Menu

Avião usado por Lula para vir ao Acre é de empresa citada na Lava Jato

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A aeronave usada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para vir ao Acre, no domingo passado, um modelo Cessna 680, com prefixo PRSVR, pertence a Global Taxi Aéreo LTDA, empresa citada na Operação Lava Jato da Polícia Federal. É o que comprova um levantamento feito por ac24horas.


cc2f4474-6279-4451-a750-4fdfaca9f7c5

Publicidade

A empresa aparece em uma das denúncias que envolvem Júlio Camargo, delator no esquema de corrupção do Petrolão, e o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).


Em outubro deste ano, a impressa nacional informou que o procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, denunciou que Cunha teria recebido como propina uma espécie de “vale-transporte” de luxo para ser usado no fretamento de táxi-aéreo. A Global Taxi Aéreo é uma dessas empresas.


LEIA MAIS
>>>Prometendo fazer lobby para o Acre, Lula inaugura Dom Porquito em Brasiléia
>>> Com gritos de “o papai chegou”, petistas recebem Lula no Acre
>>>“A seleção perdeu de 7 a 1 da Alemanha, mas o povo continua ganhando”, diz Lula
>>> Militantes do PT agridem a socos e chutes o deputado Rocha

 


20151202030546À época, de acordo com relatos do empresário Júlio Camargo, então consultor da Samsung e Mitsui, R$ 300 mil, dos U$$ 5 milhões de dólares acertados com Cunha para facilitar e viabilizar a contratação do estaleiro Samsung Mitsui, responsável pela construção de navios-sondas da Petrobras, foram pagos também por meio de créditos de voos, que ficaram disponíveis para que Eduardo Cunha usasse em seus deslocamentos.


O empresário Júlio Camargo autorizou a empresa Global Táxi Aéreo a faturar quaisquer voos solicitados por Cunha. O valor seria repassado à empresa de táxi aéreo pela empresa Piemonte Empreendimentos Ltda., de propriedade de Camargo.


Lula desembarcou no aeroporto de Rio Branco no domingo por volta da 22h. Na pista, ele foi recepcionado pelo governador do Acre, Sebastião Viana, e em seguida na parte externa do aeroporto por dezenas de militantes do PT.


O acesso do presidente ocorreu através de uma porta ainda em reforma no aeroporto, em obras que se arrastam há meses. A porta foi aberta exclusivamente para que Lula fosse recepcionado pela militância que o aguardava.


Lula cumpriu agenda no Acre até esta terça-feira. Ele retornou na mesma aeronave para São Paulo.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido