Menu

PSD e PMDB podem formar chapa de mulheres em Rio Branco

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O senador Sérgio Petecão (PSD) admitiu à coluna que há uma idéia amadurecida no seu partido de uma aliança com o PMDB para disputar a prefeitura da Capital. Reconheceu que há um consenso no PSD de que a deputada Eliane Sinhasique (PMDB) é o nome mais forte dentro da oposição, principalmente, com Márcio Bittar (PSDB) fora da disputa e Tião Bocalon (DEM) com problemas de doença na família. A contrapartida para uma coligação com o PMDB é que o vice na chapa peemedebista saia de uma indicação do PSD. Sobre este nome, Petecão diz que pode ser Marfisa Galvão (PSD), sua mulher, primeira suplente de deputada federal, cuja opção é defendida pela militância feminina do PSD. Seria a primeira vez que numa eleição para a escolha do prefeito de Rio Branco que se teria uma chapa formada só de mulheres.


peteca_01 (1)


Possibilidade que aumenta
Com a decisão do deputado federal César Messias (PSB) de não disputar a prefeitura de Cruzeiro do Sul cresceu a possibilidade do candidato vir a ser o deputado Josa da Farmácia (PTN), que foi bem votado no município, sendo o nome de maior densidade na FPA.


Bem diferentes
Ser candidato a deputado estadual é uma coisa e para cargo majoritário outra completamente diferente. Para deputado, com um pequeno esquema se consegue uma eleição, para prefeito tem outras implicações que pesam, como a desenvoltura no vídeo e a simpatia do candidato.


PHS marcha com o coronel
O presidente do PHS, Manoel Roque, confirmou que o partido estará sim na coligação formada pelo prefeito Vagner Sales que apoiará Iderley Cordeiro (PMDB) a prefeito de Cruzeiro do Sul. “O Vagner sempre apoiou nosso presidente municipal, não dá para evitar a aliança”, justifica.


Candidatura majoritária não se improvisa
O PT do Juruá não conseguiu aprender o básico da política de que candidatura majoritária não pode ser escolhida de afogadilho, mas costurada dentro de uma preparação e de um longo processo de debates e alianças? Depois que levam ferro do Vagner Sales e ficam lamentando.


Compromisso fechado
Integrante do PSB revelou à coluna que, a entrada do prefeito Mano Rufino na sigla, passou por um acordo com o deputado federal César Messias (PSB) de que terá o apoio da FPA à sua candidatura à reeleição. César ficou de ser o intermediário junto ao PT para fechar a aliança.


Coisa rara nestes tempos bicudos
Num contexto em que os políticos e gestores chegaram ao seu mais alto grau de descrédito ante a população faz bem saber que, a gestão Marcus Alexandre conseguiu nota 10 no quesito “transparência” na lista divulgada pela CGU-Controladoria Gerald da União.


Destaque importante
Rio Branco ficou em primeiro lugar juntamente com outras cinco cidades e figura entre as 20 capitais com melhor desempenho entre os mais de 5 mil municípios brasileiros. É um bom exemplo também para o PT nacional, cuja cúpula está presa pelo escândalo Petrolão.


O novo na mesa
A fonte é muito boa, o deputado Ney Amorim (PT) foi incentivado por figuras das mais importantes do seu partido a começar a cavar espaços e ir solidificando a imagem, para ser um nome viável para a disputa do governo em 2018. É o novo do PT na mesa, e sem escândalos.


Corrente dominante
O deputado Ney Amorim (PT), mesmo sendo da corrente partidária dominante do PT, a DR, ainda assim consegue trafegar sem empecilhos entre outros grupos petistas.


Boi cagão em festa
A “Fazenda Boi Cagão” estará em festa hoje com a convenção regional do PSD, que deverá reconduzir o senador Sérgio Petecão (PSD) à presidência do partido e discutir as eleições 2016.


Mal para a imagem
A imagem do prefeito de Assis Brasil, Betinho (PSDB), que já não era boa, ficou pior com sua condenação por ter ofendido a honra da sua ex-chefe do gabinete, a quem terá que pagar uma indenização e fazer uma retratação na frente dos funcionários da prefeitura.


Surra nas urnas
Como veio de um petista de Feijó se torna uma fonte insuspeita: “o prefeito Merla conseguiu moralizar a prefeitura, mas não quer nada com política. Se disputar a reeleição levará uma surra feia nas urnas do candidato da oposição, o Kiefe”. Parece que isso virou mantra em Feijó.


Imagem boa
Não conheço sua oratória e nem como se comportará num debate político, mas a candidata a prefeita pelo PSDB, Socorro Nery, é extremamente qualificada e tem uma imagem boa no vídeo. Se quiser se projetar, o seu partido tem de criar fatos políticos, a campanha será curta.


Vapt-vupt
A campanha para prefeitos e vereadores no geral terá 45 dias de duração, mas no horário eleitoral será apenas de 35 dias, o que favorece os candidatos com uma imagem já projetada.


Agora são réus
Sempre foram tratados na mídia como “réus”, quando eram apenas acusados. Somente agora é que os empresários arrolados no G-7 poderão juridicamente ser considerados como “réus”, após o acatamento da peça da Denúncia feita pelo MPF ao Juiz Federal Jair Facundes.


Ampla defesa
Agora será exercida a ampla defesa e até a sentença todos terão a presunção de inocência.


Assim o boi não dança
Quase todos os documentos pedidos ao prefeito André Hassem pela Câmara Municipal de Epitaciolândia já tinham sido entregues, os poucos que faltavam já foram repassados. Só se pode abrir um processo de cassação com provas robustas, para não se cair no descrédito.


Mal para os vereadores
Ficou muito mal para os vereadores de Epitaciolândia, que por falta de provas, vão ter que arquivar o pedido de cassação. Deveriam ter pensado nisso antes de fazer o carnaval.


Contador de piadas
Encontro o ex-deputado federal Taumaturgo Lima (PT) e pergunto: quem poderia ser o candidato do PT a prefeito de Cruzeiro do Sul? Responde com fina ironia: -“tem muito, tem o J.Maronzinho, o vereador Neto, o Itamar de Sá..”, e dito isso saiu rindo. Não conhecia a faceta de contador de piadas do Taumaturgo.


Sangue novo
Boa a notícia de que o próximo presidente do Rio Branco Futebol Clube será o deputado Lourival Marques. Endividado, o clube precisa de sangue novo. O atual presidente Ilimane Soares fez bem a sua parte, pegou a agremiação quebrada e iniciou uma saneada.


A banana nossa de cada dia
Meu caro secretário da Fazenda, Tinel Macedo, tributar a banana em 17% é colaborar para tirar o produto da mesa do povo. Os produtores de Acrelândia estão com razão de reclamar, com esta alíquota vão trabalhar só para pagar o governo. Assim, nem macaco agüenta.


As bananas do burica
Lembro que participei da inauguração de uma fábrica de industrializar bananas em Rodrigues Alves. O discurso do prefeito Burica é que ia exportar a produção até para o Peru. Depois da inauguração, veio a gozação: esqueceram que até banana para comprar é difícil no município.


No barco dos rejeitados
A ex-senadora Marina Silva (REDE), nas suas palestras falando sobre política, dando aula de como se deve governar, se esquece de dizer que nas pesquisas tem a mesma rejeição dos políticos tradicionais, foi-se também o tempo em que era vista pelo eleitor como algo novo.


Velha cantiga
Quando se ouve uma liderança da oposição é sempre a mesma velha cantiga de que nada presta, de que nada se fez no Acre, mas nenhum deles apresenta um plano alternativo consistente para contrapor aos governos do PT. Termina ninguém os levando a sério.


Nome para o debate
O vereador Raimundo Vaz, segundo uma fonte do PT, teria comunicado ao prefeito Marcus Alexandre que colocará seu nome como opção no debate para a escolha do vice na sua chapa. Vaz é um dos nomes mais preparados da FPA, mas a escolha do vice embute outros componentes.


Acabou no MPE
Sessão solene na Câmara Municipal de Rio Branco para comemorar o “Dia da Consciência Negra”. Usaram da palavra vereadores, membros do movimento negro, inclusive, um representante da religião umbandista. O vereador Vieira, evangélico, ao ocupar a tribuna acabou com o tom de confraternização, com um discurso atravessado: “no meu corpo corre o sangue de negro, mas não venham aqui me dizer que macumba é salvação de ninguém, e se você que representa os macumbeiros não se arrepender vai direto para o inferno”. Foi o bastante para a sessão acabar numa grande confusão e o caso foi parar no Ministério Público.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.