Menu

Elson Santiago quer ser vice de Marcus Viana nas eleições de 2016

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Quero ser vice
O ex-presidente da Assembléia Legislativa, Élson Santiago (PTB), comunicou ao governador Tião Viana que colocará o seu nome pelo PTB, como opção para ser o vice na chapa do prefeito Marcus Alexandre. Élson é atualmente assessor especial do Governo e esteve com seu nome relacionado na escolha do vice de Tião Viana, que acabou optando pela Procuradora Nazaré Araújo. É mais um nome para ser debatido dentro da Frente Popular, quando as discussões sobre o vice forem abertas.


Tem que dar explicação
Não há ilegalidade na mesa diretora da Câmara Municipal de Rio Branco de ter uma verba publicitária destinada à divulgação da Casa. É perfeitamente legal. Só que se desconhece qualquer campanha e de que forma está sendo gasta. Muitos vereadores questionam que não tiveram acesso à sua aplicação e quais os critérios, que não pode ser o pessoal. O presidente Artêmio Costa (sem partido), que é um moço sério, precisa dar transparência mostrando em que foi gasto, com quem, até para cessar os comentários que circulam na mídia com especulações diversas, deveria publicar no Portal de Transparência ou ao menos relatar aos vereadores a aplicação. Somente isso.


Mérito inquestionável
Assim como ninguém pode questionar que a inauguração e funcionamento do Campus da UFAC em Brasiléia é um salto de qualidade no setor educacional dos municípios do Alto Acre, também não se pode deixar de lembrar que a deputada Leila Galvão (PT) foi a política que mais se empenhou para que a unidade fosse criada. Alunos de Assis Brasil, Epitaciolândia, Brasiléia, Capixaba, por exemplo, não terão mais que se dirigir a Rio Branco para a conclusão de uma gama de cursos superiores. Tenho sido um crítico da parlamentar, mas não posso me furtar de reconhecer quando ela é responsável direta por algo que beneficiará a Educação.


Caso para o MPF
A coluna foi a primeira a denunciar que não ia dar certo jogar índios no Parque Ecológico de Plácido de Castro, sem nenhuma estrutura, além da ilegalidade de ser uma área ambiental, que não poderia ser desmatada. Taí o ac24horas denunciando o rolo. O MPF tem de entrar no caso.


Faltaria cadeia, raimundinho!
O deputado Raimundinho da Saúde (PTN) diz que “lugar de político pilantra é na cadeia”. Concordo. Só que se isso for ser levado ao pé da letra faltarão vagas nas cadeias do Brasil.


Tarefa nada fácil
Um ex-parlamentar que teve base em Cruzeiro do Sul comentou ontem com a coluna que, não será fácil derrotar o ex-deputado federal Iderley Cordeiro (PMDB), candidato a prefeito do município, não pelo prestígio de Cordeiro, mas por ser apoiado pelo prefeito Vagner Sales.


Detalhe interessante
Existe um detalhe interessante na eleição para prefeito de Cruzeiro do Sul no próximo ano: os candidatos mais fortes são egressos da FPA, Henrique Afonso (PSDB) e Iderley Cordeiro (PMDB). Assim como o vice de Iderley, o professor Zequinha Lima (PP).


Barrado no baile
O presidente do PSL, Pedro Longo, ligou para dizer não ter nada contra a pessoa do vereador Artêmio Costa, mas que não há como avalizar a sua filiação no partido, cuja direção deliberou por não aceitar ninguém com mandato na chapa de candidatos a vereador da Capital.


Acaba com a chapa
O presidente do PSL, Pedro Longo, partidariamente está certo, a filiação do vereador Artêmio Costa acabaria com o trabalho que está tendo para montar uma chapa para a Câmara Municipal de Rio Branco.


Vai acabar morrendo na rede do PT
Não será só no PSL que o vereador Artêmio Costa terá a sua entrada barrada, os demais partidos pequenos também seguirão o exemplo, ninguém vai querer servir de escada a alguém que tem uma votação sólida. Ao Artêmio, restará entrar na “chapa da morte” do PT.


O jogo é federal
A deputada Eliane Sinhasique (PMDB) fez charme para a platéia, ao pedir que o presidente do diretório municipal, Chagas Romão (PMDB,) emitisse uma nota pedindo a saída do deputado federal Eduardo Cunha (PMDB) da presidência da Câmara Federal, o jogo é federal, deputada!


Este filho não é meu
O deputado Chagas Romão (PMDB) desmontou na hora a armação da deputada Eliane Sinhazique (PMDB): “quem ter que se posicionar é o partido, após ouvir todo mundo”.


Tem que mostrar a cara
Quem tem que assinar uma nota nos termos pedidos pela deputada Eliane Sinhasique (PMDB) é o presidente do diretório regional do PMDB, deputado federal Flaviano Melo (PMDB), se ela o quer poupar por ele ser apoiador do Eduardo Cunha, aí é outra história.


Obama, se cuide!
Quem assistiu ontem o deputado Jairo Carvalho (PSD) falar na Aleac sobre a convenção do PSD na “Fazenda Boi Cagão” e das virtudes do senador Petecão (PSD), saiu com a impressão que ele falava de líderes como Lula, Aécio Neves, Barack Obama e Putin. Menos, Jairo, menos!.


 Pode colaborar sim
Ao fazer um contrato com uma cooperativa por preços abaixo do mercado e do limite de lucro, a Secretaria de Saúde pode sim estar colaborando para que os contratados fiquem se receber. É bom o secretário Armando Melo avaliar bem as denúncias que estão saindo a respeito.


Se preparando para 2018
O ex-deputado Astério Moreira foi convidado para integrar um projeto do PTB, que pretende conquistar cadeiras na Assembléia Legislativa. Está avaliando com simpatia e para isso está refazendo as bases que perdeu, após a simbiose da sua imagem com o PT, que o derrotou.


Não tenho nem dúvida
Que o deputado federal Léo Brito (PT) votará pela admissibilidade do processo de cassação do presidente da Câmara Federal, deputado Eduardo Cunha (PMDB), não tenho a menor dúvida, pelo seu caráter jamais daria aval a quem está encalacrado até o talo em irregularidades.


Adiantou em que?
Aquela patuscada da vinda de diretores do Eletrobrás ao Acre, com debates na Assembléia Legislativa, acabou em absolutamente em nada. Já foi anunciado um novo reajuste de 10% da energia elétrica no Acre. É a mesma patuscada do preço das passagens aéreas.


Nem correios
Para se ter uma idéia como se encontra a cidade de Brasiléia, nem uma agência dos Correios existe mais no município. Efetivamente virou uma cidade fantasma.


O que a coluna tinha dado
O deputado Luiz Gonzaga (PSDB) confirmou ontem o que a coluna antecipou, só dá entrada na “CPI do DEPASA” no próximo ano, entrar agora haveria prejuízo devido ao recesso que se inicia em dezembro.


Cabeça de fora
O deputado Jenilson Lopes (PCdoB) revelou ontem que há uma decisão partidária tirada de indicar o nome para vice do prefeito Marcus Alexandre. Mesmo com as duas derrotas para o Senado, o PCdoB não abre mão do espaço.


Não tem volta
O deputado Gehelen Diniz (PP) me disse ontem não haver a menor hipótese de não disputar a prefeitura de Sena Madureira. “A minha chapa para a Câmara Municipal está montada”, observou. Como diz o ditado, mais vale um gosto do que um vintém.


Compasso de espera
Importante figura do PMDB contou ontem que, o partido se encontra no compasso de espera da decisão judicial sobre o processo contra o prefeito de Brasiléia, Everaldo Gomes (PMDB): “se for absolvido disputará a reeleição, se condenado vamos buscar outro nome”.


 Não tem número
Não existe número de vereadores para cassar o prefeito de Epitaciolândia, André Hassem, é a informação que a coluna tem daquele município. Além de não haver um motivo forte.


Só um milagre
É uma opinião cristalizada dentro do PSDB, que só por um milagre o prefeito Betinho (PSDB) se reelege em Assis Brasil. Betinho até que começou bem sua gestão, depois se perdeu.


Ouvido de mercador
A empresa META até colocou máquinas para recuperar 30 quilometros de um trecho da rodovia de Xapuri à Brasiléia. Foi só ensaio, não receberam o valor pactuado com o DNIT e paralisaram as obras. Com esta crise é bom trabalhar com dinheiro na conta.


Deve muito ao lula
O Acre deve muito ao Lula, foi no seu governo que aconteceram as maiores obras no Estado, só que não foi reconhecido pela população, sempre foi mal votado no Estado.


Cada qual com seu cada qual
Para o deputado federal Werles Rocha (PSDB) não existe a mínima possibilidade no recuo da candidatura da professora Socorro Nery (PSDB) à PMRB. Assim, se depender dos tucanos a oposição não terá candidato único a prefeito da Capital.


Não se posicionou
Até o momento, o partido REDE não se posicionou sobre a eleição para a prefeitura de Rio Branco, mas é possível que tenha candidato próprio. É improvável uma coligação com os partidos tradicionais. O problema da sigla é a falta de um nome de densidade eleitoral.


Posição clara
O deputado federal Léo Brito (PT) considerou consistente o Relatório do deputado federal Fausto Pinato (PSC) e deverá votar pelo prosseguimento do processo contra Eduardo Cunha (PMDB). Acabou a celeuma em torno do seu nome.


Suplente é suplente
O empresário Sérgio Barros (PSDB) era candidato ao Senado, tendo como seu vice Osmir Lima (PFL), e por mais que tentassem não conseguiam se afinar na campanha. Barros queria que Osmir atuasse em Brasília como um captador de recursos, no que este discordou: “não tem porta que se abra para um suplente, dinheiro eu não tenho, a solução é vender parte do seu rebanho de bois”. A partir daí Sérgio Barros não cobrou mais nada do Osmir Lima até o fim da campanha.


 


 


 


 


 


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.