelso Pontes (PP) se ele não se filiar ao PMDB. Guloso da boca grande, Aldemir quer ter influência no caso de vitória.


Aguardar as pesquisas
A situação política de Brasiléia está muito delicada na oposição e entre os petistas, com fatos que a sua influência só poderá ser mensurada com as próximas rodadas de pesquisas.


Guerra de cobija
Na campanha política acontece algo inusitado em Brasiléia. Tanto a oposição quanto o lado do governo compram horários nas Rádios FMs de Cobija e descascam ataques sujos e sem a preocupação de serem processados, por ocorrer em outro país, e fica o dito pelo não dito.


Melhor posicionado
Com todos os seus escorregões, dos prefeitos que se filiaram ao PR, o prefeito de Epitaciolândia, André Hassem, é o que vejo melhor posicionado para a disputa da reeleição, porque vive e respira política. Entre os seus defeitos não está o de ser um tapado político.


Mexeu com o tabuleiro
Um mérito não se pode tirar nunca da ex-deputada federal Antonia Lúcia (PR), o de não ter medo de se posicionar sobre qualquer assunto político. A sua entrada no PR deu uma bela de uma sacudida no quadro sucessório, que andava meio em banho-maria.


Comunistas de bom gosto
Numa roda ontem na Aleac, o que mais se comentava era o “bom gosto” dos comunistas na escolha de suas assessoras. Tudo top. Citaram o caso do gabinete do deputado Genilson Lopes (PCdoB), do ex-deputado Eduardo Farias (PCdoB) e do Edvaldo Magalhães no DEPASA.


Tudo o que lhe interessa
A turma da oposição não aprende. É divertido ver o caso de Tarauacá, onde a cada dia aparece um novo candidato a prefeito. Uma oposição dividida é tudo o que interessa ao prefeito Rodrigo Damasceno (PT). Com este monte de candidaturas vai nadar de braçada na reeleição.


Melhor posicionadas
A eleição para prefeito de Senador Guiomard vai começar com duas candidaturas melhor posicionadas, a do André Maia (PSD) e a do vereador Ney do Miltão (PRB). O curso da campanha é que vai decidir se manterão a posição ou serão ultrapassados por terceiros.


Vai ter que se afastar
O deputado Josa da Farmácia (PTN) não terá com disputar a eleição para prefeito de Cruzeiro do Sul permanecendo na ativa do mandato, terá que tirar uma licença por 120 dias para entrar na campanha, principalmente, pelo fato de que vai enfrentar uma parada indigesta.


Como é que querem ser reeleitos?
Na sessão de abertura dos trabalhos da Câmara Municipal de Rio Branco, apenas nove vereadores estiveram presentes, o que pegou muito mal. O que muitos estão esquecendo é que estamos num ano eleitoral. Mostrou desinteresse. O que vai contar é o que fizerem daqui em diante. E pelo visto, optaram pela ociosidade.


Uma aula ao idiotismo político
Quem vive a falar bobagem que é de “esquerda” ou de “direita” deveria ler a bela entrevista nas páginas amarelas da VEJA, do sociólogo José de Sousa Martins, que viu nascer e participou da fundação do PT nas pastorais da Igreja Católica e do surgimento de movimentos sociais como o MST. Foi uma das coisas mais lúcidas que já li nos últimos tempos. “Não temos direita e nem esquerda no Brasil. A maioria da população nem sabe o que é isso”, pontua em certo trecho. Considera o PSDB tão social-democrata quanto o PT. Explica a dificuldade da maioria das correntes do PT em não saber conviver com o antagonismo é devido a influência que recebeu da Igreja, com seu dualismo de Deus e Diabo, o bem e o mal. “Se o PT é de esquerda e a esquerda é o PT, qualquer coisa que difira disso é direita, é uma bobagem”, diz em outro trecho. No mais, a entrevista é uma aula de política para quem tem lucidez e deve ser lida inteira. A entrevista não é para ser lida por idiotas radicais que possuem dois neurônios, o Tico e o Teco, em constantes brigas.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.