Menu

TCE mantém condenação de Laura Okamura, a Dama de Ferro de Binho Marques

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE) manteve em sessão realizada ontem (12) a condenação de Laura Keiko Sakai Okamura. Através de sua defesa, a ex-secretária de Ação Social do governo Binho Marques tinha pedido reconsideração de julgamento, mas a corte negou provimento ao pedido.


Considerada uma das mulheres mais fortes da gestão do ex-governador Binho Marques, Laura Okamura chegou a ser chamada de “Dama de Ferro” por sua postura firme à frente das decisões como secretária de ação social e presidente do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (IAPEN).

Publicidade

Foi no IAPEN que a gestora entrou em rota de colisão com os agentes penitenciários. Um dossiê preparado pela categoria começou a desmascarar a postura transparente de Laura Okamura que veio para o Acre enviada pelo PT nacional. As denúncias ocasionaram um processo por Improbidade Administrativa impetrada pelo Ministério Público Estadual.


Entre outras denúncias feitas por agentes penitenciários está a de que Arnaldo Okamura, filho de Laura Okamura, foi contratado consultor pela Secretaria de Estado de Segurança Pública, com dispensa de licitação, utilizando carros pagos pelo Estado, com segurança feita por policiais militares.


O Ministério Público pediu a condenação de Laura Okamura por improbidade administrativa. No dia 25 de abril de 2014, o Tribunal de Contas condenou a gestora. Os conselheiros decidiram responsabilizar as ex-secretárias Maria das Graças Alves Pereira e Laura Keiko Sakai Okamura por cinco ONGs que receberam um total de R$ 60 mil e não prestaram contas, por isso elas foram multadas em R$ 3.570. No julgamento ainda resultou na decisão de tomada de contas para averiguar os recursos encaminhados às instituições.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido