Menu

Natal do acreano será mais “duro” que 2014, prevê Jurilande Aragão

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Jurilande_in1O comércio acreano aposta nas vendas de Natal e fim de ano para compensar um ano inteiro de crise. Porém, na avaliação da Associação Comercial do Acre as vendas do período não devem ultrapassar as de 2014, quando o comércio já sentiu uma leve queda no movimento.


Na expectativa do presidente da Acisa, Jurilande Aragão, está incluída a movimentação no comércio local gerada pelo pagamento dos salários de dezembro e 13º do servidor público do Estado do Acre, que somados chegam a R$ 590 milhões, segundo o governo. Para Jurilande, o volume da compra de presentes será menor porque muitas pessoas usarão esse dinheiro ou para pagar suas contas em atraso ou para uma pequena reserva financeira prevendo a piora da crise econômica no país.

Publicidade

“A expectativa é de que as pessoas comprem seus presentes de Natal, mas o volume de compras será menor que nos anteriores. As pessoas estão receosas por causa da crise. Algumas recebem seu dinheiro para pagar contas, empréstimos, já que os juros estão mais altos; compram presentes, mas há aqueles que prevendo o aumento da crise preferem guardar seu dinheiro se prevenindo”


Nesse período, o ramo de confecções é responsável por 40 % das vendas. Seguido pelos eletrodomésticos pertencentes à linha branca (geladeira, fogão, freezer, condicionadores de ar, lavadoras de louças, lavadoras de roupas, secadoras e fornos de micro-ondas), depois os eletroeletrônicos e brinquedos.


“Conversei com alguns lojistas e eles me disseram que as vendas ainda estão como no mês de novembro. Claro que há sempre a expectativa de melhora”, informou o presidente da Acisa.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido