Menu

Pesquisar
Close this search box.

Sebastião Viana pede esforço das prefeituras no combate ao zika, dengue e chikungunya no Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Em encontro com secretários municipais de Saúde e alguns prefeitos, nesta quinta-feira, 28, no auditório da Biblioteca da Floresta, o governador Sebastião Viana pediu mais esforço no combate ao mosquito
Aedes Aegypiti.


3879687e-6d91-47eb-9939-ff5d93bae586


A reunião, que também contou com a presença do prefeito de Rio Branco, Marcus Viana, serviu para reforçar a integração e elaborar um plano entre as secretarias de saúde no combate ao zika, dengue e chikungunya.

Anúncios


Viana chamou a atenção para os riscos das doenças e possibilidade de proliferação. “Vamos combater os focos. O LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti(LIRAa) de sete é um LIRAa que incomoda muito. Nós temos que deixar o LIRAa abaixo de três. Nós não estamos acusando ninguém. Nós estamos dizendo: nos ajudem a tirar o foco daí, porque a gente só pode entrar com autorização de vocês. Às vezes é uma tampinha de garrafa. Nós distribuímos milhares de caixas d’água. E eu já pedi para fazer um estudo para saber quanto caixas d’água estão sendo cobertas, porque às vezes tapamos a caixa d’água do lado e o reservatório aberto incomoda alguém fazer a tampa. Porque a pessoa não tá convencida culturalmente que ela precisa pôr a tampa na caixa d’água, que é onde tá uma grande transmissão da proliferação mosquito”, disse o governador.


O prefeito de Rio Branco, Marcus Viana, destacou o trabalho que vem sendo feito desde o final do ano passado por meio da parceria de várias instituições que compõem a força da tarefa de combate ao Aedes Aegypti. Ele lembrou que atualmente há o envolvimento de 1,2 mil pessoas nas ruas no combate ao mosquito orientando e trabalhando na limpeza da cidade, recolhendo entulho nos bairros no período chuvoso.


O prefeito lembrou ainda que até agora não há nenhum caso confirmado de zika e chikungunya, o que não é motivo para frear as ações. “Nós não temos casos confirmados. Nós vamos manter a mobilização durante todo inverno”, destaca.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido