Menu

Carlos Beirute está com a sua candidatura posta a prefeito de Rio Branco

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Jovialidade, humor e de bem com a vida
A fantasia da primeira-dama Marlúcia Cândido de Mulher-Gato puxada por uma fina corrente na coleira pelo governador Tio Viana, fantasiado de roqueiro dos anos 70, foi a atração da noite do Carnaval Solidário. Nem as redes sociais, que costumam ser cruéis com o Tião, em ampla maioria aprovaram. Juntou humor e jovialidade, um casal de bem com a vida. Nem só de gabinete vive um governador, também tem direito a momentos de lazer. Ou não?


Carlos Beirute
O médico Carlos Beirute (PR) está com a sua candidatura posta a prefeito de Rio Branco, não tem acordo para retirar nem com o PT e nem com a oposição. É o que garante o secretário-geral do PR, Paulo Ximenes, para quem, Beirute é a melhor entre as alternativas para a PMRB.


Não é questão fechada
Para os aliados do senador Sérgio Petecão (PSD), existe uma decisão de se coligar com o PMDB para disputar a prefeitura da Capital, mas não uma imposição para que a vice da deputada Eliane Sinhasique (PMDB) seja Marfisa Petecão (PSD). Ela é um nome para discussão, explicam.


Podem esquecer
“Não passa de sonho”. Assim reagiu o deputado Eber Machado (PSDC) sobre a possibilidade da retirada do seu nome para uma candidatura única a prefeito de Rio Branco. “Quem defende a tese tem de entender que somos uma alternativa à oposição tradicional e ao PT”, justifica.


Chapa pronta
Eber Machado argumenta para sustentar que sua candidatura não tem volta, já ter completa a sua chapa de candidatos a vereador e estar em campanha nos bairros e zona rural, e tem conversa aberta com o SOLIDARIEDADE e com o PSOL, para a formação de uma coligação.


Preocupado com a casa do vizinho
O prefeito André Hassem (PR), comete um erro de estratégia ao ficar investindo em lideranças políticas em Xapuri, com vistas a 2018. Tem que se preocupar primeiro em ser reeleito, porque os seus adversários em Epitaciolândia, não são bois mortos, como possa estar imaginando.


Olhando para o senado
O prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales, vai tratar a sua sucessão como algo decisivo para o seu futuro político. Se conseguir eleger para sucedê-lo o ex-deputado federal Iderley Cordeiro (PMDB) será candidato a senador em 2018, tem deixado claro nas suas conversas políticas.


Como poucas vezes
O deputado federal Flaviano Melo (PMDB) tem mostrado um entusiasmo juvenil, quando trata sobre a candidatura da deputada Eliane Sinhasique (PMDB) a prefeita, a qual considera como uma das mais promissoras no atual quadro da oposição e com uma alta competitividade.


Pode diminuir o entusiasmo
Em relação a uma possível candidatura única da oposição para a disputa da prefeitura da Capital, o deputado federal Flaviano Melo (PMDB) pode diminuir o seu entusiasmo.


Verdureiro era presidente
Um amigo de longas datas elogiava numa roda, entre os atributos positivos do prefeito de Capixaba, Vareda (PR), o de “acordar cedo”. Pode ser um ato saudável. Sem influência na gestão. Se madrugar fosse importante na política, verdureiro era presidente da República.


As uvas são verdes
O presidente do PMDB, Michel Temmer, tramou o quanto pode pelo impeachment da Dilma, sonhando assumir. Como o movimento murchou agora é contra. Este é o velho PMDB que conheço, navega sempre a favor da maré, naquela máxima: se existe governo, sou a favor.


Não sei se fará, mas seria uma mostra
Não teria grandes impactos na redução da folha salarial como alguns imaginam, mas neste momento de crise econômica seria emblemático para a opinião pública o governador Tião Viana reduzir os cargos de confiança no Estado, para servir como exemplo de austeridade.


Polo aglutinador
O ex-prefeito de Plácido de Castro, Luiz Pereira, figura até hoje querida na região, é um dos nomes mais falados para ser o vice do prefeito Roney Firmino (PR) na disputa da reeleição, o que pode dar mais simpatia e votos à chapa.


Forçando a barra
O ex-prefeito de Porto Acre, Zé Maria (PT), que o próprio partido reconhece não ter sido um bom gestor insiste ser novamente candidato a prefeito, o que quebraria um acordo avalizado pelo governador Tião Viana de que o candidato da FPA seja o Bené Damasaceno (PROS).


Não bom exemplo
Ter dois candidatos a prefeito dentro da FPA, na situação política de Porto Acre, é como abrir a porta para o candidato adversário assumir a cadeira de prefeito, porque divide os votos.


Triturado no moedor
Caso o ex-deputado Bené Damasceno (PROS), não consiga ser o candidato único da FPA de Porto Acre, ele passará a ser um candidato dele mesmo e será triturado. Com a FPA rachada, o caminho da vitória do candidato Daniel Nogueira (PP) ficará sem obstáculos.


Não é grande coisa
O PR conseguiu uma proeza, reunir em um metro quadrado do partido os considerados  prefeitos mais fracos desta atual gestão. Salva-se o André Hassem. Não duvido de nada em eleição, mas acho difícil a reeleição da maioria, pelo alto desgaste popular.


Ganhar é outra história
Conseguir filiar prefeitos em baixa na opinião pública não é uma missão difícil, mas difícil será a reeleição desta turma pelo desgaste popular e por 2016 continuar sendo um ano no qual não se pode esperar o aumento dos repasses do FPM.


Caminho definido
Parece caminho definido que o PSDB e o DEM vão estar coligados na eleição municipal deste ano em Rio Branco, com os tucanos indicando o vice do Tião Bocalon (DEM), que quebra o esforço da busca de uma candidatura única da oposição para a PMRB.


Foi o golpe fatal
A desistência da professora Socorro Nery (PSDB) de ser candidata a prefeita foi uma espécie de golpe fatal nas intenções dos tucanos terem uma candidatura própria à PMRB. A partir daí bateu o desinteresse e o caminho foi buscar uma coligação com o DEM.


Estímulo que faltava
Aliado ao PSDB, o ex-prefeito Tião Bocalon voltou a se entusiasmar e reascendeu sua candidatura a prefeito, que estava em fogo baixo. A aliança com os tucanos lhe dará um bom tempo de televisão e mais vereadores nas ruas pedindo, importante em candidaturas majoritárias.


Não é para medrosos
Um ponto a ser ressaltado na candidatura do deputado Eber Machado (PSDB) a prefeito de Rio Branco é a coragem. Entregou os cargos no governo e colocou o nome na rua, quando poucos acreditavam que era para valer. Trocar a oposição pelo poder é fácil, difícil é fazer o caminho inverso.


Fato a se confirmar
O ex-prefeito de Sena Madureira, Nilson Areal, teria se filiado ao PR da Antonia Lúcia. A se confirmar. Não creio que enquanto o Tião Viana for governador ele venha a sair da FPA.


Primeira vez depois da mda
A última vez que a oposição conseguiu se unir em torno de uma candidatura majoritária foi durante a criação do MDA- Movimento Democrático Acreano, e fez o prefeito de Rio Branco. O mesmo volta ocorrer agora em torno do senador Gladson Cameli (PP) para governador.


Volta ao trabalho
Os vereadores voltam na sessão de hoje ao trabalho, com a abertura sendo com uma sessão solene, onde deve ser lida a mensagem do prefeito Marcus Alexandre, com uma espécie de prestações de contas e projeção para o ano de 2016.


Reafirmando a crise
O governador Tião Viana voltou a traçar um roteiro econômico negativo para o Estado, durante a posse do Procurador-Geral do Ministério Público, Osvaldo Albuquerque, deixando antever que terá que tomar medidas duras para adequar o atual orçamento à realidade.


Osvaldinho se fez de mouco
O Procurador Osvaldo Albuquerque se fez de mouco e por duas vezes durante o seu discurso pediu ajuda financeira do governo para ampliar as ações do MP. É a velha história: posso até não receber, mas que peço, eu peço. Osvaldinho, o governo está vendendo o almoço para comprar a janta!


Duca Montenegro
Entre as figuras folclóricas da política acreana está o saudoso Duca Montenegro, ex-guarda territorial, um negro de 2 metros de altura, sorridente, sempre de sandálias e o mais ativo cabo-eleitoral dos partidos de oposição. Foi do PTB, MDB, PMDB. Tinha dois ídolos na política: o deputado federal Ruy Lino (PMDB) e o senador Nabor Junior (PMDB). Seu “curral-eleitoral” – lugar onde dava um churrasco no dia eleição para os seus eleitores – ficava no bairro São Francisco. Sua grande disputa era com o Martins Bruzugu, o mais famoso cabo-eleitoral da ARENA e partidos que a sucederam. Costumava dizer que o Bruzugu só tinha garganta, era o cabo-eleitoral dos ricos; e ele os votos, e cabo-eleitoral dos pobres. Duca se foi, mas ficou na história.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.