Menu

A saúde pública do Acre na UTI é tema de debate entre os deputados

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Uma polêmica surgiu nesta semana entre os deputados estaduais da base governista na ALEAC. Raimundinho da Saúde (PTN) afirmou que a saúde pública do Acre, assim como a do Brasil, estão na UTI. Ele foi contestado por Jenilson Leite (PC do B) na tribuna. Surgiram boatos que nos bastidores os dois parlamentares haviam, inclusive, se desentendido. Nesta quarta, 18, os dois aceitaram fazer um pinga-fogo à coluna sobre a visão que têm da saúde pública acreana. Raimundinho é sindicalista ligado a área de saúde e Jenilson médico que trabalha no sistema estadual.


Assista ao debate entre os deputados Jenilson Leite e Raimundinho da Saúde sobre a saúde pública do Estado

Publicidade

video
play-sharp-fill


Debandada ao PR
Existem previsões de que a ex-deputada federal Antônia Lúcia (PSC) possa se bandear para o PR do Acre. Segundo as minhas fontes isso estaria sendo articulado em Brasília. Se o fato se confirmar já existe uma lista de prefeitos que poderiam ir para o partido. Roney (PSB) de Plácido de Castro, Rivelino (PV) de Santa Rosa, Vareda (PC do B) de Capixaba e Allen (DEM) de Manoel Urbano.


Que time, heim!
Se as especulações se confirmarem e com esses nomes o PR entrará com várias candidaturas à reeleição em 2016. Resta saber se os prefeitos citados estão bem avaliados nos seus municípios. Caso contrário não é um bom negócio para um partido que pretende se renovar.


A versão do PR acreano
O atual presidente regional, o advogado Tárcito Batista, confirmou que existem essas articulações. Segundo ele, o ex-ministro Alfredo Nascimento teria feito o convite à Missionária. Tárcito destaca que o PR está em busca de um nome forte para se candidatar a deputado federal pelo Acre em 2018. Mas nada ainda está definido.


Reunião da oposição
Segundo uma fonte nos próximos dias deverá acontecer uma grande reunião em Rio Branco com todos os partidos de oposição. As principais lideranças deverão estar presentes para debaterem as eleições de municipais de 2016.


Reação violenta
As notas publicadas na coluna anterior sobre possíveis articulações do PC do B para reeditar a parceria com o PMDB de Mâncio Lima para disputar a prefeitura geraram “revolta” da pré-candidata Isete Queiros Pinheiro (PMDB). Através do bate-papo do Face, a ex-vereadora do PT e atual secretária municipal, fez insinuações e acusações contra mim por escrito(todas devidamente impressas, arquivadas e encaminhadas ao meu advogado).


A versão da Isete
Não vou reproduzir o texto na íntegra e as ofensas da ex-vereadora do PT e atual pré-candidata do PMDB porque envolve o nome de uma outra pessoa que nada tem a ver com o caso. Vou deixar para a Justiça, caso seja necessário. Mas Isete reafirma ser candidata em Mâncio Lima com o apoio de todas as lideranças da oposição. E num outro trecho escreve o seguinte: “Gostaria muito que você só publicasse alguma matéria relacionada ao meu nome com a minha autorização”, escreveu Isete.


Reação e resposta
Quando respondi à referida pré-candidata de que estava me ofendendo na minha honra e fazendo insinuações e acusações descabidas, ela me respondeu: “A calúnia é da sua parte, pois citou meu nome sem minha autorização. Nós aqui estamos Unidos pra uma única chapa da oposição,” alegou Isete no bate-papo do Face.


A minha versão
Talvez a ex-vereadora do PT e atual secretária municipal do PMDB de Mâncio Lima não tenha conhecimento da Lei de Imprensa. Qualquer pessoa pública e que recebe seus vencimentos do erário público pode sim ser citada em qualquer reportagem contanto que não seja ofendida na sua honra pessoal. Para que não haja dúvidas dos leitores de que tratei de uma situação política e não pessoal e ainda sobre uma possível ofensa da minha parte vou reproduzir o texto da coluna em que cito a referida pré-candidata e que gerou a sua revolta:


Nada demais
Portanto, se o PMDB apoiar Ériton seria uma chapa de reeleição. O nome do PMDB de Mâncio Lima é da ex-vereadora Isete que poderia se tornar vice. Quem vai procurar os caciques do PMDB para tentar costurar essa chapa será o deputado estadual Jenilson Leite (PC do B).

Publicidade

Liberdade de imprensa
Nos 14 anos em que atuo na imprensa do Acre como radialista, apresentador, entrevistador de TV e colunista de política tive apenas um processo num caso corrido em Cruzeiro do Sul em que denunciei um falso padre que abriu uma faculdade à distância e enganou cerca de 700 pessoas. Ainda assim as testemunhas de acusação depuseram ao meu favor. Trabalho com os dois lados da informação. Sempre fui democrático e tenho milhares de leitores, ouvintes e telespectadores como testemunhas. Inclusive, recentemente, o filho de Isete, o vereador Carison (PMDB), me encontrou no Igarapé Preto, em Cruzeiro do Sul e tivemos uma amigável conversação. Na ocasião publiquei o seguinte na coluna:


Só vale se tiver união
Segundo o que o filho da candidata Izete, vereador Carison, me falou a mãe só será candidata realmente se conseguir unir em torno dela as principais forças de oposição. Leia-se o ex-prefeito Dr. Luiz Hellosman (PSD) que está bem avaliado nas pesquisas.
Mais uma vez eu indago aos leitores qual a ofensa à referida pré-candidata? Ou se essa nota denota alguma má vontade com as suas aspirações políticas?


Liberdade de imprensa 2
Pensei muito em escrever ou não sobre esse episódio. Mas resolvi fazê-lo por conta da questão da liberdade de imprensa. Como alguém pode em pleno Século XXI, sendo uma pessoa pública com pretensões a um cargo executivo de um município proibir alguém de manifestar as suas ideias? Ou mesmo tentar impedir de se mostrar o outro lado da história quando coloquei as aspirações do PC do B em Mâncio Lima?


Reflexão
A Ditadura Militar acabou há mais de 30 anos, ainda que alguns setores torçam por sua volta. Nesse Regime de Chumbo comecei a minha carreira de jornalista. E ainda assim escrevia e questionava os fatos da vida pública brasileira. Agora, em plena democracia seremos tolhidos de exercer o nosso papel de informar a população?


Sem autoritarismo
Repúdio publicamente qualquer forma de autoritarismo ou de tentar intimidar o livre exercício da nossa profissão de jornalista. Vou continuar informando aos leitores sem medo e procurando sempre o equilíbrio de espaços entre as mais diferentes forças políticas do Acre.


A palavra do Cleidson
Conversei com o prefeito de Mâncio Lima, Cleidson Rocha (PMDB), que confirmou a pré-candidatura de Isete. Mas também admitiu que existe esse diálogo com o PC do B, representado pelo seu vice Ériton Maia (PC do B). Cleidson foi gentil e educado, e lamentou o episódio com a sua pré-candidata.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido