Menu

Jorge Viana dá puxão de orelha em Léo de Brito: “Fazer política numa hora dessa é cavar a própria cova”

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Contrário à operação do Planalto para preservar Eduardo Cunha, o vice-presidente do Senado, o senador Jorge Viana criticou o colega de partido, deputado Léo de Brito (PT-AC), que faltou à sessão do Conselho de Ética na quinta-feira, quando seria analisada a admissibilidade do processo contra o presidente da Câmara. O senador, que viajou ao lado de Léo de Brito na quinta-feira para Rio Branco para evento com o Ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, disse que orientou o deputado a agir de forma ética no conselho e que, se soubesse que a viagem ao estado coincidiria com a sessão do colegiado, teria dito que ele ficasse em Brasília.


O Globo: O que o senhor achou de deputados do PT terem ajudado a esvaziar o quórum do Conselho de Ética na última quinta-feira?

JV: Já achei estranho o fato de eles terem chegado atrasados na sessão. Esse tipo de coisa ajuda a desencantar e decepcionar muitos que ainda teimam em ser simpatizantes do PT. O PT tem que se reinventar depois desse processo todo. Chegar numa hora de crise como essa e fazer política de uma forma que afronte o que a sociedade busca é cavar a própria cova.

Publicidade

O Globo: Como defende que os petistas devem atuar em relação a Eduardo Cunha no colegiado?

JV:O PT já tem problema demais para arrumar mais um. Espero que os companheiros do PT lá no conselho sejam éticos. Ajudar o Eduardo Cunha é querer chamuscar ainda mais um partido que está sofrendo, sangrando. Ser ético é ser justo. Defendo que ajam no conselho com justiça. Não é um conselho de articulação política, é um conselho de ética. No conselho, é para votar com ética. Ou então, eles que saiam do conselho.


O Globo: O senhor deu alguma orientação ao deputado Léo de Brito sobre como agir no caso?

JV:Se eu soubesse dessa sessão do conselho, teria dito a ele que era importante ficar em Brasília para a sessão. Alguns dias antes, ele foi me perguntar sobre como deveria agir em relação ao caso do Eduardo Cunha e eu disse: “seja ético”. “Se você, que é jovem e professor universitário, não fizer isso, vocês que se expliquem à sociedade depois”.


O Globo: O senhor acredita que houve interferência por parte do governo para que os deputados do PT ajudassem Eduardo Cunha no Conselho de Ética para evitar o impeachment?


JV:Não sei e não teria como saber, porque comigo eles não têm nem coragem de fazer qualquer abordagem.


O Globo: Como vê a permanência de Eduardo Cunha no cargo, após as denúncias e o episódio de quinta-feira?
JV: A Câmara precisa superar isso. Não quero me intrometer em questões internas da Câmara, mas continuar com essas pautas conservadoras do século XIX, não dá mais.


LEIA MAIS
‘Eu não irei participar de acordo’, diz Léo de Brito ao negar “operação Salva Cunha”


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido