Menu

Com a crise, prefeitos do AC viraram meros pedintes oficiais

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Para que quer ser prefeito?
O senador Jorge Viana (PT) retrata com fidelidade o momento político nacional, em plena recessão econômica e com as prefeituras praticamente falidas. Toda vez que encontra alguém se dizendo candidato a prefeito diz que não faz mais a tradicional pergunta: por que quer ser prefeito?. Mas, pergunta: “para que quer ser prefeito nesta crise econômica?”. Eu concordo com o Jorge Viana. Nesta atual quebradeira um novo prefeito não vai fazer muita diferença dos atuais prefeitos, porque na administração pública não existe mágica, existe receita e despesa. Não bateu, quebrou. Um prefeito hoje virou um mero pedinte oficial.


O milionário era eu, ora bolas!
E-mail recebido: “Luiz Carlos, dá para me ensinar o milagre operado pelo dono da Acreaves e da Dom Porquito, que chegou no Acre sem recursos próprios e hoje é o empresário mais rico do Alto Acre e, entre os maiores do Estado?”. Se eu soubesse o milionário era eu, ora bolas!.


Emprego e renda
Não dou palpite sobre o que desconheço, nem me interessa a situação financeira dos donos, só sei que a Acreaves e a Dom Porquito estão gerando emprego e renda num município pobre.


Melhor, só pudim de leite
A notícia de que o deputado federal César Messias (PSB) não será candidato a prefeito de Cruzeiro do Sul foi comemorada pela oposição. Era o nome mais forte da FPA. O fato fortalece e sedimenta mais as candidaturas de Henrique Afonso (PSDB) e Iderley Cordeiro (PMDB).


Notícia ruim tem companhia
E para completar a situação, o PDT, PHS, PTN, PPR – partidos da FPA – estão na coligação montada pelo prefeito Vagner Sales (PMDB) para apoiar a candidatura de Iderley Cordeiro (PMDB) para a prefeitura de Cruzeiro do Sul. Mostra o esfacelamento da FPA no município.


Quer ganhar de quem?
Se o coordenador político da FPA para o Juruá, ex-prefeito Itamar de Sá (PT), não consegue manter na coligação os aliados, como é que pensa em eleger o prefeito de Cruzeiro do Sul?


Pagando o preço
O PT do Juruá está pagando o preço de não ter preparado um quadro próprio para ser candidato a prefeito de Cruzeiro do Sul e tem que partir agora para o improviso.


Apostas
Ontem, numa roda de jornalistas se apostava que se o Iderley Cordeiro (PMDB) se eleger prefeito de Cruzeiro do Sul, em quanto tempo brigará com seu tutor prefeito Vagner Sales. O máximo de tempo previsto foi de seis meses.


Só falo o que comprovo
Não entro nesta boataria sobre um secretário municipal, porque só falo do que posso comprovar. É uma linha jornalística da qual não me afasto. Por isso não comentei. Certo?


Visões antagônicas
A deputada Maria Antonia (PROS) discorda do deputado Jonas Lima (PT), que mostra a gestão do prefeito Burica (PT) como a “sétima maravilha do mundo”. A sua visão é de que o Burica deixou a cidade de Rodrigues Alves arrasada.


Mágoa revelada
Numa roda ontem na Aleac, o deputado Jairo Carvalho (PSD), se dizia “magoado” com os ataques do prefeito James Gomes, ao Pastor Pedro Abreu, a quem acusa de “traição”. “Graças ao Pedro, a Mailza Gomes, sua mulher, é primeira suplente do Gladson Cameli”, lembra.


Candidato muito forte
Entre os nomes falados para a prefeitura de Mâncio Lima, não existe um com mais densidade eleitoral e estrutura que o candidato Isac Lima (PT). Não pela força do partido, mas devido à estrutura da sua família no município.


Combinar com o eleitor
Estão fazendo carnaval sem bumbo com esta filiação do André Maia ao PSD. Quem disse que com isso está garantida a sua eleição para a prefeitura de Senador Guiomard? Combinaram com o eleitor? Estão esquecendo que o James Gomes tem a máquina municipal?


Resta saber se tem maioria
O processo de improbidade administrativa que o prefeito de Epitaciolândia, André Hassem, responde na Câmara Municipal e que entrou na reta final com seu depoimento ontem mostra que, no mínimo faltou habilidade ao prefeito ao ir para o conflito com os vereadores.


Não é um Zé das Couves
O prefeito André Hassem não é um Zé das Couves, mas um advogado e conhece a legislação. Prefeito nenhum está acima da Lei, tem sim obrigação de prestar informações aos vereadores, porque se negando comete crime passível de levar à cassação. A arrogância é má conselheira.


Fechando na dianteira
A publicitária Charlene Lima (PV) vai fechando o ano na dianteira sobre o prefeito Mano Rufino para saber quem será o candidato a prefeito de Sena Madureira da FPA. A oposição já se definiu com os candidatos Mazinho Serafim (PMDB), Toinha Vieira (PSDB) e Gehlen Diniz (PP).


Pode acontecer
Pode acontecer do Mazinho Serafim (PMDB) acabar sendo o nome da oposição que vai polarizar com o candidato da FPA, as pesquisas já lhe mostram num empate técnico com a candidata Toinha Vieira (PSDB), que vai perdendo a aura de favorita.


 Disco furado
A oposição tem que acabar com o discurso surrado de que nada foi feito no Acre nos governos petistas. Há falhas, promessas não cumpridas, mas não se pode chegar ao radicalismo que foi um desastre. Tem sim pontos positivos e muitos, sejamos coerentes. As obras estão à vista.


Paulinho, o desastrado
O ex-prefeito Paulinho (PT) fez uma administração desastrada em Plácido de Castro. Era sempre notícia negativa. Anuncia que conseguiu se safar de ações judiciais que respondia e será candidato de novo a prefeito. Se eleito for é porque o eleitor do município é masoquista.


Só no par ou impar
Saber quem foi pior prefeito para de Plácido de Castro, se o Paulinho ou está sendo o atual Roney Firmino, só mesmo na base do par ou impar, porque se equivalem em gestões fracas.


Uma rainha coerente
A nossa “Rainha do Selfie” – deputada Jéssica Sales (PMDB) – merece ser destacada por ter votado contra todos os vetos da presidente Dilma. A Jéssica pode chegar aqui e criticar o PT, diferente de alguns parlamentares federais, que são Dilma em Brasília e contra o PT no Acre.


Ficará na boa intenção
O projeto do deputado Eber Machado (PSDC) que acaba com a cobrança de taxas de religação para consumidores de energia e água ficará só na boa intenção. A Aleac não tem poder para legislar sobre tributação, principalmente, na área federal, como no caso da energia.


Arregimentação gigante
O PT incumbiu os presidentes de partidos da FPA a uma grande arregimentação para fazer uma festa para o Lula, na inauguração do frigorífico “Dom Porquito”, em Brasiléia, no fim do mês. Dezenas de ônibus estarão à disposição para transportar os militantes.


Sentença sairá breve
A sentença que definirá a situação jurídica do prefeito de Brasiléia, Everaldo Gomes, deverá ser publicada ainda este ano, porque as fases principais do processo já foram cumpridas.


Única preocupação
O presidente do PDT, Luiz Tchê, diz que a sua única preocupação é mostrar a cara do partido com candidatos a vereadores e a prefeitos. Quer chegar em 2018 com o partido fortalecido.


Cosme e Damião
O prefeito Marcus Alexandre e o senador Jorge Viana (PT) estão igual Cosme e Damião. Marcus, consta, elegeu Jorge como seu conselheiro político e não move uma palha sem antes lhe consultar.


Belo trabalho, merece a recondução
O Procurador Geral do MPE, Osvaldo Albuquerque, que deverá ser reconduzido ao posto, como candidato único, mereceu a confiança dos que integram a instituição e a população, que viu na sua gestão uma maior interação com a comunidade, quebrando a redoma que separava o MPE do povão. Além de que, o acesso ao seu gabinete é democratizado, não tem aquela pompa que é comum em quem ocupa cargos de relevância. Ganha o MP e o povo com sua recondução. Poderá continuar o belo trabalho que vem realizando.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.