Menu

Acre ocupa segundo lugar com menor índice de casamento homoafetivo

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Segundo dados estatísticos divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os cartórios de Registro Civil do Acre registraram seis casamentos homoafetivos no ano passado.


Em 2014, em todo o Brasil, foram realizados 4.854 casamentos homoafetivos. Na cidade de São Paulo, o índice chegou a 42% dos registros de uniões civis entre pessoas do mesmo sexo (2.050).

Publicidade

Em comparação aos demais Estados, o Acre ficou classificado em segundo lugar – entre os com menor registro de união homoafetiva – totalizando seis registros.


Na proporção geral, a região Sudeste concentrou os maiores registros com 60,7% no ano passado. A Regiões Sul (15,4%), Nordeste (13,6%), Centro-Oeste (6,9%) e Norte com 3,4%.


ENTENDA: Em 2011, o Supremo Tribunal Federal reconheceu, de forma unânime, a equiparação da união homossexual à heterossexual, assegurando diversos direitos aos casais. Em 2013, o Conselho Nacional de Justiça aprovou a resolução 175, que obrigou todos os cartórios do país a celebrar casamentos gays. No mesmo ano foram registrados 3.701 casamentos. Em 2014, o volume de registro teve crescimento de 31% em relação ao verificado em 2013.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido