Menu

Bandeira tarifária da conta de luz segue vermelha em dezembro

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

No Acre, a cobrança da bandeira tarifária instituída pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) permanece vermelha também para o mês de dezembro, ou seja, os consumidores vão continuar pagando mais caro pela energia consumida.


O sistema de bandeiras tarifárias, entrou em vigor desde o início do ano. Em novembro, a presidente Dilma Rousseff sancionou a Lei 13.182/15, que isentou consumidores de 122 municípios localizados em regiões isoladas de seis estados brasileiros, entre eles o Acre.

Publicidade

Os municípios acreanos que devem ficar de fora da tarifação, a partir deste mês, são: Cruzeiro do Sul, Feijó, Jordão, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Rodrigues Alves, Santa Rosa do Purus e Tarauacá.


ENTENDA – A bandeira verde indica condições favoráveis de geração de energia, portanto a tarifa não sofre acréscimos. A bandeira amarela indica condições “menos favoráveis”, e nesse caso a tarifa sofre acréscimo de R$ 0,025 para cada quilowatt-hora (kWh) consumidos. A bandeira vermelha indica condições “mais custosas de geração”, como o uso de termelétricas, por exemplo. A tarifa sofre acréscimo de R$ 0,045 para cada kWh consumido.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido