Menu

Pesquisar
Close this search box.

Rio Branco teve o menor nível de aumento da passagem de ônibus entre 16 capitais do país

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O portal Uol mostra hoje em uma reportagem que das 16 capitais que aumentaram a tarifa de ônibus além da inflação, Rio Branco foi a que apresentou menor percentual de aumento: 3%.


Em algumas dessas cidades, a elevação chega a ser de 50%, como é o caso de Brasília. Outras cidades aumentaram em 33,3%; 30,9%; e 17,8%. Por outro lado, em cidades como Porto Velho a tarifa segue congelada desde 2014. Atualmente, passagem de ônibus em Rio Branco é de R$ 3,00.

Anúncios


Para o cálculo, a reportagem da Uol considerou a inflação do período entre o penúltimo e último reajuste da tarifa. Há casos como Palmas e São Paulo, onde os aumentos só foram menores que a inflação porque o poder público concedeu ou ampliou subsídios que aliviaram o bolso do usuário do transporte.


Segundo as empresas, as altas têm como principal explicação recompor os preços congelados pelos protestos de 2013 — que teriam pressionados prefeitos a negarem reajustes.


Os preços das passagens são definidos pelas prefeituras e têm como base as planilhas de custos apresentadas pelas empresas. O percentual avalia a alta nos valores de itens dos insumos, salários, depr


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido