Menu

Contrariando a opinião de Jorge Viana, Petecão e Cameli só se destacaram após saída da FPA

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

 


herois_01

Publicidade

Bom dia! Boa tarde! Boa noite!


Adoro ouvir e ler as “estórias” dos líderes petistas sobre o Acre. Quando o ex-presidente Lula discursa em eventos oficiais do governo local, o líder do PT falta pouco dizer que foi ele quem fez lobby para trocar o cavalo pelo pedaço de chão que forma o Estado, não Plácido de Castro que tomou as terras numa batalha sangrenta. Eles tentam apagar a história de todas as formas. Desde que Jorge Viana assumiu o mandato de governador que as administrações petistas mudam nomes de avenidas, praças e prédios públicos, sinalizando que a narrativa deve ser moldada de acordo com as vontades dos líderes da agremiação partidária.


O mesmo fato acontece na política onde Jorge Viana se colocar como criador de criaturas que despontaram no cenário acreano, como é o caso de Sérgio Petecão. Contrariando a opinião de Jorge Viana, Sérgio Petecão e Cameli só se destacaram após saída da FPA. Se Petecão ainda vivesse na sombra do PT, ele jamais seria indicado para disputar uma vaga no Senado. Gladson Cameli também precisou quebrar os laços com o PT para se eleger senador. Talvez o cardeal petista guarde mágoa porque Petecão conseguiu se eleger apenas mostrando o tamanho da cabeça com as mãos, e Cameli foi catapultado simplesmente por ser rico.


novo_01Levando na conversa
Abri o blog com esta pequena narrativa para comentar as declarações de JV ao colega Luiz Carlos, quando o petista afirma que Petecão saiu de moda, que o momento do cabeçudo passou, mas será que o momento do PT ainda não expirou? Será que na base da conversa afável de ser petista diferenciado, ele vai conseguir se desvincular dos escândalos que seu partido protagonizou? Sem perder a pose de cardeal da FPA, Viana afirma ainda que Petecão fez uma boa gestão na Aleac foi porque o PT colocou o deputado Ronald Polanco (PT) como primeiro-secretário, para evitar um desastre. Como ele explica a derrota de seu afilhado para o desastrado ‘Cabeção’ na disputa pelo Senado.


Soberba não vence eleição
Outra análise estranha de JV é sobre a disputa eleitoral pela prefeitura de Cruzeiro do Sul. Quem foi que disse que Henrique Afonso não era um bom candidato? Apenas Viana que tenta se eximir da responsabilidade da escolha no nome do político que se mudou de mala e cuia para oposição. É preciso reconhecer a liderança política de Vagner Sales (PMDB), que não venceu apenas o escolhido pelo alto clero do PT, mas venceu a máquina estadual que foi colocada a serviço de uma candidatura, com o Ruas do Povo revirando a periferia de Cruzeiro do Sul e iniciando dezenas de obras que ficaram inacabadas após a derrota nas urnas. Soberba não muda opinião nem vence eleição.


zap_00
O espaço do leitor virou “o povo fala”
Resolvi mudar o nome do ‘espaço do leitor’. A partir de hoje será ‘o povo fala’. Estou me apossando do nome de uma coluna que foi assinada há anos pelo jornalista Juracy Xangai, no jornal A Gazeta do Acre. Continue encaminhando suas fotografias, denúncias e vídeos que serão divulgadas por este blogueiro. As fotografias de hoje foram encaminhadas por um morador da travessa Vasco da Gama, no bairro Jorge Lavocat, em Rio Branco (talvez esteja abandonada porque o prefeito é são paulino). O morador denuncia que há mais de 20 anos, o local não recebe qualquer benefício, “mas o carnê do IPTU chega que é uma beleza”. Se a situação do Vasco da Gama é difícil na Segundona, imaginem a da rua que leva o nome do time, na periferia capital da capital mundial da economia sustentável.


vasco_01
Entre na campanha do Blog do Ray contra a anorexia


anorexia_01


Riquinho_01Falando de Cameli…
Enquanto alguns militantes da FPA insistem em achincalhar o senador Gladson Cameli (PP), os manauaras sonham com um parlamentar igual a ele. O jornal Amazonas em Tempo, da cidade de Manaus publicou na sua edição de quarta-feira (13), que os senadores amazonenses deveriam seguir o exemplo de Cameli. “A bancada do Amazonas bem que poderia seguir o exemplo do senador Gladson Cameli (PP-AC) e tentar atrair recursos para a prefeitura de Manaus, que continua na maior seca no governo de dona Dilma. Cameli acaba de conseguir a destinação de R$ 3,5 milhões para diversos municípios acreanos por meio de emendas parlamentares da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam)”. Enquanto os amazonenses valorizam, uma meia dúzia de acreanos que militam em partidos adversários atacam o senador campeão da liberação de recursos, o ‘Riquinho’ da política local. Quem não lembra que entre os ataques de campanha, os petistas diziam que Cameli iria mandar dinheiro para o Amazonas. Depois de todo falatório, o senador eleito foi reconhecido pelos amazonenses pela dedicação para conseguir a liberação de recursos para o Acre.
Irailton_01Uma luz no fim do túnel
O secretário adjunto de gestão e planejamento da Secretaria de Saúde do Acre, Irailton Lima, anunciou a reabertura das negociações com as diretorias do Spate e do SINTESAC. De acordo com ele, o diálogo foi iniciadas em 2015 – quando gestores da área de saúde e as comissões de dirigentes sindicais debateram a incorporação de adicionais ao salário base, nivelamento das cargas horárias das diversas categorias profissionais da saúde e ajustes no adicional de insalubridade. O secretário afirma que “a reunião foi muito bacana, pautada no respeito entre as partes e voltada à busca de melhorias para o trabalhador da saúde”. De uma coisa os sindicalistas não podem reclamar, Irailton Lima é um gestor de diálogo, habilidoso, preparado e respeitador. Diferente de alguns de seus colegas de primeiro escalão.


mamata_01Uma das principais atividades econômicas do Acre é a “boquinha política”
A Ação Civil Pública da Defensoria Pública do Acre, que impediu a posse de três dos 15 conselheiros tutelares eleitos em Rio Branco, revela que a “boquinha política ainda é uma das principais atividades econômicas do Estado”. Esta afirmação é de um candidato que disputou o pleito. Ele afirma que o jogo “foi bruto, com deputados e militantes políticos servindo de cabos eleitorais dos nomes ligados a partidos da Frente Popular do Acre” (FPA), coligação capitaneada pelo PT. Para o postulante, todo e qualquer cargo que significa obter algum tipo de ganho financeiro e político “é disputado a tapas pelos petistas. Não há oportunidade de empregos com ganhos melhores que não sejam através de conchavo político. Infelizmente, o Acre não produz nada, não tem indústria nenhuma, tudo aqui gira em torno de cargos políticos”, desabafa o candidato.

Publicidade

erro_01Indignado com razão
O deputado estadual Raimundinho da Saúde (PTN) está indignado com as mortes de mães e crianças que estão acontecendo na maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco. Mesmo fazendo parte da base de sustentação do governo, o parlamentar não tenta colocar panos quentes na questão. “Eu, enquanto presidente da Comissão de Saúde, servidor de saúde e acima de tudo como ser humano, repudio essas mortes divulgadas nas redes sociais que estão ocorrendo na maternidade Bárbara Heliodora. Temos que apurar os fatos e que os verdadeiros culpados sejam punidos rigorosamente, pois não podemos aceitar que seres humanos percam suas vidas tentando trazer vidas. Estamos em recesso e retornaremos no dia 2 de fevereiro e a primeira providência será apurar os fatos”, disse Raimundinho.


Atendendo ao pedido de um tucano
Atendendo ao pedido do pré-candidato a prefeito de Rio Branco, o jovem Francineudo Costa (PSDB), o blog publica um vídeo de suas andanças na periferia da capital. O tucano denuncia que o programa Ruas do Povo, idealizado pelo governador Sebastião Viana (PT) não cumpriu a meta de asfaltar todas as ruas de todas as cidades do Acre até o final de 2014, como foi estabelecido na promessa de campanha do chefe do executivo.


 


O remendar a BR-364 é igual enxugar gelo


 


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido