Menu

Prefeito petista Jonas Dales é reconduzido ao cargo em clima de festa e muda chefe de gabinete

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O prefeito Jonas Dales foi reconduzido ao cargo na manhã de ontem (28) em Acrelândia, cidade distante 100 km da capital. Uma sessão extraordinária foi convocada pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Nerecil Souza (PT) para comemorar a volta do prefeito afastado por 90 dias por ordem judicial.


Em seu discurso, Dales prometeu mudanças, uma delas, levando o secretário de educação, professor Claudiney para a chefia de gabinete. Claudiney é um dos investigados na suposta assinatura de um termo aditivo que aconteceu durante o afastamento do prefeito, processo que o Ministério Público Estadual investiga.

Publicidade

A troca de secretários é uma rotina no segundo afastamento do prefeito Jonas Dales que responde a seis ações por improbidade administrativa. Ele responde ainda processo por conta de sua suposta participação crime por tortura e cárcere privado, praticado no final do ano de 2011. O caso envolve Mariceldo da Silva Bernardo.


DALES_03
Líder do prefeito repete gesto de punho levantado


Na festa de comemoração à volta do prefeito, o vereador Nerecil aparece ao lado de Jonas Dales com o punho levantado. O gesto é o mesmo feito pelos petistas presos no Mensalão, o deputado federal José Genoíno e o ex-ministro José Dirceu, que ergueram os punhos cerrados, revivendo o símbolo do movimento operário internacional contra os “exploradores capitalistas” e o poder constituído.


Que intenção teve Nerecil ao levantar o punho ninguém sabe. Como a reportagem anunciou ontem (28) a volta de Jonas Dales ocorre em um clima de disputa entre vereadores e o promotor da cidade, Teotônio Rodrigues. Um requerimento foi protocolado na Corregedoria do Ministério Público Estadual pelo vereador Claudemir Albuquerque, pedindo o afastamento do promotor de Acrelândia. Nerecil é um dos articuladores políticos do prefeito, foi fundamental no processo que evitou a criação de uma Comissão Processante contra Jonas Dales.


Outra presença que chamou a atenção dos comissionados que lotaram a galeria foi a do vereador Syonaylton Staut, do partido progressista, que em tese, deveria fazer oposição à Jonas Dales.


O prefeito despacha normalmente em seu gabinete nesta terça-feira. Ele não atendeu as chamadas feitas para o seu telefone celular.


Leia também:
http://www.ac24horas.com/2015/05/21/processo-criminal-contra-o-prefeito-jonas-dalles-foi-recebido-pela-justica/


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido