Menu

Pesquisar
Close this search box.

César Messias não será candidato a prefeito de Cruzeiro do Sul

César Messias fora do jogo
O que a coluna vinha prevendo aconteceu na tarde de ontem na reunião do Conselho Político da Frente Popular, que congrega todos os dirigentes da aliança: O deputado federal César Messias (PSB) não será candidato a prefeito de Cruzeiro do Sul. O anúncio oficial foi feito pelo governador Tião Viana, alegando que a recusa é por “problemas particulares”. Uma reunião com todos os presidentes de partidos da FPA está marcada para a segunda quinzena do mês, quando se buscará consenso em torno de um nome para ser o candidato da coligação. Com a desistência de Messias, um nome que começa a tomar corpo é o do deputado Josa da Farmácia (PTN). O PT não preparou um quadro para disputar a prefeitura do município.


Única maneira para não prevaricar
O presidente do DEPASA, Edvaldo Magalhães, noticiou ontem à coluna que está acionando todos os empresários que fizeram obras no programa “Ruas do Povo”, e cujas obras apresentaram problemas e os seus contratos ainda estão no período da responsabilidade, para que refaçam por conta própria os trechos com falhas na execução. Até, como diz ele, existem distratos a serem feitos e multas a serem aplicadas aos que não fizerem a devida correção. Magalhães quer evitar ser acionado judicialmente por prevaricação caso não tome nenhuma providência, já que existe uma Denúncia do MPF na Justiça Federal e a proposta de uma CPI, sobre o programa, com questionamentos sobre a qualidade dos serviços.


Caminha para a polarização
A eleição em Cruzeiro do Sul caminha para a polarização na disputa da prefeitura, entre os candidatos Henrique Afonso (PSDB) e Iderley Cordeiro (PMDB). A FPA até o momento não definiu o nome do seu candidato a prefeito, por isso não dá nem para se fazer avaliações.


A responsabilidade é óbvia
O deputado Nicolau Junior (PP) quer saber quem é o responsável pela Avenida  Mâncio Lima, a principal via da cidade de Cruzeiro do Sul, tomada pelo matagal, buracos e sem iluminação pública para cobrar a sua recuperação. Óbvio, as ruas são de responsabilidade da prefeitura.


Previsão de um petista
Dirigente petista fez ontem pela manhã, num rápido papo na Aleac, uma previsão sobre a eleição para prefeito de Senador Guiomard: “vamos ter duas frentes. Se o Ney do Miltão (PRB) ganhar é nosso aliado; se o André Maia vencer, o filho pródigo volta à casa paterna, o PT”.


Vira bagunça
Foi definido como limite que a comunidade de Porongaba fica na jurisdição de Epitaciolândia. Não se discute. Só que a deputada Leila Galvão (PT) quer mudar os limites da área para Brasiléia. Justificativa: “os moradores querem”. Assim, deputada Leila, vira uma bagunça.


Houve ampla discussão
Os limites de Brasiléia e Epitaciolândia já foram definidos numa Lei, amplamente discutida na Assembléia Legislativa, voltar tudo atrás por um mero capricho? Deputada Leila Galvão (PT) a senhora faz um bom mandato, não entre pelo caminho da miudeza e da picuinha política.


Minha decepção
O deputado Jonas Lima (PT) ocupou ontem a tribuna da Aleac para dizer que tinha uma “boa notícia” sobre Rodrigues Alves. Pensei com os meus botões: – o prefeito Burica renunciou! Errei. Uma pena! O Jonas queria apenas anunciar a construção de nove escolas.


Perdeu a estribeira
O deputado Chagas Romão (PMDB) perdeu a estribeira ao dizer ontem que nada presta na Saúde. Também, depois do deputado da base do governo, Raimundinho da Saúde (PTN), dizer que a saúde no Acre está na “UTI”, a Chagas apenas seguiu o seu exemplo.


Nem elogio e nem lamento
Nada a elogiar e nem a lamentar no linchamento por populares do Bujari, do monstro que matou barbaramente a mulher e uma criança de seis meses. Cada qual com seu cada qual.


Falta do que fazer
É falta do que fazer um deputado federal mandar notas aos jornais dizendo que presidiu uma comissão no parlamento (geralmente deixam para o baixo clero presidir, ninguém quer) e é falta de notícia de quem publica.


Sempre foi seu problema
Um grupo lança a Antonia Lúcia (PSC) para deputada federal, outro grupo para o Senado e outro para prefeita da Capital. Tem perdido eleição exatamente por falta de assessoria.


Chance diminuta
O que se tem ouvido de figuras importantes da FPA é que não há chance do PT não ter candidato próprio a prefeito de Xapuri. O máximo que o PSB pode aspirar é indicar o vice.


Velha lenda
A reunião de ontem do “Conselho Político da FPA” foi mais uma maneira de passar a mão na cabeça dos partidos nanicos de que terão voz na escolha do vice do Marcus Alexandre. Quem quiser acreditar que Papai Noel existe; que acredite, eu prefiro crer que se trata de uma lenda.


Inês é morta
Com antecipação publiquei neste espaço que estava tudo certo para a filiação de André Maia no PSD do senador Sérgio Petecão (PSD) para ser o candidato a prefeito do grupo. O prefeito James Gomes preferiu acreditar que isso não aconteceria e agora Inês é morta.


Mandatos por um fio
Corre célere na justiça o pedido de cassação por “infidelidade partidária” do vereador de Senador Guiomard, Manoel Lima; e contra o vereador Neudinho, de Assis Brasil. Ambos deixaram o PT pelas portas do fundo e não deram satisfação. Existe uma legislação eleitoral.


Acabou de ser cassado
A imprensa acabou de noticiar que o cantor e vereador Netinho de Paula, com base na lei de infidelidade partidária, teve o seu mandato cassado em São Paulo.


Imprensa e sorveteria
Discordo na essência do artigo (como sempre num bom português) do publicitário petista Gilberto Braga, em que critica a imprensa nacional por noticiar os malfeitos do seu partido. Gilberto, imprensa que só elogia, não critica, não questiona, é sorveteria, jamais imprensa.


Mulheres na disputa
Rose Costa (PT), Lene Petecão (PSD), Graça da Baixada (PT), Sandra Asfury (PDT), Roselane (PRP), Rita Paro (PT), Socorro Ribeiro (PT), Suelen Carlos (PHS), Maju França (PHS), Bety Pinheiro (PDT), são algumas das mulheres que disputarão vagas de vereadora em Rio Branco.


Minoria
As mulheres continuam sendo minoria na Assembléia Legislativa, Câmara Federal e Câmara Municipal de Rio Branco. Ao que mostra, a mulher acreana prefere votar nos candidatos homens.


Situando bem
Pela oposição, o deputado federal Werles Rocha (PSDB) conseguiu espaço na Câmara Federal e tem participado dos grandes debates nacionais. Tem só que deixar a mania de patrulhar os colegas, cada um vota de acordo com o seu grupo político.


Seguro pelo PT
Com todas as provas de suas falcatruas, o presidente da Câmara Federal, deputado federal Eduardo Cunha (PMDB) vai empurrando com a barriga a sua votação, depois que recebeu o aval escancarado do PT para permanecer no cargo


Esquema da saúde
Quem terá o esquema da secretaria de Saúde na sua candidatura a vereador de Rio Branco é o médico Jackson Ramos (PT), que foi muito bem votado na última eleição a deputado estadual.


Fora do cabide
O pai do jornalista Evandro Cordeiro, que será candidato a vereador de Rio Branco, foi pedir  ao sobrinho e ex-vereador Cabide, para votar no seu filho. Resposta: “dá não titio, o povo não deixa, me quer de volta na Câmara Municipal, vou ser carregado nos ombros”.


Deveriam ser vereadores
Vez por outra aparece deputado reclamando de ponte quebrada, ramal com buraco, ruas com matagal, como se fossem vereadores. Não entenderam que são deputados estaduais?.


Seria mais producente
As famílias que vivem a humilhação de estar com seis meses do aluguel social atrasados, ao invés de fecharem ruas, deveriam acampar na porta do gabinete do secretário de Habitação, Jamil Asfury, e só sair a partir do momento que o problema fosse solucionado.


Cena de constrange
Ver pessoas de idade avançada, num sol causticante, fechando uma rua por um direito básico de ter uma moradia é um quadro altamente deprimente e constrangedor para quem passa.


O filho não é deles
E até porque a dívida do aluguel social não é destas famílias, mas do poder público.


Assim é o jogo político
O PT fechou questão para os seus parlamentares manterem o veto da presidente Dilma ao reajuste do Judiciário e não havia como o deputado federal Léo Brito (PT) votar pela derrubada do veto, acompanhando a oposição. Se assim agisse seria expulso do PT, é este o jogo político.


Uma jibóia no parlamento
O saudoso deputado Jader Machado (MDB), além de ter sido um baluarte na defesa da democracia e contra a ARENA, partido da ditadura militar, era também um gozador nato. Certo dia entrou no plenário da Aleac com um envelope grande na mão. Após ouvir o líder da bancada do PDS, Edgard Fontes, fazer um discurso na defesa do governo, jogo o saco no colo do Fontes. De dentro saiu uma pequena jibóia, que se aninhou nas pernas do parlamentar, que aos gritos tentava escapar do ofídio. Foi preciso o Jader pegar a cobra e colocar de novo no envelope, ante a um Edgar Fontes enfurecido. A sessão acabou na hora numa grande confusão.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.