Menu

Pesquisar
Close this search box.

Eliane tem obrigação de proteger Lula, afinal PMDB e PT são aliados

sinhasique170915

Eliane Sinhasique

Lula lá e Lula aqui
A deputada Eliane Sinhasique (PMDB) foi coerente em comandar nas redes sociais a campanha para ninguém fazer protestos contra a visita do Lula ao Acre. O PMDB, seu partido, tem cinco ministérios no governo Dilma, o vice-presidente; então, viva Lula lá e, viva Lula aqui, não é Eliane?


Nada de protesto, venha a grana
E o presidente do PMDB de Brasiléia, Aldemir Lopes, tem uma razão maior que a deputada Eliane para proteger o ex-presidente Lula, além de PMDB e PT serem aliados, o almoço das caravanas de convidados será no seu restaurante. Entre o protesto e grana, ficou com a grana.


Estão se admirando?
Não há do que se admirar, o PMDB sempre foi esta geléia de interesses políticos.


Voz solitária
O deputado federal Werles Rocha (PSDB) foi o único parlamentar da oposição a engrossar a manifestação contra a vinda do Lula. Bancou o material distribuído em Brasiléia pelos manifestantes. Sobre a deputada Sinhasique (PMDB), foi irônico: “PMDB e PT são aliados”.


Perdeu na qualidade do debate
O PCdoB não apenas encolheu na sua composição na Assembléia Legislativa, mas também perdeu na qualidade dos debates, com as saídas dos deputados Eduardo Farias (PCdoB) e Moisés Diniz (PCdoB). Ambos, extremamente experientes, o que tornavam excitantes as discussões com a oposição. O último dos moicanos comunistas na Aleac, deputado Jenilson Leite (PCdoB), por mais que se esforce, fica muito longe se comparado às atuações do Moisés  e do Eduardo. Para quem já viu também no parlamento estadual um Sérgio Taboada e um Edvaldo Magalhães no enfrentamento com a oposição, sabe bem que a atual representação do PCdoB na Assembléia fica a desejar. Não é nenhuma diminuição do deputado Jenilson Lopes (PCdoB), que como disse, não é omisso, se esforça, mas faltam-lhe a verve e a malícia dos comunistas citados. Não se fazem mais comunistas como antigamente.


Qual foi a contribuição?
Quem pediu aos vereadores que também dessem um título de Cidadão de Boca do Acre ao senador Sérgio Petecão (PSD) foi o presidente do BASA, Marivaldo Melo, que também ganhou a comenda. Mesmo porque Petecão nunca ajudou o município com um prego na estopa.


Fácil de explicar
O presidente do BASA, Marivaldo Melo, quis com o ato dar um afago no seu compadre e senador Sérgio Petecão (PSD), que lutou para que assumisse o cargo. Se não fosse pela via política, Marivaldo jamais assumiria o mais importante posto do banco.


Este é o problema
Não entra nem em discussão que o deputado federal Henrique Afonso (PSDB) é qualificado para ser prefeito de Cruzeiro do Sul, o que vai pesar na sua campanha é que não terá uma forte estrutura de apoio, como terá o Iderley Cordeiro (PMDB) com o prefeito Vagner Sales.


Fora de hipótese
O deputado Eber Machado (PSDC) descarta qualquer possibilidade de vir a ser vice de um dos candidatos a prefeito de Rio Branco pela oposição. Ser candidato a prefeito é uma decisão partidária nacional, para projetar o PSDC, que nos últimos anos foi um apêndice do PT.


Não é acusado de nada
A política acreana é um campo fértil para a imaginação. Um dos comentários mais fortes nos bastidores é de que o Lula está vindo para o Acre, porque está com a prisão por um fio, e fugiria pela Bolívia. Coisa mais maluca, o Lula até aqui não é acusado de nada na Lava-Jato.


Preocupada com o marido
O presidente do PHS, Manoel Roques, diz que a oposição esqueça a participação da presidente do SINTEAC, Rosana Nascimento, na campanha para a prefeitura da Capital: “ela vai estar é em Boca do Acre fazendo campanha para o marido, que será candidato a prefeito do município”.


Vai virar um mar de feriados
Já tem aquele feriado sem sentido do “Dia do Evangélico”, projeto do então deputado Helder Paiva, agora o deputado Manoel Moraes quer criar o feriado do “Dia do Católico”. Daqui há pouco vai ter o feriado do Dia dos Espíritas, do Dia da Umbanda, Dia dos Budistas e etc e etc.


Disputa polarizada
Conversei ontem com um profissional da Saúde que conhece o colégio eleitoral de Senador Guiomard, e a sua impressão é a mesma da coluna: a disputa pela prefeitura deve polarizar entre Jorge Catalan (PP) e André Maia (PSD), porque são os candidatos com mais estrutura.


Muito mais próximo
Por qual razão a Dilma não vem o Acre e o Lula, só falta morar na “Cidade do Povo”? A resposta é bem simples: Lula é amigo muito próximo do governador Tião Viana e do senador Jorge Viana. O que não é o caso da presidente Dilma


Frase emblemática
Frase do ex-senador Eduardo Suplicy, cuja história se confunde com o PT e as suas lutas para ser um grande partido, e é um dos seus mais antigos filiados: “o PT foi varrido por um tsunami”.


Falsa aparência
Os candidatos a prefeito de Rio Branco não embarquem na canoa furada de crer em pesquisas realizadas este ano. Retratam um momento e nada mais que isso. Pesquisas que vão nortear serão as feitas durante a campanha. Certo só que se terá segundo turno. Fora isso é ilusão.


Sempre foi assim
E a disputa na Capital sempre foi e sempre será uma espécie de Fla x Flu, eleição dura.


Fora da disputa
O ex-deputado federal Chicão Brígido não será candidato a vereador como chegou a ser noticiado. Optou por continuar como assessor do prefeito Marcus Alexandre e lançar seu filho Brígido para disputar uma vaga na Câmara Municipal de Rio Branco.


Não fez um bom negócio
Basta dar uma olhada na qualidade da chapa a vereador da Capital pelo PT, para se ter uma noção que a vereadora Graça da Baixada não fez um bom negócio em trocar o PSDC pelo PT, terá que aumentar em muito a sua votação se quiser se reeleger.


Pode bater neste teto
A chapa do PT tem potencial para chegar no teto de eleger cinco vereadores na Capital.


Festa dupla
A deputada Leila Galvão (PT) tem a mais justa razão em comemorar a inauguração da indústria “Dom Porquito”. Paulo Santoyo, acionista principal, foi quem banco financeiramente sua campanha para a Assembléia Legislativa. Não teve problemas de falta de recursos.


Bom para os conhecidos
A campanha do próximo ano será boa para o candidato majoritário que já é conhecido da opinião pública, porque a propaganda no rádio e televisão será de apenas 35 dias, pouco tempo para projetar uma imagem pouco conhecida.


Outro componente
Outro componente é que os gastos serão bem menores, principalmente, pelos candidatos majoritários, na contratação de marqueteiros, que é um dos itens mais caros de uma campanha política. Será uma campanha de tiro curto, que favorece quem está no poder.


Ninguém arranca
Não se consegue arrancar uma pista do prefeito Marcus Alexandre sobre qual dos nomes falados até o momento para ser o seu vice tem simpatia. Única coisa sutil que se consegue perceber e ver como problemático o lançamento de uma chapa só do PT.


Não tem clima
Com tudo o que está acontecendo no Brasil, com um escândalo atrás do outro protagonizado pelo PT, não cairia bem no eleitorado uma chapa só de petistas para a disputa da PMRB.


Perdeu em todas
O que é a política! Quem diria que o ex-presidente Lula, que sempre aparecia liderando as pesquisas, cair para o patamar de ser derrotado em todas as simulações no primeiro e segundo turno com o senador Aécio Neves (PSDB) e a ex-ministra Marina Silva.


Rabo do veado
O saudoso deputado federal Geraldo Fleming (PMDB) fazia sua campanha até o limite do município de Feijó, jamais buscava votos em Cruzeiro do Sul. Aos que insistiam para que montasse uma base política no Juruá, o velho mineiro respondia pausadamente: “meu filho, investir no Juruá sem ser da região é a mesma coisa que amarrar dinheiro no rabo de um veado e soltar no campo. Você perde o veado e o dinheiro”. E assim levou até sair da política.


 


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.