Menu

Sebastião terá “carta branca” para escolher o candidato que ele quiser

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

 


A direção regional do PT deu “carta branca” para que o governador Tião Viana assuma o comando da escolha dos candidatos a prefeito pelo partido em todos os municípios. “Foi uma prerrogativa que demos a ele”, explica o presidente do PT, Ermício Sena. Citou o caso de Cruzeiro do Sul, com a escolha do deputado Josa da Farmácia (PTN). Sobre Xapuri diz estar decidido que o PT terá candidato próprio para a prefeitura, que poderá ser uma “surpresa”. O governador estará conversando hoje na parte da manhã com um médico, que poderá aglutinar todas as correntes da FPA no município. Fora isso tem o ex-prefeito Bira Vasconcelos (PT), bem posicionado nas pesquisas até aqui realizadas. Está descartado o PT não ser cabeça da chapa.


Conversa Franca
 Ermício já teve uma conversa franca com o deputado Manoel Moraes (PSB) e que ouviu dele que, o PSB só terá candidato próprio a prefeito de Xapuri se o nome liderar as pesquisas, no que acha difícil, já que o PT já tem uma faixa fixa de pouco mais de 20% do eleitorado.


Não será se não quiser
Sobre a eleição para a prefeitura de Feijó, Ermício Sena deixa claro que se o prefeito Merla Albuquerque (PT), mesmo não sendo o nome de maior densidade do partido, quiser disputar a reeleição nada o impedirá, por existir uma norma no PT que garante esse direito.


Bom nome
O presidente do PT, Ermício Sena, vê como o nome de maior densidade em Feijó o ex-prefeito Francimar Fernandes (PT). Se o prefeito Merla não quiser ser, será o Francimar, enfatiza.


Concordo e acrescento
O prefeito de Marechal Taumaturgo, Aldemir Lopes (PT), anunciou que a prefeitura do município não bancará o carnaval e pediu aos moradores do município para orar durante o período carnavalesco. Concordo. Desde que as orações sejam para ele não se reeleger.


Atacado pela amnésia
O prefeito de Taumaturgo, Aldemir Lopes (PT), deveria acrescentar na sua sugestão para os moradores em suas orações durante o carnaval, incluir entre os pedidos que, o governo Dilma, que afundou o Brasil, que é do seu partido, passe rápido para o país sair do atual atoleiro.


Avalistas principais
Os avalistas principais da candidatura do deputado Josa da Farmácia (PTN) a prefeito de Cruzeiro do Sul foram o governador Tião Viana e o deputado federal César Messias (PTN).


Vai balançar bandeira
O PT de Cruzeiro do Sul só poderia contestar a indicação do deputado Josa da Farmácia (PT) como candidato a prefeito se tivesse preparado um nome do seu quadro. Como o PT não possui o nome tem de engolir em seco e ir para as ruas balançar bandeira para o Josa.


Vai depender do pt
O médico Alan Areal é do PT. Só poderá ser o vice na chapa da publicitária Charlene Lima (PV) com o aval da direção, a não ser que se filie em outra sigla. Mas, se ocorrer a aliança com a benção petista, a Charlene dará um passo longo na disputa da prefeitura de Sena Madureira.


Oposição na pista
Eliane Sinhasique (PMDB) com Marfisa Petecão (PSD) de vice. Eber Machado (PSDC), ainda sem vice. E Tião Bocalon (PSDB), com o seu vice sendo indicado pelo PSDB. São os nomes da oposição para a disputa da prefeitura de Rio Branco.


Muda como as nuvens
Mas, política muda como as nuvens, a coluna tem informações de fontes seguras que os dirigentes da oposição estão se reunindo para buscar uma candidatura única para a prefeitura de Rio Branco, em torno da deputada Eliane Sinhasique (PMDB). Não será nada fácil.


Dois entraves
Para se chegar a esta candidatura única existem dois obstáculos a serem superados: as retiradas das candidaturas de Eber Machado (PSD) e de Tião Bocalon (DEM). No momento parece improvável de que ambos renunciem, mas em política tudo é possível de ocorrer.


Conversa com luz vermelha
A coluna tem informação que o prefeito Marcus Alexandre ligou semana passada para a presidente do PR, deputada federal Antonia Lúcia, pedindo para ter uma conversa política. Mas, a conversa inicial deve ocorrer hoje pela manhã com outro dirigente do PR.


Brecado pelo PT
Segundo um representante do PR, o problema do prefeito Marcus Alexandre é que o que poderia ser oferecido para uma aliança com o PR, que tem chapa para vereador e 5 minutos no horário eleitoral seria liberar a indicação do vice, mas isso o PT não permite.


Não correm atrás de cargo
Ao contrário dos demais partidos nanicos, que se amofinam com algumas CECs na PMRB, a nova direção do PR tem deixado claro que nesta nova formação não se está atrás de cargos.


Esperam que tenha consciência
O que tenha escutado de dirigentes do PT é que esperam que, o prefeito de Acrelândia, Jonas da Farmácia (PT), em situação jurídica delicada, tome a iniciativa de pedir para não disputar a reeleição, o que evitaria a intervenção do partido. Um dilema.


Nome confirmado
Confirmado o que a coluna já tinha noticiado, em reunião com lideranças do PR, ontem em Xapuri, ficou decidido que o ex-vereador Osmar Facundo, um dos fundadores do PT no município será candidato a prefeito. Galego, outro petista de raiz, lhe acompanhou ao PR.


Mero observador
Neste caso de Brasiléia não me pronuncio antes do desfecho judicial, a minha formação em Direito me leva sempre a ter este comportamento na coluna, até porque é um fato pessoal delicado e que envolve famílias. E que tudo o que saiu até aqui é a ponta do iceberg.


Polarização em epitaciolândia
Na avaliação de dirigentes petistas a polarização pela disputa da prefeitura de Epitaciolândia vai acontecer entre o prefeito André Hassem (PSDB) e Marcos Fernandes (PT). Na minha observação, o fato dele estar no poder, deixa o prefeito André em certa vantagem.


Fato a ser confirmado
Toca o celular com a informação que o vereador Orlando Diniz (PT), cotado para ser o candidato a prefeito do Bujari teria se filiado ao PR. O presidente do PT, Ermício Sena, diz que se for confirmado, o partido pedirá seu mandato na justiça por infidelidade partidária.


Ficado de fora
Não é preciso ser um bom observador para se chegar à conclusão que o senador Jorge Viana (PT) tem ficado de fora das discussões sobre as escolhas dos candidatos a prefeito pela FPA. Não se sabe se é por não ter sido convidado; estar atarefado não é, o Senado está em recesso.


Muito estranho
O certo é que estranha, muito estranha esta sua ausência nos debates, pela importância política que ele representa para o PT e para a FPA. O que houve, senador Jorge Viana?.


Nomes que congregam
Na avaliação do presidente do PHS, Manoel Roque, só dois nomes para vice de Marcus Alexandre não causariam transtornos na FPA: Márcia Regina (sem partido) e Pedro Longo (PSL). Na verdade são dois nomes de qualidade, mas o da Márcia mais bem político.


Não tem lado
Perguntei ontem ao presidente do diretório municipal do PR, Carlos Beirute, de que lado estava o partido na eleição para a PMRB. Resposta: “do lado do fortalecimento do partido, vamos conversar com todas as correntes envolvidas na disputa, sem nenhum problema”.


Olhando para 2018
Carlos Beirute prevê um PR saindo da eleição muito forte para a disputa de 2018, quando estará em jogo o governo, vagas de senadores, deputados federais e estaduais. “Nossa prioridade agora é montar chapa de vereadores para a Capital e interior e eleger prefeitos”.


Falando sinceramente
Sobre boatos que o PR comporia com o PT em 2018, Carlos Beirute vê como especulações infantis e sem sentido, porque o momento é de se discutir as eleições municipais. “Poderemos até ter candidato a governador do partido, o futuro a Deus pertence”, concluiu.


Última hora
O governador Tião Viana deve convidar na audiência marcada para hoje às 10 horas no seu gabinete, o médico Jean Aléssio, para ser o candidato a prefeito de Xapuri. Com o nome pretende aglutinar todas as correntes da FPA, já que o PT do município estava dividido entre os nomes do ex-vereador Selmo e do ex-prefeito Bira Vasconcelos. Com isso acaba o sonho do PSB indicar a cabeça da chapa da FPA, na disputa da prefeitura de Xapuri.


As pedras embaralharam
O clímax político esquentou, não esperou passar o carnaval para começarem as discussões sobre composições para a disputa das prefeituras, com o foco central sendo Rio Branco. A oposição parece que despertou da letargia, deixou o egocentrismo de lado e já discute a possibilidade de ter candidatura única para a PMRB. É um começo. Só que o deputado federal Flaviano Melo (PMDB) e o senador Sérgio Petecão (PSD) têm como critério ser a deputada Eliane Sinhasique (PMDB) a candidata, sem esperar as pesquisas que virão. O DEM defende que a unidade deve ser em torno de Tião Bocalon (DEM), pelos votos comprovados. Sem falar que o deputado Eber Machado (PSDC) não faz um movimento para retirar seu nome. As pedras embaralharam. A eleição começou.


 


 


 


 


 


 


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.