Menu

PT e oposição divergem sobre impeachment da Dilma na ALEAC

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Como não podia deixar de ser o acatamento do processo de impeachment da presidente Dilma (PT) pelo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB), virou assunto nacional. E no Acre não é diferente. Na ALEAC, durante a sessão desta quinta, 3, deputados estaduais da base petista e da oposição divergiram sobre a legalidade do impeachment. Vários parlamentares ocuparam a tribuna para defender a presidente ou para condená-la. Um fato político que deve ditar os rumos do Brasil nos próximos meses. Assim a coluna colocou frente a frente, em vídeo, dois representantes acreanos dos partidos protagonistas do processo de impeachment, PT e PMDB.


Assista ao pinga-fogo com os deputados Daniel Zen (PT) e Eliane Sinhasique (PMDB) sobre os desdobramentos do pedido de impeachment para a presidente Dilma.

Publicidade

video
play-sharp-fill


O eterno Lhé
Até um dos fundadores e símbolo do PT do Acre, o famoso Lhé, estava “cismado” com tudo isso que anda acontecendo no país. Por um lado, garante que é preciso o PT lutar contra um suposto golpe, mas também admite que os sucessivos erros do seu partido o levaram a essa situação calamitosa.


Até tu Brutus?
Conversei ainda com um petista estrelado aqui em Rio Branco. Ele me falou que se a presidente Dilma não tiver pelo menos 140 votos na Câmara Federal para se livrar do impeachment tem mais é que sair mesmo. E ele tem razão. Além da baixa popularidade da presidente não ter nem um terço dos deputados federais torna a tarefa de governar impossível.


Pisa nas redes sociais
O senador Jorge Viana (PT) que está em Paris, na COP 21, fez uma postagem na sua fan page defendendo a Dilma. Recebeu muitas críticas, principalmente, dos seus eleitores. Já não gostaram dele defender a soltura do senador Delcídio do Amaral (PT) e, agora, menos ainda da defesa à presidente.


Estranho, mas nem tanto
Alguns petistas comentaram comigo o fato de Jorge Viana não ter participado da visita do ex-presidente Lula (PT) ao Acre. Na realidade o senador já estava em Paris. Mas se fosse em outros tempos a sua agenda teria sido mais flexível.


Quem pariu Mateus que o embale
Na realidade Jorge Viana está entre a cruz e a caldeirinha. Não tem seu nome envolvido em nenhuma das investigações da Lava Jato. Tem feito críticas severas ao PT. Mas paga o preço de ter sido aliado de Lula e ter recebido muita ajuda quando era governador.


De olho na presidência
Não duvido que as mudanças que estão acontecendo no país possam levar Jorge Viana à presidência do Senado. Renan Calheiros (PMDB), o presidente, é um dos alvos da Lava Jato e pode cair. Num governo de coalização o PT poderia ficar com o comando do Senado com o seu vice Jorge Viana.


A hora da mudança
Muitos eleitores e colaboradores de JV pedem a sua mudança de partido. Esse caminho pode ser a salvação da sua reeleição. A oposição vai pra cima de Jorge Viana com força para tentar conseguir as duas vagas no Senado em 2018.


A posição do Petecão
Conversei com o senador Petecão (PSD) que me disse que se o impeachment da presidente chegar ao Senado votará a favor. Mas por outro lado, afirmou que Eduardo Cunha está sem credibilidade nenhuma em Brasília e que, por conta disso, o Supremo pode fazer o processo retroagir.


Vitimização do PT
Outro ponto de vista de Petecão, nesse assunto impeachment, é que a oposição precisa ter muito cuidado para não vitimizar o PT. “O Cunha estava com a oposição e se bandeou para o PT e, agora, voltou de novo aos braços da oposição. Esse homem é um perigo,” afirmou o senador acreano.

Publicidade

Mercado financeiro quer Dilma fora
Todo mundo esperava um abalo no mercado financeiro por causa do impeachment. Mas a reação foi contrária. A bolsa subiu quase 4 pontos e o dólar baixo quase 2%. Dilma, segundo os analistas econômicos, significa a instabilidade política do país. E ninguém consegue trabalhar assim.


A realidade
Impeachment é um instrumento previsto na Constituição Brasileira. Também acredito que não há um fato jurídico para Dilma perder o mandato. Mas a sua popularidade de 7%,  mais baixa que a do Collor (PTB) quando caiu, e o seu Governo “inerte” que está paralisando o país poderão ser a causa da sua queda.


A hora da coalização
Os comentaristas econômicos dizem que o impeachment poderá levar o vice Michel Temer (PMDB) ao poder para formar um governo de coalização com todas as forças políticas. Esse caminho é o mais desejado por vários setores da sociedade brasileira para o país encontrar um caminho para sair da crise.


Olha quem está falando…
O deputado estadual Wendy Lima (PR) ocupou a tribuna da ALEAC, nesta quarta, 3, para reclamar da Secretaria de Saúde do Estado. O seu pai, ex-deputado Eny Lima (DEM) precisou de um medicamento que não estava disponível na rede pública.


Rabissaca ao vento
Tem alguns deputados estaduais que ao receberem críticas ficam logo de “cara virada” para o jornalista. Afinal, a maioria deles “comprou” o mandato e só estão acostumados com aqueles que dizem amém. O parlamento é lugar do contraditório e um deputado inteligente recebe um crítica de bom grado para poder melhorar.


Apanhando e sorrindo
Mas tem ainda aqueles que “apanham” da imprensa e ainda dão bom dia e distribuem sorrisos. Vamos a lista dos parlamentares do ALEAC de couro grosso. Jairo Carvalho (PSD), Leila Galvão (PT), Eliane Sinhasique (PMDB), Dra. Juliana (PRB), Daniel Zen (PT) e Jonas Lima (PT).


Mais um rasteira do PT
O deputado estadual Heitor Júnior (PDT) andava orgulhoso do seu partido ter indicado o superintendente no Acre dos Correios. Mas a bancada federal do PT mexeu os seus pauzinhos e o cargo deve ficar na mão deles mesmo. Quem me contou a manobra foi o presidente do PDT, Luiz Tchê.


Muita político bom ainda vai correr do PT
Não se iludam. Alguns vereadores, prefeitos, deputados e senadores que atualmente juram amor eterno ao PT poderão sair em breve da legenda. Não tem lógica um político filiado ao partido pagar a conta dos mal feitos de outros. Por exemplo, quem não se beneficiou de todos esses “esquemas”, mas está filiado ao PT corre o risco de ser execrado nas próximas eleições como conivente. Tenho conversado com alguns petistas que estão pensando no seu futuro político e que realmente poderão fazer a troca.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido