Menu

Turismo ecológico no Acre virou artigo de luxo: o preço é salgado

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

TURISMO_02


Hospedagem em pousada que conta a história de Chico Mendes no Acre, tem pacote equivalente a de um hotel 4 estrelas no nordeste e sudeste do Brasil. Na Pousada Ecológica do Seringal Cachoeira, em Xapuri, o pacote incluindo chalé, almoço, jantar, direito à trilha, passeio de bicicleta e pedalinho custa R$ 335.

Publicidade

Segundo a secretária de turismo, Raquel Moreira, ao optar pelos serviços pagos de uma só vez o turista economiza. “Mas existe a opção de diárias somente para dormir sem usar outros serviços” comentou Raquel.


Embora no Brasil o ecoturismo venha ganhando mais atenção do que o turismo comum, os roteiros acreanos – mesmo tendo como atrativo a história de Chico Mendes – estão longe da lista Top de locais mais procurados, principalmente pelos estrangeiros. Segundo um consultor na área, que pediu para não ter seu nome revelado, a crise atual é um motivo a mais para que os pacotes sejam mais atrativos. Ele criticou a tabela feita pela Secretaria de Turismo


“Esse pacote não inclui o deslocamento do cliente, que no caso de hospedagem no Seringal Cachoeira, tem que sair do aeroporto para a BR 317, em Xapuri, o que eleva ainda mais esse custo” analisou.


O sindicato das Vans não tem o que reclamar. Foi quem primeiro informou um aumento de 20% na locação de veículos dentro do estado, o que para Raquel Moreira é resultado da campanha #partiuAcre desenvolvida pela secretaria em abril do ano passado e que tinha como objetivo potencializar o turismo na busca de novas experiências relacionadas com a natureza, aliando lazer com esporte e educação.


TURISMO_03


A secretária garante que o chamamento deu certo, explicou que hotéis da capital informaram aumento entre 20% e 30% no fluxo de hospedagens com público acreano. No chamado turismo comunitário que envolve as pousadas administradas pelo Estado, o período sazonal – de dezembro a abril – registra queda na procura.


“O verão é mais procurado por que oferece ao turista um pacote completo incluindo passeios em trilhas e outros serviços. De dezembro até abril é a safra da castanha que inviabiliza a caminhada na mata, a procura diminui sim, mas fora dessa temporada, as pousadas ficam lotadas”, acrescentou a secretária.


Segundo uma empresa especializada em viagens, com o pagamento de um pacote de R$ 335 em uma Pousada Ecológica no Acre, o cliente pagaria uma hospedagem em hotéis de 4 estrelas no nordeste e sudeste brasileiro.


“Hoje até no Rio de Janeiro é possível encontrar uma hospedagem por esse valor. Em Fortaleza o turista paga hotel na beira da praia com diária mais barata” disse a agente.


LICITAÇÕES DESERTAS – Mas se por um lado a secretaria de turismo afirma que a campanha #partiuAcre deu certo, por outro, não consegue atrair a iniciativa privada para o negócio. Segundo o que a reportagem apurou, duas licitações para a Pousada Bom Destino, em Porto Acre, foram desertas.

Publicidade

Uma das garantias estabelecidas em contrato é que a empresa vencedora da licitação contrate moradores da região para os serviços de manutenção das pousadas, uma forma de tornar as comunidades que vivem nessas regiões, autossustentáveis através do turismo.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido