Menu

Pesquisar
Close this search box.

PT descarta candidato por ter sido visto com Antonia Lúcia

Dois delitos graves
Uma importante figura do PT contou para a coluna que o ex-prefeito de Porto Acre, Zé Maria (PT), pode esquecer ser candidato pelo partido a prefeito do município. Segundo esta fonte, Zé Maria, que andava pressionando por uma candidatura, cometeu dois delitos que para o PT são imperdoáveis: foi visto almoçando com a ex-deputada federal Antonia Lúcia (PR), considerado um delito político “gravíssimo” dentro do PT; e um segundo delito na qualificação petista como “grave”, almoçar com o secretário-geral do PR, Paulo Ximenes. O Zé Maria pode esquecer: o candidato a prefeito a ser apoiado pelo PT é o ex-deputado Bené Damasceno (PROS). Sem chance, a mesma fonte disse ainda não haver a mínima chance do PT compor com o PR na disputa da prefeitura da Capital.


Surra da oposição não será surpresa
O prefeito de Feijó, Merla Albuquerque (PT), depois dos comentários positivos do senador Jorge Viana (PT) engrossou o pescoço e descartou a candidatura do seu pai Francimar Fernandes (PT), na sua vaga. A última pesquisa que vi mostra o candidato Kieffe (PP) disparado, vindo em seguida o candidato do PMDB, Pelé Campos, e o Merla bem longe dos dois, em terceiro lugar. Não discuto que está sendo um bom gestor, mas não fez política, é de casa para a prefeitura. Para abrir a boca é uma luta. Se o Merla for o candidato a prefeito e o PT levar um ferro nas urnas, não será um fato para ninguém se admirar. Deixar de escanteio uma liderança como o ex-prefeito Francimar Fernandes é uma idiotice política.


Equívoco grande
O senador Jorge Viana (PT) comete um equívoco grande ao defender a candidatura do prefeito de Feijó, Merla Albuquerque, à reeleição


Até a quarta geração
Caso o candidato do prefeito de Senador Guiomard, James Gomes, o empresário Jorge Catalão (PP), perder a eleição, o James se prepare para sofrer uma investigação nas contas da prefeitura até a quarta geração. É pelo menos o que se tem ouvido dos principais adversários.


Dilema dos prefeitos
O grande dilema dos prefeitos que vão disputar a reeleição ou ter um candidato do bolso do colete é saber da devassa que as suas gestões sofrerão em caso de derrota. E prefeito fora do cargo é um zero à esquerda, e quando os processos pipocam os “amigos” sempre fogem.


Tudo depende dos zeros
“Eu não tenho nem dúvida que dependendo da proposta política que lhe for feita e dos números de zeros, o ex-prefeito Nilson Areal (PSL) pode aparecer na eleição para a prefeitura de Sena Madureira no palanque da oposição”. Comentário de um amigo daquele município.


Só depois que eu ver
Esta hipótese de que o ex-prefeito Nilson Areal (PSL) poderá ser candidato a prefeito de Sena Madureira tem toda a pinta de uma mexida de pedra no tabuleiro para negociar. Só vou crer na sua candidatura após o devido registro no TRE-AC.


Não poderá ser cobrado
E se por acaso o prefeito Mano Rufino (PSB) for o candidato único da FPA para a prefeitura de Sena Madureira, ninguém poderá criticar o ex-prefeito Nilson Areal se não o apoiar, pois, foi enxotado da administração do Mano, como se fosse algo contagioso.


Figuras ilustres
O ex-deputado federal João Correia (PMDB) que programa uma festa para comemorar as mais de três décadas de existência do PMDB, para dar um toque real do que é hoje a imagem do seu partido, deveria convidar o senador Renam Calheiros e o deputado federal Eduardo Cunha.


Comemorar o que?
Virou partido de aluguel do PT, seu líder na Câmara Federal atua como líder da presidente Dilma, suas figuras de proa, Renam Calheiros e Eduardo Cunha estão até o talo na Lava-Jato, o PMDB tem algo a comemorar, meu caro João Correia?.


Muito justo
Que os ocupantes de cargos federais indicados pelos deputados federais Flaviano Melo (PMDB) e Jéssica Sales (PMDB), no Acre, sejam degolados pela Dilma, nada mais justo. Na política não se concede benesses aos adversários, isso faz parte da prática do jogo.


Não vale nada
Na verdade, politicamente, os cargos federais existentes no Acre não geram votos aos ocupantes ou aos padrinhos, servem mais com status, já que a maioria dos servidores é do quadro.


O único que pode criticar
Dos deputados federais o único que pode criticar abertamente e sem contestação o PT é o deputado federal Werles Rocha (PSDB), que é oposição aqui e em Brasília e passa longe de brigar por cargos federais.


Gastei dinheiro em vão
Chegou 2016 e nada da invasão americana comandada pela CIA, prevista pelo deputado federal Sibá Machado (PT). Acabei gastando em vão construindo um bunker para resistir à invasão.


Não tem um mico maior
Mas o deputado federal Sibá Machado (PT) pode se jactar dele não ser o autor do maior mico do seu partido, no Acre. A campanha no governo Binho Marques vendendo a idéia que Rio Branco poderia ser uma das sedes da última Copa do Mundo é o maior dos micos desde a chegada do PT ao poder no Estado. Será difícil de ser batido.


Feudo da Leila
A deputada Leila Galvão(PT) conseguiu transformar Brasiléia-Assis Brasil-Xapuri em três feudos do seu mandato, todas as nomeações para cargos de confiança nestes municípios passaram pelo seu crivo.


Convite recusado
O ex-secretário de Finanças de Epitaciolândia, Tadeu Hassem, ligou para confirmar que de fato houve a conversa para voltar à secretaria, mas recusou porque terá que assumir na prefeitura de Brasiléia, um cargo para o qual foi aprovado no último concurso.


Tudo em família
Mas, como diz o ditado: família que come unida, permanece unida; o prefeito André Hassem nomeou ontem o seu irmão Anderson Hassem para a Secretaria de Finanças. Não questiono a competência do indicado, mas é um erro político fazer da prefeitura uma extensão familiar.


Casa dos artistas
Nenhum epíteto foi mais cômico e acertado para qualificar o grupo do PT, em Cruzeiro do Sul, que há mais de década vive aboletado em cargos de confiança. Apenas ganham o salário e esquentam o traseiro, porque não conseguiram nem organizar uma candidatura à prefeitura.


A geografia é outra
O prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales, tem dito a amigos que pode ser candidato a senador em 2018, para atender uma exigência do PMDB nacional. O Vagner é como galo comum, só canta no seu terreiro, o Juruá; para o Alto Acre só pia, é um ilustre desconhecido.


PMDB tem moral de que?
Se o PMDB fosse um partido respeitável até que o prefeito Vagner Sales (PMDB) poderia se segurar na força da legenda para ser candidato a senador. A imagem do PMDB está tão destroçada quanto a do PT. A cúpula dos dois partidos está até o talo na Lava-Jato.


Se fizer está morto
A um amigo em comum, Vagner argumentou que tem um “acordo” com o senador Gladson Cameli (PP), que sairia ao governo e lhe apoiaria. O Gladson pode ser tudo menos burro. Os eventuais candidatos ao Senado, Márcio Bittar (PSDB) e Sérgio Petecão (PSD) o triturariam.


Sujo e o mal lavado
Quando vejo os grupos da deputada Leila Galvão (PT) e do prefeito Everaldo Gomes (PMDB), se atacando em torno do abandono da Avenida Marinho Monte é outras ruas de Brasiléia é de se dizer que é a briga do sujo contra o mal lavado. A Leila foi prefeita oito anos e não fez a obra. A cidade era mais arrumada do que hoje, mas também não era essa Coca-Cola toda.


Conseguindo um mérito
Um mérito não se pode tirar da nova direção regional do PR: conseguiu reunir num metro quadrado no partido, os que são considerados os “piores prefeitos do Acre” em gestão.


Parceiros de shows
Para muitos é uma surpresa, porque não esteve envolvido diretamente no comando de campanhas majoritárias, mas para quem labuta no meio artístico não é novidade o Amilton Brito ser um dos assessores da campanha da deputada Eliane Sinhasique, eles já eram parceiros na realização de shows na vida noturna da Capital.


Piores momentos
Aliados do ex-prefeito Tião Bocalon (DEM) estão convictos de que será candidato a prefeito de Rio Branco, em cima do argumento que já foi candidato muito bem votado quando o PT vivia seus melhores momentos no Acre.


Somente agora?
Somente no ano eleitoral é que o vereador de Brasiléia, Joelso Pontes (PP), descobriu os problemas na infra-estrutura da cidade e a ausência da prefeitura nos bairros?.


Um ano bom
2015 foi um ano bom para o deputado federal Léo Brito (PT), afinal, como estreante na Câmara Federal, conseguiu participar ativamente das comissões mais importantes e se inserir nos debates dos temas nacionais. Tem tudo para ir além em 2016.


Esperar a campanha começar
Com o quadro político nacional explodindo todo o dia em novos escândalos envolvendo PT e PMDB, com o país em recessão, alta do desemprego, uma rejeição sem tamanho aos políticos tradicionais, fica difícil se fazer um quadro da disputa da prefeitura de Rio Branco. Temos um bom prefeito, o Marcus Alexandre, mas não dá para avaliar no momento se conseguirá se desvencilhar da colagem que a oposição fará da sua imagem à imagem da presidente Dilma e à do PT. É um dado novo. Um ponto é certo, a disputa na Capital será a mais dura de todas que já aconteceram pelo comando da Prefeitura de Rio Branco. É um quadro ainda indecifrável.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.