Menu

Ministério dá início a Campanha Nacional de Doação de Sangue

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Para sensibilizar novos doadores e fidelizar os já existentes, o Ministério da Saúde (MS) lançou nesta quinta-feira, 26, a Campanha Nacional de Doação de Sangue em 2015, que pretende sensibilizar a sociedade e fidelizar doadores de sangue.


Com o slogan “Doar sangue é compartilhar vida”, a campanha também tem como objetivo levar uma mensagem de agradecimento aos atuais doadores. Em 2014, cerca de um milhão de pessoas praticaram o ato de solidariedade pela primeira vez, o que representa 38% do total das doações de sangue. Já outras 1,6 milhão (62%) retornaram para doar.

Publicidade

Atualmente, 1,8% da população brasileira doa sangue. Embora o percentual fique dentro dos parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS) – de pelo menos 1% da população – o Ministério da Saúde trabalha para aumentar o índice. A expectativa é reforçar a importância dessa atitude por meio da campanha, que contará com spot, vídeo e peças para redes sociais, além da distribuição de material gráfico nos estabelecimentos de saúde.


ASSISTÊNCIA – No Brasil, pessoas entre 18 e 60 anos podem doar sangue. Para os menores, é necessário o consentimento dos responsáveis e entre 60 e 69 anos a pessoa só poderá doar se já o tiver feito antes dos 60 anos. Além disso, é preciso pesar no mínimo 50 quilos e estar em bom estado de saúde. O candidato deve estar descansado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação, não fumar e não estar de jejum. No dia, é imprescindível levar documento de identidade com foto.As informações são do MS.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido