Menu

Pesquisar
Close this search box.

Sem influência, Jorge Viana foi “abandonado” pelo PT do Acre

No jargão popular se diz que, quando o povo fala ou é ou está para ser. Sempre se comentou que havia “mutreta” na aquisição de unidades da “Cidade do Povo”. Denúncia antiga. Essa investigação comandada pelo secretário de Segurança, Emylson Farias (foto) e revelada ontem provou que, pior ainda: a “mutreta” era comandada por alguns funcionários da Secretaria de Habitação. Traduzindo para o popular: tinha mucura tomando conta do galinheiro. Com a ação do secretário Emylson retorna a credibilidade que a seleção de candidatos daqui para frente será séria. Nas próximas horas deverão acontecer prisões preventivas, isso é necessário para mostrar à opinião pública que não foi uma ação espetaculosa. O que pesa a favor da equipe do secretário Emylson Farias é que trabalha com sistema de inteligência e não mais com o amadorismo antigo.


Ficou sob suspeita
Com a operação, o cadastro atual dos candidatos a uma casa na “Cidade do Povo” está sob suspeição e o secretário de Habitação, Jamil Asfury, tem de mandar fazer um recadastramento para checar se a lista obedeceu a critérios sociais ou para beneficiar os espertalhões.


Nada a esconder
Acho que o governador Tião Viana agiu certo ao mandar dar publicidade ao caso, quando não se tem nada a esconder se age desta maneira. E cada um que pague pelo crime que cometeu.


Honestidade a toda prova
Antes que alguém ouse a colocar o secretário Jamyl Asfuri nesta sujeira quero dar como depoimento que é um cidadão honesto em todos os sentidos. Nunca votei nele, fiz até algumas críticas ao seu trabalho parlamentar, mas quando se trata de honra é inatacável.


Discussão acadêmica
Vou continuar escrevendo “acreano”, não porque é uma defesa das elites, tese tola defendida pelo professor Eduardo Carneiro em recente entrevista. “Acreano” é do povo “Acriano” é do academicismo. Quem quiser escrever com “i” o faça, o resto e uma discussão tosca.


Não espere audiência
Todas as televisões geridas pelo sistema público têm uma audiência que mal chega a um traço. O presidente Ney Amorim (PT) não espere, pois, que a TV Aleac tenha piques de audiência. Mas, a sua idéia de buscar novas ferramentas para divulgar a Casa é extremamente válida.


Divulgação conjunta
O grande diferencial do presidente Ney Amorim (PT) que sempre busca uma divulgação coletiva para a casa e não para uma projeção individual. E é reconhecido pelos demais deputados.


Depois do carnaval
O deputado Luiz Gonzaga (PSDB) deverá entrar com pedido de CPI para investigar as obras da BR-364 e o programa “Ruas do Povo”. Com a saída do deputado Eber Machado (PSDC) da base do governo, a oposição já tem o número de assinaturas para apresentar o documento.


Juridicamente não vai acrescentar nada
A CPI que o deputado Luiz Gonzaga (PSDB) quer apresentar na Aleac não vai acrescentar nada juridicamente. A Justiça Federal já tem um processo em andamento sobre o “Ruas do Povo” e na BR-364, o que tinha de ser apurado já foi pelo TCU. Será uma “CPI da Marola”.


Não tem escapatória
Para um importante membro do governo, o ex-prefeito de Sena Madureira, Nilson Areal, não tem muita saída política e deve apoiar o candidato a prefeito a ser indicado pelo PT. Areal é hoje o representante do DERACRE no município. E não vai deixar o cargo para se rebelar.


Não há válvula de escape
Ou o PT vai para a disputa da prefeitura de Feijó com o ex-prefeito Francimar Fernandes e coloca no jogo um nome altamente competitivo ou o candidato da oposição vai nadar de braçada na eleição. Para o PT não existe outra válvula de escape.


Onde dá votos
A deputada federal Jéssica Sales (PMDB) tem colocado as suas emendas para onde rende votos. Foi o caso da emenda parlamentar para a compra de 50 barcos para escoar a produção agrícola de Cruzeiro do Sul. E coloca agora valores para compra de kits para casas de farinha.


Fica explicado
E assim fica explicado porque o Vagner Sales sempre foi o campeão de votos na zona rural de Cruzeiro do Sul.


Tarefa nada tranqüila
É por causa deste tipo de ação da Jéssica, que tem como cabeça o prefeito Vagner Sales, seu pai, é que não será uma tarefa tranqüila para nenhum de seus adversários derrotar o candidato a prefeito Iderley Cordeiro (PMDB).


Muito poucos
Não meço o trabalho de um deputado por firulas como Indicações, sessões solenes, mas pela sua ação na tribuna, nos debates, e na apresentação de projetos que sejam de interesse social e não apenas para fazer fita. No primeiro período legislativo poucos deputados se destacaram.


Definir de vez
Após o carnaval a cúpula do PT deve definir de vez qual vai ser o seu comportamento na eleição para a prefeitura de Sena Madureira, se fecha com o prefeito Mano Rufino (PSB), em baixa popular, ou com Charlene Lima (PV), melhor situada dentro da FPA.


É bem possível
Na oposição, a candidatura da ex-deputada Toinha Vieira (PSDB) é irremovível. No mais é bem possível que o deputado Ghelen Diniz (PP) acabe apoiando a candidatura do ex-deputado Mazinho Serafim (PMDB) para a prefeitura do município. É o mais inteligente a ser feito


Muito boa para o PT
Na opinião dos petistas, a candidatura do empresário Ailson (DEM) a prefeito de Xapuri é boa para o candidato a ser lançado pelo PT, acham que divide os votos da oposição junto com o prefeito Marcinho Miranda (PSDB). Ailson e Marcinho eram aliados na campanha passada.


Situação difícil
O prefeito do Bujari, Tonheiro (PT), pode não chegar ao fim do mandato, pressionado por uma CPI na Câmara Municipal e pela pressão do SINTEAC, que o denuncia por suposta improbidade administrativa. Se conseguir cumprir o mandato, não escapará dos processos que virão.


Agora é para valer
Chegou o ano eleitoral. Os vereadores terão pouco tempo até outubro para divulgar os seus mandatos. Não pensem que transmissão direta das sessões pela internet é a salvação da lavoura, pouca gente assiste. Não será surpresa se acontecer uma derrota em massa.


Conversa política
Os candidatos à prefeitura de Rio Branco, Carlos Beirute (PR) e Eber Machado (PSDC) estarão reunidos hoje pela manhã para uma discussão sobre a sucessão municipal. O encontro foi provocado por Machado. Não se trata de uma aliança, mas de uma discussão inicial.


Nem existia
A ex-deputada federal Antonia Lúcia (PR) deu vida ao partido depois que assumiu a sua presidência. Antes de sua posse, a sigla não tinha sede e nem vida orgânica nas mãos do ex-presidente Iderley Cordeiro. O PR tem hoje uma sede ampla e equipada com auditório.


É a grande verdade
Quando o deputado Eber Machado (PSDC) se lançou candidato a prefeito de Rio Branco pouca gente acreditou que era para valer. Mas nesta altura ninguém mais duvida ser a sua candidatura uma decisão sem volta. Ganhar ou perder é o eleitor quem decide.


Filme em cartaz
O mais novo filme em cartaz no Cine PT: “O Abandonado”. Tem como principal protagonista o senador Jorge Viana (PT). Conta a história de um importante político que não é chamado pelo presidente do seu partido, Ermício Sena, nem para palpitar sobre a chapa de vereadores de Santa Rosa do Purus.


Atenciosas e competentes
As secretárias de Comunicação do Governo, Andréa Zillo; e da PMRB, Adréia Forneck, podem ser enquadradas como atenciosas e competentes. Fogem do pedantismo. É uma opinião abalizada de quem já ocupou a função com três governadores e três prefeitos de Rio Branco.


Uma eleição interessante
A disputa pela prefeitura de Rio Branco entre o PT e os partidos de oposição na eleição deste ano será bem interessante, porque não fica na mesmice de apenas dois candidatos com potencial. Será uma campanha mais parelha e com a certeza que o segundo turno é certo. Marcus Alexandre é um bom prefeito, mas no pior momento político do seu partido, o PT; e a oposição, que tem Eber Machado (PSDC), Carlos Beirute (PR), Eliane Sinhasique (PMDB) e Tião Bocalon (DEM), terão a bandeira da fragilidade petista para explorar. Por isso será uma eleição atrativa. E que se escolha o melhor para a cidade.


 


 


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.