Menu

Pesquisar
Close this search box.

Avó do prefeito Marcus Viana será homenageada com nome de avenida no Sol Nascente

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

SOL NASCENTE - DOMINGO 1A avó do prefeito Marcus Viana, Julia Aguiar, será homenageada com nome de avenida no Residencial Sol Nascente, no km 8 da rodovia AC 40, bairro Santa Maria, em Rio Branco. A homenagem foi uma decisão dos moradores do residencial em agradecimento à inclusão do bairro no programa Ruas do Povo, obra que mudou a realidade de vida na comunidade.


“Foi o prefeito Marcus Alexandre que ajudou a incluir nossa comunidade no programa de pavimentação do governo e a forma legal que temos como lhe agradecer é homenageando sua avó, já falecida, mas que ganhará o nome de nossa principal avenida”, disse H. Neto, presidente da comunidade.


RUAS DO POVO


O Loteamento Sol Nascente surgiu em 2005 com o seu primeiro morador tomando posse no dia 8 de janeiro de 2006. Entre os nomes das ruas, o senhor Juvenal e José Henrique, os mais antigos a habitar o local, também serão homenageados. “Seu Juvenal trazia em seu pampa, concreto para tapar os atoleiros formados pela lama”, acrescentou H. Neto.

Anúncios


O empreendimento imobiliário onde residem atualmente cerca 286 famílias começou a ser comercializado por uma empresa imobiliária em 2005. A área de terras pertence a Francisco Góes, que autorizou o empresário Francisco Alves Leite, a vender os lotes. Leite, como é mais conhecido, chegou a ser preso por estelionato e crime ambiental, delitos cometidos durante o processo de loteamento. O empreendimento foi embargado pelo Ministério Público.


SOL NASCENTE - DOMINGO


Sem total infraestrutura urbana, em 2008, através da 2ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Rio Branco, os moradores representados através de uma associação, começaram traçar diretrizes para a elaboração de um plano de regularização da área de terras. Foi quando surgiu a parceria público-privada entre o município, a Associação de Moradores, o Instituto de Meio ambiente do Acre (IMAC), o Poder Judiciário e o Ministério Público Estadual.


No dia 24 de maio de 2014 o prefeito Marcus Viana fez a primeira visita ao local. Acompanhado de assessores e de uma multidão de moradores, ele andou todas as ruas e conheceu de perto as prioridades apontadas pela comunidade.


“Vale ressaltar que não fizemos nenhuma manifestação ilegal como o fechamento da avenida, pelo contrário, sempre procuramos dialogar com os nossos gestores e buscar a parceria do Ministério Público”, comentou a professora Nádia Helena que integra uma comissão que percorre durante este domingo, casa por casa, homologando o nome do Residencial e das ruas.


“É o registro de nascimento do bairro. Suas ruas ganharão CEP, poderemos receber nossas correspondências e mais tarde, o nosso título definitivo,  disse Nádia.


sol nascente 3


Segurança compartilhada – Não é somente na forma de fazer política de parceria que os moradores do residencial se tornaram referência. Com o aumento dos roubos e furtos em residências, a Associação criou um grupo no Whatsapp que monitora todo o movimento nas ruas e qualquer suspeita é compartilhada.


“Contamos com o privilégio de termos em nossa convivência comunitária a presença de vários militares e com o alerta feito através do grupo, conseguimos diminuir os arrombamentos de forma considerável”, disse H. Neto.


Festa de inauguração – Em fase final do projeto de pavimentação de 100% do residencial, os moradores preparam um mega evento para inauguração. Além de ruas asfaltadas eles vão receber esgotamento sanitário, iluminação pública e lutam por outros benefícios.


“Nossa próxima reivindicação é a área de terra onde está o canteiro de obras da empresa que trabalhou no residencial para construção de um Posto de Saúde, área de lazer e uma creche comunitária” concluiu H. Neto.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido