Menu

PEC de Jorge Viana não contribui em nada para a moralidade no país

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Leis que não contribuem para a moralidade política
Em qualquer ângulo que for feita a análise, o senador Jorge Viana (PT)  estará entre os políticos mais influentes e sérios ao longo da história acreana, sua contribuição como gestor, então, é visível e incontestável. Mas isso não o torna inquestionável. Esta sua PEC que permite que Estados e municípios recebam emendas parlamentares individuais mesmo inadimplentes em órgãos federais, não contribui para a moralização da política. É um péssimo incentivo a que governadores e prefeitos não se esforcem para manterem suas administrações adimplentes. Na política não cabem mais ações de passar a mão na cabeça de gestor público traquino. Muito prefeito e governador malandro vai se beneficiar desta brecha. Outra infelicidade do Jorge é o seu projeto para que Estados e municípios não sejam punidos pela Lei da Responsabilidade Fiscal quando a economia tiver mal, com PIB negativo de mais de 1,5%. Político que gosta de malandragem também vai adorar a brecha de suspensão branca da LRF.


Nem por isso precisou
O senador Jorge Viana (PT) foi um bom prefeito de Rio Branco e nem por isso precisou de qualquer tipo de artifício. Nada que explique me convencerá sobre seus dois projetos.


Deveria ter checado
O líder do PT, deputado Lourival Marques, tem que deixar de agir pela emoção, deveria ter checado antes de fazer a denúncia se o cidadão a quem acusa de comandar invasões, Eládio Frota Gonçalves era investigado pela PF. Não existe a investigação. Ficou mal para o petista.


Danos morais
O advogado Roberto Duarte deverá agora acionar o deputado Lourival Marques (PT) na justiça pedindo uma indenização por danos morais para o seu cliente Eládio Frota Gonçalves.


Única de expressão
A ex-deputada federal Antonia Lúcia (PSC) não aumenta sua força política fazendo coleção de partidos nanicos. Tem sob a sua órbita o PSC-PEN-PTC e PR. Nenhum deles com expressão. Aliás, a única com expressão política, porque já teve mandato, é a própria Antonia Lúcia.


Até lá é acusado
Recebo e-mail perguntando por que nunca cito o prefeito de Brasiléia, Everaldo Gomes (PMDB), como “culpado” no caso do sumiço de 400 mil reais dos cofres da Saúde. Porque até não sair uma condenação judicial tem que ser tratado apenas como acusado, assim é a Lei.


Uma boa oportunidade
Toda moeda tem verso e reverso, esta “CPI do DEPASA” pode servir também para que seja provada de vez que a contratação das obras se deu pelo meio jurídico legal. É natural que num programa de grande porte como o “Ruas do Povo”, possa ter tido erros pontuais de execução.


Assina a CPI
O deputado Nicolau Junior (PP), que não assinou e gorou a “CPI da 364”, já disse ao deputado Luiz Gonzaga (PSDB), que coletará as assinaturas, que ele assinará a “CPI do DEPASA”.


O buraco é mais embaixo
A esmagadora maioria dos prefeitos acreanos vai disputar a reeleição com o estigma de administrações fracas e que ficaram bem longe do que foi prometido. Ao eleitor não importa se há ou não a crise econômica, quer resultados. É bom alguns prefeitos descerem do salto.


Com raras exceções
Com raras exceções, esta safra de novos prefeitos que aí está não difere muito da mediocridade dos prefeitos que substituíram. E não comove ninguém a choradeira para justificar a inércia, a maioria não decolou pela comprovada incompetência.


André, o peregrino
O André Maia tem que resolver o que quer. Saiu do PT, foi para o PDT, está de saída para o PSD e conversa com a ex-deputada federal Antonia Lúcia (PSC). A política não costuma levar a sério o político que não tem uma definição do que quer e fica a navegar ao sabor da maré.


É bom não desdenhar
O prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales (PMDB), com a sua larga experiência sabe que, eleição não se ganha no grito e não se deve menosprezar adversários. É bom não desdenhar de uma possível candidatura do César Messias (PPS) a prefeito, é o nome mais forte da FPA.


Não é a mesma coisa
O Vagner Sales ser candidato é uma coisa, ter o ex-deputado federal Iderley Cordeiro (PMDB) como candidato a prefeito é outra coisa. Tem um exemplo na sua biqueira: jogou todo o seu peso para eleger o seu afilhado Jonathan Donadoni deputado estadual e não conseguiu.


Levando na brincadeira
Também é bom o prefeito Vagner Sales não ver com ironia a candidatura do Henrique Afonso (PSDB) a prefeito de Cruzeiro do Sul, na última eleição ele perdeu por pequena margem para o próprio Vagner, o que o deixa com uma importante memória eleitoral para a disputa.


Contas erradas
O PT de Brasiléia faz as contas erradas ao torcer para a condenação do prefeito Everaldo Gomes, o que tornaria sua candidatura à reeleição detonada. Seria melhor a vereadora Fernanda Hassem (PT) ter o Everaldo como adversário, do que outro nome da oposição.


É muito simples
Com o Everaldo Gomes (PMDB) na prefeitura poderia se explorar erros da sua administração durante a campanha, o que não acontecerá se um nome sem flancos a ser explorado for lançado. Na política tem que se avaliar sempre o custo e o benefício antes de uma decisão.


É algo natural
O crescimento da candidatura a prefeito de Senador Guiomard do Jorge Catalan (PP) é algo natural. Mesmo sendo novato na política, o apoio do prefeito James Gomes (PP), que não é mal avaliado, pode colaborar para sedimentar sua candidatura, por ter a máquina municipal.


Pula de galho
Na avaliação de quem conhece a política de Sena Madureira, o ex-deputado Gilberto Diniz (PTdoB) ficará ao lado do prefeito Mano Rufino (PSB) até ver se decola. Caso contrário vai com os vereadores do seu partido de malas e cuias para apoiar a candidata Toinha Vieira (PSDB).


Nunca inferior
Perguntei ontem a um amigo de Sena Madureira se existia uma possibilidade do ex-prefeito Nilson Areal apoiar o prefeito Mano Rufino. Resposta: “hoje são inimigos, mas uma oferta de 300 mil reais pagos na ficha pode mudar a história”. Minha avaliação: não duvido de nada.


Bem melhor
O que ouço sempre é que o ex-prefeito Padeiro (PSB) foi disparado um melhor gestor do que o atual prefeito Tonheiro (PT), só que ainda assim o PT apoiará a reeleição do Tonheiro e o Padeiro mais uma vez ficará seguro no pincel do Batista.


Nome definido
O candidato do PT a prefeito de Rodrigues Alves será o vereador Evanildo Almeida (PT). Terá que mostrar qualidades próprias, porque o apoio do seu padrinho, o prefeito Burica (PT), não lhe ajudará muito. Burica tem sido um prefeito bem fraquinho, limitado em todos os sentidos.


Comentário de um cacique
“O Márcio não sabe fazer uma campanha no coletivo, não escuta ninguém. Mas com todos os seus defeitos ainda é o melhor nome que a oposição tem para disputar a prefeitura da Capital”. Pincei ontem este comentário de uma das figuras mais importantes da oposição.


Fora da disputa
Por várias vezes o Márcio Bittar (PSDB) descartou a idéia da PMRB em 2016. Sua meta é o Senado em 2018. Mas também concordo que, com todas suas mazelas, ainda é o nome com mais votos na oposição para disputar a prefeitura da Capital. Só que optou ficar fora.


Chantagem explícita
Quando um governo cede a uma chantagem é porque acabou. É o caso do governo da presidente Dilma, que para o presidente da Câmara Federal, deputado federal Eduardo Cunha (PMDB), não abrir o processo de impeachment, o PT apóia descaradamente sua permanência.


Acima dos partidos
O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Ney Amorim (PT), conseguiu algo que não é muito comum naquela Casa, o de ter a sua administração bem avaliada até entre os deputados da oposição. O fato de conduzir as sessões acima da cor partidária sedimentou este perfil.


Filme velho e manjado
Cheguei numa roda em que estavam ontem dois dirigentes de partidos nanicos metendo o pau no PT e mostrando indignação com o pouco caso da cúpula petista. Entrou por um ouvido e saiu pelo outro. O gozado é que não ficam indignados com os cargos que têm no governo e PMRB.


Explicando a capitulação
O então presidente do PMDB, deputado federal João Correia, não quis entrar ma polêmica que acontecia dentro do partido sobre os motivos que levaram o velho militante João Borborema a se filiar no PL, levado pelas mãos do vereador Nuno Miranda (PL). Fez apenas um comentário numa reunião que discutia o assunto: “O Borborema não saiu do PMDB, foi cooptado do PMDB em troca de vantagens, o que é muito diferente”. E findou a discussão


 


 


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.